O que é um barbeiro? Tudo sobre a profissão!

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Por que você deveria considerar uma carreira em barbearia? Esta área vem crescendo nos últimos anos e cada vez mais pessoas vem buscando trabalhar na área. O barbeiro já é uma profissão centenária, que pode acompanhar várias gerações de uma família. O que faz este profissional? Como ele trabalha? Vamos entender melhor essa profissão.

Barbeiro: uma profissão criativa

Você está procurando um emprego que permita trabalhar com as mãos, criando algo único? Bem, a barbearia pode apenas preencher essa necessidade. A barbearia pode permitir que você faça obras de arte em uma tela única: cabelos! Barbeadores elétricos, tesouras, lâminas de barbear e muito mais! Não há como dizer o que você criará. Além disso, você pode moldar e moldar uma nova obra de arte em cada cliente, o que significa que você pode fazer o que ama o dia todo.

Leia também

O barbeiro profissional pode ter uma rotina bem flexível

Diferentemente da maioria dos trabalhos comuns de 9 às 5, a barbearia pode oferecer uma certa flexibilidade na sua programação diária, bem como nos dias de folga e férias. Se você decidir seguir uma carreira freelancer, abrir sua própria loja ou alugar um estande, provavelmente terá a oportunidade de definir seu próprio horário. Isso pode fazer da barbearia a carreira perfeita para pais solteiros, homens de família ou homens que gostam do tempo livre.

Profissão de barbeiro

O barbeiro é um profissional responsável por cuidar dos pelos faciais e cabelos dos homens. (Foto: Avenue Five Institute)

Como ser um barbeiro profissional?

Você prosperou em um ambiente educacional tradicional? Não? Então barbearia pode ser o ajuste perfeito. A educação para barbeiros profissionais não se baseia em ficar sentados em salas de aula chatas e ser lecionados por instrutores que falam sem parar pelo que parece ser uma eternidade. Aprender a teoria e a ciência por trás dos barbeiros é um processo que envolve a prática e a teoria da melhor maneira possível.

A teoria da aprendizagem não é a única parte divertida de se tornar um barbeiro, a experiência prática também é divertida. Você pode aprimorar suas habilidades em um manequim primeiro e, eventualmente, chegar a um salão de estudantes, onde poderá praticar em clientes reais. De que outra forma você deve aprender a prosperar em uma barbearia?

Futuro da carreira de barbeiro

As perspectivas de emprego para barbeiros, cabeleireiros e cosmetologistas estão crescendo a uma taxa mais rápida do que a média entre outras profissões promissoras. As oportunidades podem ser abundantes para um barbeiro completo, trabalhador e apaixonado.

Nos últimos anos, a aparência e o estilo dos homens foram cada vez mais refinados e popularizados. Quanto mais os caras pularem nesse movimento da moda, mais os barbeiros crescerão em demanda, à medida que os profissionais podem trabalhar para a estética no próximo nível.

Barbearia pode ser gratificante

Quando você corta ou estiliza os cabelos ou os pelos faciais de alguém, você os altera literalmente. Sua aparência externa é manipulada, e isso é um grande negócio. Com tanto poder, surgem grandes responsabilidades, e muitas pessoas prosperam sabendo que podem fazer a diferença na autoconfiança de alguém.

Você também pode fazer amigos ao longo da vida que se sintam mais familiares. Você provavelmente verá seus clientes algumas vezes por mês, ou a cada poucos meses, e cada vez que eles passarão um bom pedaço de tempo em sua cadeira. Um trabalho fazendo o que você ama com as pessoas que você gosta? Barbearia pode ser o seu emprego dos sonhos.

Uma carreira como barbeiro está soando cada vez melhor? Tudo começa com a sua educação. Escolha um bom curso de barbearia e comece com o pé direito!

O que acham da profissão de barbeiro? Vocês investiriam nesta profissão?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário