Quando você começa a levantar pesos ou fazer um trabalho manual mais pesado, provavelmente notará alguns efeitos colaterais físicos logo de cara: crescimento muscular, uma mudança no metabolismo e – se você estiver trabalhando duro – calos espalhados pelas palmas da sua mão.

Isso significa que a pele de suas mãos está ficando mais forte junto com seus músculos, como pode comprovar qualquer pessoa que já tenha passado por um trabalho mais pesado. Os calos duros e condicionados podem não ser tão atraentes para alguns quanto as palmas das mãos macias e sedosas, mas para outros eles servem como um testemunho óbvio das horas que você passou trabalhando duro na sala de musculação. O seu aperto de mão agora é ainda mais forte com os músculos robustos, juntamente com a sua força de aperto recém-afiada.

Mas os calos também têm algumas desvantagens práticas. Se você as considera cicatrizes de batalha dignas de se gabar ou apenas um efeito colateral desagradável de sua nova rotina de levantamento de peso, os calos podem prejudicar seu estilo, sem mencionar atrapalhar seus treinos. Mas como tratar calos nas mãos?

Evite o uso de luvas para tirar os calos das mãos

As luvas podem salvar suas mãos, mas qualquer equipamento destinado a evitar calos também irá sabotar seu treino. As luvas impedem a técnica adequada, especialmente com os kettlebells. Seus levantamentos podem ser mais fortes sem eles.

As luvas também podem facilitar a aderência da barra em alguns casos, o que retira um elemento importante do seu elevador. Em outros cenários, como quando você executa movimentos explosivos como um produto de limpeza, pode não conseguir segurar com firmeza a barra, dificultando o controle do peso. De qualquer maneira, levantadores veteranos sempre podem identificar um novato (ou alguém que não sabe exatamente o que está fazendo) se estiver usando luvas. Braceletes ou correias para os pulsos são aceitáveis ​​e, como cintos de peso, às vezes são essenciais para elevações pesadas onde a força de preensão não é suficiente – mas você não deve fazer das luvas parte do seu dia-a-dia.

Mas você pode reduzir o atrito de outra maneira: colocando talco nas mãos antes de iniciar o exercício. Só não seja aquele cara que usa muito e deixa para trás nuvens de poeira branca no chão da academia.

No caso do trabalho, não há como fugir, pois você pode ser obrigado a usar luvas como EPI. Tenha certeza, no entanto, de usar a luva correta para o trabalho, evitando assim problemas de aderência que podem gerar machucados.

Calos nas mãos

Cuide dos calos nas suas mãos para evitar que elas fiquem muito ásperas. (Foto: The Art of Manliness)

Pode raspar os calos?

Pode ser tentador. Seus calos podem até sair facilmente, mas resista à tentação de raspá-los ou lixá-los, pois você só piorará o problema.

Puxar, esticar e cutucar os calos basicamente diz ao seu corpo para torná-lo mais espessos e resistentes, sem mencionar que você pode fazer com que eles sangrem. Neste caso, você deve tratá-los imediatamente. Tentar passar por cortes e rasgos só prejudicará mais sua força de preensão – você nunca será capaz de ter a mesma força e técnica se as feridas abertas em suas mãos estiverem sangrando. Enfaixe as mãos corretamente e não exagere na força.

Quando aparecerem bolhas junto com os calos, trate corretamente e evite que elas piorem ainda mais.

Use as ferramentas certas no tratamento para calos

Felizmente, reduzir calos é muito mais fácil do que os trabalhos necessários para criá-los.

Comece mergulhando as áreas ásperas em água morna por 15 a 30 minutos. Adicione sais de Epsom para obter melhores resultados.

Uma vez macia, raspe a pele morta usando uma pedra-pomes ou uma lixa (um ralador suave projetado para a pele), trabalhando suavemente para evitar que se afunde demais ou se corte.

Depois que os calos se desgastarem, aplique uma loção rica para mantê-lo hidratado. Se você deseja melhores resultados, use um que contenha os esfoliantes químicos ureia ou lactato de amônio. Aplique loções logo após o banho – até duas vezes por dia – para reduzir significativamente a rugosidade.

Apenas saiba que os resultados não serão instantâneos, assim como seus ganhos de levantamento de peso ou o aprendizado das técnicas corretas no trabalho. Depois de começar a hidratar, você deve notar uma diferença após cerca de duas semanas.

Como vocês tratam os calos? Quais produtos ou técnicas funcionam melhor para vocês?

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