Por que você está ficando careca?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Você pode não saber ou sentir isso, mas você está perdendo cabelo o tempo todo. São cerca de 100 cabelos dos 100 mil ou mais mechas no couro cabeludo perdidos todos os dias. Cerca de 90% dos cabelos em sua cabeça estão crescendo em qualquer momento, em uma fase de crescimento que dura até seis anos. Os outros 10 por cento estão em uma fase de repouso que dura alguns meses, e no final dessa fase o cabelo acaba caindo. Um novo cabelo então cresce a partir do mesmo folículo para substituir o cabelo perdido, renovando o ciclo de crescimento. O cabelo cresce cerca de meio centímetro por mês, mas essa taxa de crescimento diminui à medida que as pessoas envelhecem.

Leia também

A calvície ocorre quando certos fatores interferem com esse processo natural de perda e substituição de cabelo, evitando que novos cabelos cresçam e substituam os cabelos que caíram.

Causas da perda de cabelo masculino

A perda de cabelo é um sinal bastante comum de envelhecimento entre os homens. Cerca de um quarto dos homens começam a ficar careca quando tem 30 anos, e cerca de dois terços são carecas ou estão bem caminhando para a calvície aos 60. A genética, deficiência nutricional, efeitos colaterais de drogas ou mesmo estresse causado por doença pode desempenhar um papel na perda de cabelo:

Genética na perda de cabelo masculina

Mais de 95 por cento da perda de cabelo nos homens é causada pela alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina. Os homens que sofrem calvície típica do padrão masculino têm uma linha de cabelo recuando e acham que seus cabelos se desbastam em torno da coroa, eventualmente culminando em um ponto calvo. Muitos homens finalmente acabam com um anel de cabelo ao redor dos lados e costas de suas cabeças.

A calvície padrão masculina é considerada uma condição genética, herdada da mãe ou do lado do pai da família. No entanto, a calvície masculina também requer a presença do hormônio masculino testosterona. A genética causa folículos capilares para se tornarem sensíveis à diidrotestosterona, um subproduto da testosterona. Os folículos começam a crescer e sua vida é mais curta, eventualmente caindo completamente ou deixando para trás a careca.

Por que homens ficam carecas

Os homens ficam carecas por uma série de razões mas a maioria delas está relacionada de uma forma ou outra a genética. (Foto: AskMen)

Efluvio telógeno nos homens carecas

O estágio de repouso do ciclo de crescimento do cabelo é conhecido como telógeno. Um efluvio telógeno ocorre quando um choque no sistema faz com que as raízes do cabelo sejam empurradas prematuramente para o estado de repouso. Até 70 por cento dos cabelos do couro cabeludo caem em grande número, geralmente cerca de dois meses após o evento inicial. Enquanto o cabelo caindo em grandes quantidades possa chatear qualquer um, o efluvio telógeno normalmente resolve-se dentro de alguns meses e o cabelo eventualmente cresce de volta. A perda de cabelo através do efluvio telógeno pode ser causada por:

Fatores ambientais para a calvície masculina

Estresse, clima, depressão, e diversos problemas de saúde podem influenciar na ativação de genes no homem que podem resultar na calvície. Por exemplo, uma dieta pobre pode acabar influenciando um homem com um gene dormente de calvície a começar a ficar careca. Um homem que vive em extremos, como em um ambiente de muito estresse, pode acabar ficando careca ao longo do tempo.

Alopecia areata como causa da calvície

Esta forma rara de perda de cabelo é pensada para ser um transtorno auto-imune em que os anticorpos atacam os folículos pilosos. Você pode estar em boa saúde em todos os outros aspectos, mas começar a encontrar manchas suaves e redondas de couro cabeludo exposto. Estes podem ser aproximadamente o tamanho de uma moeda ou maior. Em alguns casos, esses pontos progridem para a perda total de couro cabeludo e corporal. Alopecia areata é cíclica, o que significa que o cabelo pode crescer de volta ou cair novamente a qualquer momento.

Alopecia cicatricial

A causa desse desordem rara é desconhecida, mas a perda de cabelo envolvida na alopecia cicatricial resulta da inflamação em torno do folículo piloso. Uma pessoa afetada pode sentir coceira ou dor e causar cicatrizes ou perda permanente de cabelo na área afetada.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário