Como cuidar de barba crespa?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

As barbas crespas têm a mesma quantidade de cabelos que uma barba lisa, mas parecem muito mais cheias com seu volume natural. O cabelo crespo cresce em todas as direções diferentes e se dobra sobre si mesmo. Cada folículo individual é enrolado como uma mola. Os abençoados com os cachos grossos sabem que com uma grande barba vem uma grande responsabilidade.

Embora seja mais fácil cultivar um emaranhado de cabelos, você também precisa ter um conjunto diferente de métodos de limpeza. Há certas coisas que você não quer fazer na sua barba ou comprometerá os cachos e a aparência. Mas quando você pegar o jeito, sua barba estará fluindo por dias.

Leia também

Aqui estão algumas das melhores maneiras de gerenciar uma barba crespa.

Aparos consistentes para a barba muito crespa

Uma barba crespa pode crescer selvagem e descontrolada rapidamente. Não é o tipo bom de selvagem, mas quebrado, crespo e o tipo incontrolável. Você terá que lidar com algo que as senhoras reclamam há anos – pontas duplas. Uma extremidade rachada é o cabelo danificado na ponta devido à secura ou maus-tratos. Ambas as coisas podem ser facilmente remediadas ou interrompidas completamente.

Você vai querer aparar as pontas da barba de duas a três semanas. Siga estes passos simples.

Pegue uma tesoura afiada ou um aparador de barba que esteja limpo e que tenha sido oleado. Coloque um pouco do óleo da barba no aparador.

Em seguida, procure por cabelos perdidos que crescem rapidamente. Provavelmente, haverá problemas na linha. Livrar-se deles.

Continue cortando e aparando de acordo. Use uma tesoura sobre aparadores, quando possível, pois você deseja uma fatia limpa que não atinja a ponta da barba.

Tenha cuidado com suas sessões de corte semanais. Você não deseja transformar um corte de rotina em um desastre que termina com a barba.

Cuidando da barba crespa

Cuide da barba crespa para ela ficar bem hidratada e sem irritações. (Foto: pinterest.ch)

Barba enrolada: como cuidar mantendo o tamanho correto?

Os pelos faciais encaracolados ficam mais próximos da sua pele, porque quando ela cresce, ela volta para dentro. Você tem que estar vigilante na manutenção quando crescer sua barba. Isso significa que todas as bactérias que você sente falta ao lavar também fica mais perto da sua pele. Depois de decidir sobre um comprimento mais curto, você pode mantê-lo regularmente, reduzindo o mesmo comprimento uma vez por semana.

Você não precisa se preocupar muito com pontas duplas ou pelos encravados. Uma barba encaracolada mais curta também não seca tão rápido. Nem todo mundo quer a barba enorme, mas você ainda tem a opção de continuar crescendo com uma barba grossa e mais curta.

Desenvolva um sistema de lavagem da barba crespa

Para se livrar das aflições encaracoladas, é preciso lavar a barba pelo menos algumas vezes por semana. O óleo de barba deve sempre ser usado diariamente, pois suaviza a barba e hidrata o cabelo. As barbas com shampoo e óleo também são muito mais fáceis de manter quando você chega ao estágio de escovação.

Nos dias em que você lava a barba, faça o seguinte:

Use o shampoo para barba quando a barba mais precisar. Isso pode acontecer logo de manhã, quando você tem uma cabeça de barba ou logo antes de dormir após um longo dia enfrentando os elementos.

Use o pente para barba para desembaraçar os nós antes que eles fiquem fora de controle e antes de tomar banho.

Não puxe a barba quando secá-la. Em vez disso, dê um tapinha delicado com uma toalha e não deixe secar ao ar.

Eventualmente, você entrará no seu ritmo e saberá quais os dias melhores para o seu novo regime de lavagem.

Escovação regular da barba crespa

Você precisa escovar a barba todos os dias. Tudo o que você realmente precisa é de uma escova de cerdas de javali. Isso eliminará o frizz indisciplinado e manterá a aparência natural. Não use pentes de plástico comuns ou escovas de cabelo, pois isso definitivamente danificará sua barba.

Escove a barba pelo menos uma vez por dia. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, desde que não exagere. Pincele para baixo e deixe as cerdas deslizarem sem puxar. Você pode ver alguns cabelos desalinhados, mas tudo bem. Eles são fracos e não foram feitos para ficar na sua barba de qualquer maneira. Uma escova antes de dormir pode ser uma ótima alternativa para um banho.

Pente alisador natural

Às vezes, você quer endireitar sua barba durante o dia. Pode adicionar comprimento e você ainda pode manter o volume. Você deseja evitar o uso de produtos de aquecimento ou de estilo não natural, pois isso prejudicará a integridade da sua barba.

Antes de começar, você precisará de duas coisas: seu pente de barba de qualidade e cera ou pomada.

Depois de lavar a barba, e ela está levemente úmida (não molhada), você pode delicadamente passar o pente pela barba. Semelhante a como você escova, mas dessa vez você está penteando.

Agora continue penteando até que tudo esteja endireitado o máximo que puder, sem quebrar os cabelos. Antes de sua barba secar completamente e enrolar, aplique pomada ou cera. Agora você terá uma barba endireitada que mantém sua espessura.

Nenhuma barba ficará indomada. Deixe-se destacar o estilo selvagem. E se tiver alguma dica, deixe nos comentários e sua contribuição ajudará muito outros barbudos crespos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário