Alisamento de cabelo: Crespo vira liso!

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Pessoas com cabelo encaracolado, ondulado ou crespo fazem praticamente qualquer coisa para obter cabelos lisos. Isso não pode ser bom para a saúde do cabelo, certo? Alguns tratamentos não são ainda bons para sua saúde pessoal. Abaixo, listamos algumas das técnicas mais populares e as vantagens e desvantagens envolvidas com cada uma delas.

Produtos para os cabelos

Trata-se de um produto de cabelo clássico com base em materiais oleosos tais como óleo de vaselina, mineral e lanolina. Cremes de silicone funcionam da mesma maneira, mas que contêm materiais como dimeticona ou ciclometicona. Aplique o produto em todo o cabelo úmido e penteie de forma reta. O óleo ajudará a impedir que seu cabelo enrole. É incrivelmente eficaz em todos os tipos de cabelo, não-prejudicial e relativamente barato. A desvantagem é que seu cabelo vai parecer gorduroso, ficar mais sujo mais rápido e pode ficar pesado. O efeito vai durar até que você lave o produto. Outros produtos que não deixam os cabelos gordurosos precisam de bastante habilidade para uma boa estilização.

Leia também

Escovar e secar

Quando secar o cabelo, ele tende a enrolar-se. Isto é uma consequência direta do teor de água e as ligações químicas existentes nas proteínas da fibra de cabelo. Se você pode segurar seu cabelo reto com um pente e secar, ele vai manter essa posição. É um pouco como usar um ferro para alisar as rugas em roupas. Este método é simples, mas moderadamente eficaz e depende muito da habilidade da pessoa a fazê-lo. É muito mais fácil para um cabeleireiro fazer do que para você fazê-lo em seu próprio cabelo. É um pouco prejudicial, não irá funcionar no cabelo extremamente crespo, e fica frisado em clima úmido. Ele vai deixar os seus cabelos mais naturais do que com produtos para os cabelos. Só não espere uma conta de luz barata no final do mês e sempre busque hidratar seus cabelos para que eles não fiquem quebradiços.

Alisamento com chapinha

O alisamento com a chapinha é uma solução não duradoura, mas bem prática se você precisar de uma solução urgente. (Foto: www.skincarebeautyzone.com)

Chapinha/Piastra

Se você tem um cabelo muito crespo e nenhuma das técnicas acima funciona, esta é sua chance. Depois de lavar o cabelo, você o penteia e usa uma chapinha para obtê-lo seco e reto. Ele usa o mesmo princípio do calor para manter o seu cabelo liso, mas é mais intenso e eficaz em quase todos os tipos de cabelo. Esse tipo de técnica vai funcionar com quase qualquer tipo de cabelo. Se você sabe o que você está fazendo, isso pode ser feito de forma relativamente rápida. Infelizmente, é mais prejudicial para o seu cabelo do que um secador de cabelo e fica frisado quando a umidade é alta.

Alisamento brasileiro

Seu cabeleireiro aplica uma fórmula de proteína de queratina e usa uma chapinha para deixar o seu cabelo liso. Teoricamente, a proteína se cristaliza em seu cabelo e o mantém em um estado liso. Este procedimento funciona. Se você lavar o cabelo algumas vezes a proteína sairá com rapidez e seu cabelo vai voltar ao seu estado natural, encaracolado. Há também a questão de uma quantidade significativa de formaldeído (formol) a ser incluído na fórmula. Funciona, mas as chances de você ter um problema de saúde e até câncer podem aumentar exponencialmente.

Alisamento japonês

Esta é uma maneira mais permanente para remover os cachos de seu cabelo e mais cara. Para o sistema de alisamento japonês, o cabeleireiro aplica uma fórmula especial em todo o cabelo. Em seguida, eles usam uma chapinha e solução de neutralização para obter o cabelo liso. Com os devidos cuidados, o efeito deve durar 6 meses. O alto preço deste procedimento mantém a maioria das pessoas longe da repetição de procedimentos. Apesar de não ter sido capaz de ver a fórmula exata a descrição de como ele é aplicado parece muito com um relaxante. Este procedimento  é caro e extremamente prejudicial para o seu cabelo.

Cabelos encaracolados

Talvez, a melhor solução seja assumir os cabelos desgrenhados. Porém, além do volume, tem que se tomar cuidado par anão ficar quebradiço, como os cabelos do rapaz na foto. (Foto: www.mens-lifstyle.com)

Relaxamento

Se você quiser cabelos lisos não há um método mais eficaz do que relaxar o seu cabelo. Neste procedimento um produto químico corrosivo é aplicado a seu cabelo e ocorre uma reação química. O cabelo é então fisicamente endireitado e uma fórmula de neutralização é usado para reformar as ligações químicas na nova forma reta. Cuidado, porque os produtos químicos em estas fórmulas podem ser perigosos. Não há nenhuma dúvida que esse método irá permanentemente tirar os cachos de seu cabelo. Também será mais eficaz e mais barato do que o método japonês ou brasileiro. No entanto, ele também será o tratamento mais prejudicial para o seu cabelo. Seu cabelo vai quebrar mais facilmente e vai se sentir seca. Eventualmente, o seu cabelo crespo vai crescer de volta, tornando necessário um novo relaxamento.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Um comentário para: “Alisamento de cabelo: Crespo vira liso!”

Deixe um comentário