Barba para rosto fino: qual a melhor?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Na comunidade de barba, sempre houve uma forte correnteza para deixar sua barba “selvagem e livre”, não aparada e como a natureza pretendia. Se esse é o seu congestionamento e você tem poderes de barba geneticamente abençoados, por todos os meios, vá em frente. Mas quando se trata de olhar o seu melhor, as barbas não são de tamanho único. Da mesma forma que certos penteados complementam algumas formas de rosto e não outros, estilos de barba podem ser lisonjeiros ou pouco lisonjeadores, dependendo da forma do seu rosto.

Em um rosto fino, muitas barbas podem funcionar. Porém, mesmo o rosto mais magro ou fino tem uma estrutura maior da qual faz parte, e entender essa estrutura é que vai definir o melhor tipo de barba para usar.

Leia também

Estilo de barba para rosto fino oblongo/retangular

Você tem um rosto comprido, com maxilares largos que estão acima da boca e um queixo profundo e quadrado.

Uma barba que faz seu rosto parecer mais cheio, como uma barba de barbicha ou costeletas. Você também pode tentar um estilo bigode que quebra seu rosto verticalmente, como o bigode chevron (a la Tom Selleck) ou um bigode de ferradura. Você também pode combinar os dois – uma barba de círculo e um bigode de ferradura, por exemplo, para adicionar volume à parte inferior do rosto.

Barba para rosto oval

Sorte a você – oval é a forma do rosto ideal, um bom meio termo entre todas as formas do rosto. Suas maçãs do rosto são ligeiramente mais largas do que seus maxilares, e seu queixo é arredondado.

Você pode se safar com qualquer estilo de pelos faciais. Para aproveitar ao máximo suas proporções pares, opte por uma barba curta com linhas limpas para definição.

Barba para rosto redondo

Você tem um queixo largo, maçãs do rosto largas e um queixo curto.

Crie a ilusão de um queixo mais angular, balançando uma barba que enfatiza o queixo. Tente qualquer estilo que seja mais curto nas bochechas e mais longo no queixo, como a barba ou o cavanhaque Van Dyke. Evite barbas grossas e compridas, pois isso só fará com que seu rosto pareça mais redondo.

Estilo de barba

Façam as barbas de acordo com seu rosto para se adaptar da melhor maneira possível. (Foto: Beard Style)

Barba para rosto quadrado

Você tem uma mandíbula forte e quadrada que é a característica definidora de muitos modelos e atores de Hollywood.

Você quer uma barba que destaque, em vez de exagerar, sua linha de mandíbula forte. Em vez de usar uma barba com ângulos retos, arredonde a área do queixo com uma barba mais estreita e mais macia, como a barba do círculo, que acentua a mandíbula enquanto alonga o queixo. Você também pode experimentar uma barba Balbo (uma barba sem costeletas e um bigode aparado flutuante).

Barba para rosto diamante

Suas maçãs do rosto são a parte mais larga do seu rosto, e você tem uma testa estreita e queixo que são aproximadamente simétricos.

Mantenha o pelo no queixo para reduzir a proeminência das maçãs do rosto, um pouco mais nas bochechas e nos lados do rosto. Experimente estilos de barba como a barba cheia, o Balbo, ou a cinta de queixo e a combinação de bigode. Você também pode tentar um cavanhaque.

Barba para rosto triangular

Você tem um queixo proeminente e sua mandíbula mede mais do que suas bochechas.

Desvie a atenção do queixo colocando o cabelo mais alto no rosto. Evite palos nas bochechas para que você não enfatize sua mandíbula larga e mantenha o cabelo curto no queixo. Experimente o barbagode, um bigode cheio com uma barba que se assemelha a uma barbicha pesada.

Barba para rosto de coração

O oposto do triângulo, uma forma de rosto de coração apresenta uma testa maior do que as maçãs do rosto e queixo, juntamente com um queixo pontudo.

Para criar a impressão de um queixo quadrado cheio, escolha uma barba comprida e grossa, costeletas de carneiro, uma cortina de queixo ou um cavanhaque estendido.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário