Estou ficando careca muito rápido! E agora o que fazer?
Não é uma questão de se um homem vai perder seu cabelo. A pergunta certa a se fazer é em quanto tempo isso vai acontecer e o quão careca você vai ser.
Normalmente, um homem perde entre 50 e 100 cabelos todos os dias de sua vida. Isso são dezenas de milhares de cabelos a cada ano. Isto é, se você tiver sorte. Se você sofre de calvície , o ritmo de perda de cabelos pode ser muito mais acelerado. O pior é que seus couro cabeludo não será capaz de repor os cabelos perdidos, e os pontos calvos começaram a aparecer. Em um dado momento, pronto: você se vê careca.
Leia também
Quando o processo acontece muito rápido, há muito pouco que pode ser feito. Mas esse muito pouco pode te salvar de embaraços e principalmente, de um impacto à sua auto estima que pode maçante.
Estou ficando careca: o que faço?
Primeiro, se você sofre de calvície. comece a agir imediatamente. Não viva em negação. Você está perdendo seu cabelo, afinal, e negar não vai fazer seu cabelo voltar a crescer. Uma cabeleireira ou cabeleireiro podem confirmar se você está mesmo perdendo cabelos.
Confirmada a perda de cabelos, você deve conversar com um dermatologista sobre possíveis medicamentos que pode tomar para reduzir ou interromper a perda de cabelos. Em hipótese alguma você deve começar a tomar medicamentos por conta própria. Além dos efeitos colaterais, os medicamentos podem causar reações alérgicas graves, além de serem capazes de acelerar o processo de calvície, em alguns casos. Vá ao dermatologista sempre antes de fazer o uso de qualquer medicamento.
Estou ficando careca: o que eu faço? Corte o cabelo mais curto.
Em segundo lugar, se você estiver com mais de 30 anos, é hora de começar com um estilo de cabelo curto. Parece contra-intuitivo, já que você está ficando careca, mas o cabelo mais curto fica melhor em um homem mais velho. Com o corte mais curto, também, é mais fácil encontrar um estilo de corte capaz de se adaptar ao seu padrão de calvície, de forma a disfarçar a perda de cabelos enquanto você faz o tratamento ou enquanto você assume seu padrão de perda de cabelos.
Estou ficando careca. Qual o melhor corte de cabelo?
Sabemos o quanto você gosta do seu barbeiro. Mas se você está ficando careca, é hora de procurar um especialista, um bom cabeleireiro ou cabeleireira que sabe realmente o que está fazendo. Esqueça aquele corte barato que você estava acostumado a fazer, porque agora, é um profissional que vai encontrar o melhor corte de cabelos pra você.
Eu poderia sugerir vários cortes de cabelo para quem está ficando careca aqui, desde um estilo militar, até raspar completamente a cabeça. Mas a sinceridade maior é que você deve mesmo confiar no especialista. Ele vai levar em consideração seu rosto, sua barba, seus ângulos faciais, e muitos outros elementos essenciais na formação do corte perfeito.
Estou ficando careca na frente: raspar o cabelo pode ser uma opção
Se você está ficando careca na frente, raspar sua cabeça pode deixar um visual bem legal. Homens com cabeças raspadas Tem uma aparência mais imponente, masculina. Assumindo sua careca de uma vez, pesquisas mostraram que a imagem associada aos homens de cabeça raspada sempre foi a de masculinidade, maior potencial de liderança, imponência. Pense bem nessa possibilidade.
Comece a perder uns quilinhos e a melhorar sua saúde
Se você está perdendo seu cabelo, não fique parecendo com um monte disforme de gordura com um ovo no topo. Malhe e forme um corpo decente. Um homem calvo ou o homem que está a perdendo os cabelos e que tenha os ombros largos parece mais poderoso e atraente para as mulheres. Definitivamente, você não deve ser um cara gordo e careca, não apenas por questões de estilo.
A gordura é um sinal de um estilo de vida não saudável. Esse estilo de vida tem reflexos diretos nos seus cabelos. Quem tem um estilo de vida mais saudável pode reverter uma perda maior de cabelos, enquanto quem mantém um estilo de vida sedentário tende a só piorar a situação, além de ficar só com uma aparência mais feia.
Sendo magro e careca, e colocando algum esforço em malhar braços, pernas, ombros, e peitorais, as mulheres não vão ficar olhando para seus cabelos. Elas sequer vão lembrar que seu cabelo está ali, na verdade, porque estarão mais preocupadas em olhar para outras partes do seu corpo.
Estou ficando careca: qual médico devo procurar?
Você deve procurar um dermatologista.
A perda dos cabelos é inevitável
Para quem tem a calvície na genética, ela é inevitável. Plástica é uma opção, se você tiver os recursos para isso. Mas há soluções até chegar nesse ponto: medicamentos, um corpo saudável, se vestir bem, e o corte de cabelo certo para seu rosto, formam uma combinação perfeita para te dar um visual mais confiante com sua calvície.
Quanto a gordura corporal, é melhor mantê-la sob controle. Ela você pode controlar melhor do que sua careca, e vai influenciar muito mais sua aparência do que uma careca.
Cuide de sua pele também. Se você tem menos cabelo em sua testa, você vai chamar mais a atenção para as linhas finas e rugas em seu rosto, além de cravos e espinhas que você não manter limpos. Cuide-se bem e acredite, não vai ter calvície que vai te deixar com uma aparência ruim.
Você está perdendo os cabelos? Como está lidando com a calvície? Quais cuidados toma com sua aparência enquanto tenta reduzir o ritmo da calvície?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como aumentar e dar mais volume ao cabelo?
10 opções de penteados para cabelos longos masculinos
Ideias de cabelos para calvos: penteados e cortes
Como deixar o cabelo crescer sem parecer desleixado!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.