Coceira na barba, como resolver?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Barbas acrescentam sofisticação e classe masculinas, não apenas ao seu rosto, mas também à sua aparência inteira. Você decidiu finalmente deixar crescer a barba, mas logo aprende que as barbas também têm uma grande desvantagem. Eles podem coçar muito mais do que você imagina.

A coceira na barba é um problema extremamente comum que a maioria dos caras enfrenta ao crescer uma barba. Mesmo apenas duas semanas de crescimento podem ser suficientes para causar uma irritante coceira.

Se você tem barba, quase certamente sentiu coceira na barba. Para muitos rapazes, uma barba com coceira é insuportável ao ponto que agarrar o aparelho de barbear mais próximo e raspar a barba inteira parece ser a única solução.

Leia também

A boa notícia é que a coceira na barba não é permanente. Se a sua barba com coceira estiver te deixando completamente maluco, saiba que existem remédios para isso.

Como você para e previne a coceira na barba?

O que causa coceira de barba? Para parar e tratar a coceira da barba, primeiro você precisa entender as causas. Existem duas razões principais para a coceira da barba e elas dependem da fase de crescimento, ou seja, uma barba que acabou de começar a crescer e uma barba totalmente crescida.

Novas barbas são especialmente propensas a coceira. Se você tem feito a barba toda a sua vida, sua pele está acostumada a ser livre de pelos. O barbear regular deixa uma borda afiada para cada cabelo cortado. Quanto mais você se barbeia, mais afiada é a borda. Enquanto você está se barbeando regularmente, tudo bem, os problemas começam quando você pára de se barbear e começa a ficar com a barba. Enquanto o pelo cresce, as bordas afiadas do cabelo raspam contra as bordas do folículo. Essa é uma receita para a coceira total. Essa coceira ocorre durante a fase inicial

A segunda razão para a coceira ocorre depois que a barba cresce. Os pelos da barba rija e mal condicionada roçam a pele seca e endurecida, provocando uma coceira persistente. Células mortas da pele e pele seca são um golpe que leva a uma barba que é áspera, grossa e irritante e na verdade piora com o tempo.

Vou explicar exatamente como manter sua barba saudável, hidratada e macia, que vai parar a coceira e fará com que sua barba fique ótima.

Minha barba coça muito: o que fazer?

Se você está apenas começando a crescer a sua barba ou já está totalmente desenvolvido, a coceira pode ser um problema. Felizmente, combater a coceira é realmente muito fácil. Aqui estão os seis passos para manter sua barba macia, saudável e livre de coceira. Essas técnicas funcionam com barbas de qualquer tipo, idade e comprimento.

Primeiro passo: lave e mantenha sua barba limpa

O primeiro passo para uma barba livre sem coceira é mantê-la limpa. Todos os dias perdemos muitas células mortas, a barba prende-as e impede-as de desaparecer. Células mortas presas na pele vão deixar a pele coçando e irritada.  Além disso, ao longo do dia, sua barba ficará presa na sujeira, restos de suas refeições e outros tipos de detritos. É por isso que você deve lavar a barba e mantê-la limpa. Mas você precisa fazer isso corretamente.

O cabelo da barba é androgênico. O que significa que é afetado pelos níveis de testosterona. O cabelo androgênico não pode ser efetivamente limpo da mesma forma que o cabelo da cabeça. Evite limpar a barba com shampoos de cabelo tradicionais ou sabonetes corporais. Eles vão retirar os óleos naturais de seus pelos faciais, secar a pele e deixá-la coçando.

Existem duas maneiras de lavar a barba: eu recomendo usar um xampu de barba. Os bons são 100% naturais e não contêm produtos químicos. Você também pode obter bons resultados simplesmente limpando a barba com água. Escove sua barba completamente para se livrar das células mortas da pele e outros detritos. Em seguida, lave a barba com água morna.

Barba coçando

Se sua barba estiver coçando, soluções simples podem acabar com o incômodo e melhorar sua condição de pele. (Foto: Salon Success Academy)

Segundo passo: condicione dua barba

Um condicionador de barba desempenha uma função semelhante ao condicionador de cabelo. A diferença é que um condicionador de barba usa ingredientes projetados para pelos faciais que é diferente do seu cabelo, sua pele do rosto também é muito mais sensível do que o couro cabeludo.

Condicionadores de barba vêm em diferentes formas, as formas mais populares são bálsamos/manteigas e condicionadores de banho.

Condicionadores leave-in: que estão na forma de bálsamos ou manteigas

Condicionadores de banho: muito semelhantes aos condicionadores de cabelo.

Ao escolher um condicionador, os ingredientes importam mais do que uma marca. Existem muitos óleos essenciais / transportadores e sei que isso pode ser confuso. Para facilitar isso, recomendo escolher um condicionador com Argan ou Jojoba como ingredientes primários. Argan é um extrato da árvore de Argan que suaviza e engrossa o pelo facial. Jojoba é uma cera líquida que é semelhante aos óleos naturais da sua pele. Ambos os ingredientes ajudarão a reduzir os emaranhados e a quebra, engrossando e fortalecendo os pelos do rosto.

Um bom condicionador irá suavizar a barba, reduzir a coceira, desembaraçar o cabelo facial e hidratar e nutrir a barba. Dependendo do condicionador que você escolheu: no chuveiro ou bálsamo. Se for um bálsamo, será uma boa ideia aplicá-lo antes de sair para o seu dia a dia.

Terceiro passo: hidratar a barba

Enquanto os condicionadores ajudam a nutrir a barba, o óleo da barba hidrata a pele sob a barba, o que é igualmente importante. A pele debaixo da barba é suscetível a caspa, secura, irritação e muito mais e deve ser mantida hidratada. Se a pele ficar muito seca, seu corpo produzirá óleo extra, o que pode levar a erupções e coceira.

É onde o óleo de barba entra em ação, o óleo de barba é especialmente projetado para nutrir, hidratar e ajudar a manter uma barba de aspecto saudável. Você deve sempre lembrar que a barba cresce a partir da pele, então você quer que sua pele seja saudável. É muito fácil esquecer a pele por baixo quando se está com barba.

Aplicar óleo de barba manterá sua barba hidratada, macia e sem coceira. Você não precisa colocar muito óleo, na verdade, algumas gotas são suficientes. A quantidade perfeita não deixará sua barba oleosa e oleosa – então você pode precisar fazer alguma tentativa e erro aqui.

Passo quatro: apare sua barba

O corte regular ajuda a manter sua barba bonita e sem coceira. Quando você crescer sua barba, evite aparar por 8 a 12 semanas. Isso dará à sua barba tempo suficiente para desenvolver a espessura e preencher todas as áreas irregulares. Tesouras de barba são ótimas para trabalhos detalhados. Muitos homens acham que seu bigode cresce um pouco mais rápido do que o pelo em suas bochechas. Aparar o bigode com tesouras é uma maneira fácil de criar uma aparência uniforme em todo o rosto.

Barbeadores de alta qualidade com configurações ajustáveis ​​permitem que você mantenha sua barba em um comprimento definido. Um corte curto e uniforme é muitas vezes uma ótima aparência para um ambiente profissional. Ao aparar a barba com a tesoura, comece com um número de clipe maior e diminua com base na preferência pessoal.

Quinto passo: penteie e escove sua barba

Escovas e pentes são seus amigos.  Eles não apenas ajudam a manter sua barba ótima, a treinam para crescer em uma única direção, mas também promovem a saúde da barba, reduzem a coceira e o risco. Além disso, escovar sua barba geralmente é fantástico! É como uma massagem.

Você quer uma escova com uma alça de madeira sólida e confortável. Você também quer que seja feito com 100% de cabelo de javali. A estrutura única das cerdas de javali transporta sebo da pele até o final do eixo do cabelo. O sebo é uma substância oleosa natural criada pelo folículo. Ao espalhar o sebo por todo o fio de cabelo, as cerdas de javali consertam os cabelos secos e acrescentam brilho.

Apenas cerdas de javali tem esses benefícios. As cerdas de plástico ou de vinil tem micro fissuras que podem danificar a barba, causando pruridos. Embora a escova de cabelo de um javali muitas vezes seja mais cara que uma de plástico ou de vinil, a maioria dos caras acha que o custo extra inicial vale a pena a longo prazo. Além disso, uma escova de alta qualidade geralmente dura a vida toda.

Escove sua barba antes e depois de cada lavagem. Escovar antes de lavar solta qualquer sujeira, sujeira e outros detritos. Lavar a barba será muito mais eficaz depois disso.

Eu recomendo escovar a barba depois de aplicar óleo de barba, isso ajudará a espalhar o óleo uniformemente por toda a barba. Escove sua barba rapidamente na direção que você quer que sua barba cresça.

Por que a barba coça? Pode ser sua alimentação!

Se nada acima funcionar, o problema pode ser mais profundo. A saúde da barba começa de dentro. Com um corpo saudável, você terá uma barba saudável. Os bons hábitos gerais ajudarão a sua barba a obter um visual encorpado e luxuoso.

Primeiro, você quer uma dieta rica em beta-caroteno, vitamina D e biotina. Seu corpo converte beta-caroteno em vitamina A, que promove o sebo saudável. A vitamina D estimula o crescimento de novos cabelos, criando novos folículos capilares. Finalmente, a biotina ajuda seu corpo a produzir queratina, que é uma proteína encontrada no cabelo e nas unhas. Você pode encontrar esses nutrientes em uma variedade de frutas e legumes. Se você não é grande em vegetais, existem muitos suplementos e vitaminas no mercado que também funcionam bem.

A vida saudável ajuda a criar uma barba saudável. Evite o excesso de estresse, descanse bastante, beba muita água e evite fumar. Não apenas fumar é terrível para sua saúde, mas o cigarro fedorento e odores podem ficar presos no pelo da sua barba muito depois de o cigarro ser apagado.

Acima de tudo, se a coceira continuar, procure um dermatologista. Esse médico profissional ira ajudar no tratamento e na solução do seu problema com a pele.

Como vocês evitam a coceira no rosto? O que fazem para cuidar da pele e da barba?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário