Como montar e abrir uma barbearia?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

A gestão de uma barbearia exige dedicação, tempo e energia, além de habilidades excelentes para pessoas e um bom senso de negócios. Principalmente com a volta das barbas para a moda e o aumento da procura por cuidados estéticos por parte dos homens, esse é um negócio que promete muito, desde que seja muito bem planejado.

Montar uma barbearia dá dinheiro?

A concorrência é grande no ramo das barbearias, e o atendimento varia muito de uma para outra. Se você acredita que pode fazer um trabalho melhor do que as barbearias existentes, e acha que pode gerenciar uma barbearia e atrair mais clientes, talvez seja hora de colocar sua teoria à prova. Gerenciar uma barbearia requer dedicação, tempo e energia, além de habilidades excelentes com pessoas e um bom senso de negócios. O dinheiro será consequência de um bom planejamento, que devem incluir os fatores discutidos abaixo.

Leia também

Como montar uma barbearia: determinando os serviços

Determine quais serviços você oferecerá com base em serviços prestados em barbearias que você já visitou ou na competição local. Se você já está na indústria, uma das suas maiores fontes de feedback é a sua clientela atual. Pergunte-lhes quais as mudanças ou os serviços que gostariam de ver implementados. Determine se você vai abrir uma loja compartilhada ou oferecer serviços adicionais, como pedicure, manicure, depilação, entre outros. Algumas barbearias oferecem também cervejas aos seus clientes e outras formas de entretenimento enquanto estão recebendo os cuidados. Pense também em outros serviços agregados, como tatuagens ou até uma loja antiquário, se o mercado na sua cidade permitir. Para começar sua barbearia, você vai precisar de:

Plano de negócios

Localização

Equipamento

Pias

Cadeiras

Seguro

Suprimentos para cuidados com barba e cabelos

Alvará de funcionamento

Barbeiros

Site na Internet

Barbearia

Abrir uma barbearia exige muita pesquisa para garantir que o negócio dê certo e tenha muito sucesso no futuro. (Foto: Airows)

O faturamento da barbearia vai depender também da sua legalidade

Entre em contato com a vigilância sanitária de sua cidade para aprender os requisitos e taxas para não ter problemas depois. Depois, entre em contato com um contador para saber os procedimentos legais que serão necessários para tornar sua barbearia legal para iniciar os trabalhos com sucesso e sem possíveis problemas com a prefeitura ou seu estado.

O que vender numa barbearia dependerá de seu plano de negócios

Desenvolva um plano de negócios que detalha custos operacionais, custos iniciais, custos de publicidade, requisitos de pessoal, clientela antecipada e como você pretende competir. Crie uma lista de preços competitivos para determinar o tipo de lucros que você pode esperar e quanto você pode gastar em seu aluguel. Geralmente, o aluguel não deve exceder 10% da receita bruta projetada. Não se esqueça de definir também os produtos que você quer vender, tais como produtos de beleza masculinos e outros itens.

Escolhendo a localização certa para sua barbearia

Destaque locais potenciais para sua empresa. Ir para um local onde já há barbearias e cabeleireiros instalados pode reduzir significativamente sua carga de trabalho na procura por clientela, mas pode aumentar também a concorrência. Procure também por uma localização em um shopping center ou perto de outras empresas que sua clientela frequenta. Entre em contato com um corretor de imóveis para procurar os imóveis vagos. Certifique-se de pesquisar completamente com seu corretor e garanta que ele entenderá as necessidades de sua empresa.

Contrate um advogado para revisar os detalhes do contrato de arrendamento, como a responsabilidade do proprietário com reparos, potencial de expansão, cláusulas de rescisão antecipada do arrendamento e o que acontece se um negócio adjacente se mudar. Contrate um contador para conhecer os requisitos fiscais para contratar os empregados e pagar os impostos.

Prepare sua loja

Compre um seguro para seu negócio. Equipe suas instalações com equipamentos, suprimentos e produtos de limpeza adequados. Leia todos os regulamentos de segurança pública, licenciamento e saneamento. Em seguida, faça uma inspeção minuciosa do espaço. Contrate encanadores bem preparados e qualificados. Se contratar empreiteiros, assegure-se de ter uma cobertura de seguro de responsabilidade civil. Desenvolva uma política de código de vestimenta para seus funcionários e incentive-os a evitarem fofocas e contribuírem para um ambiente cooperativo.

Começando o negócio

Oferte descontos para sua clientela existente quando fizerem referências de clientes. Organize uma grande inauguração. Envie comunicados de imprensa. Obtenha sua loja listada em diretórios locais. Comece um site para sua loja, e tudo isso vai contribuir para um bom começo para seu empreendimento.

Compita criando uma atmosfera amigável e convidativa. Ofereça café de cortesia. Se sua clientela é principalmente masculina, instale uma televisão de alta definição e ajuste-a para os canais que seus clientes mais gostam.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários abaixo e iremos responder o quanto antes!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário