8 dicas para fazer a barba sem irritar a pele do pescoço!

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Técnicas de corte molhado apropriados, produtos de qualidade e cuidados pós-barba da pele podem ajudá-lo a ter o melhor visual possível, além de ajuda ajudar a evitar irritações causadas pelas lâminas, espinhas e pelos encravados. Um barbear bom, deve ser seguido de peto pela lavagem facial e produtos hidratantes, pois caminham lado a lado para alcançar uma ótima saúde da pele. E, pode transformar uma tarefa em um ritual matinal agradável. Mas como manter tudo isso em dia? E a barba irritada, como tratar? É o que você vai aprender agora.

Verifique se sua barba está completamente molhada

Leia também

Uma das chaves para um barbear mais rente sem irritação ou queimaduras de barbear é se certificar que sua barba está completamente molhada. Pelos faciais vão absorver a umidade de até 30% do seu volume. Cabelo inchado com água torna-se bastante fraco e, portanto, mais fácil de cortar. Tomar banho antes ou durante o barbear é a maneira ideal para garantir que sua barba está devidamente umedecida. Se um chuveiro não é possível, lave o rosto e, em seguida, aplique uma toalha quente úmida no rosto por alguns minutos. Esta é a técnica que barbeiros profissionais bons usam. Nunca raspe a barba a frio ou aplique produtos de barbear em um rosto seco: esta é uma das principais causas de queimadura de navalha e barba inflamada.

Use um creme de barbear de qualidade

Use um creme de barbear que tem uma elevada concentração de óleos lubrificantes, como silicones e hidratantes. Os melhores cremes de barbear criam uma espuma rica e cremosa e não algo que se assemelha à espuma de um sabonete. A espuma deve se manter na barba como saiu do recipiente, e não “desmanchar”. Essa qualidade do creme influencia também na duração da sua lâmina de barbear Enquanto a principal função do creme de barbear é a de lubrificar seu rosto para que a navalha ou lâmina deslize suavemente e sem esforço em toda a superfície, ele também serve para bloquear a umidade para as raízes dos pelos, mantendo-os macios e retos, preparados para o corte. O cenário ideal é deixar o creme de barbear no rosto por, pelo menos, um minuto antes de começar a cortar, de modo que a barba esteja tão macia e molhada quanto possível.

Cuidados na hora de escolher a lâmina de barbear

Invista em uma lâmina de qualidade para evitar uma barba irritada e um barbear sempre limpo e de qualidade. (Foto: www.wisegeek.org)

Um pincel de barbear é uma das melhores ferramentas

Uma das melhores ferramentas que você pode usar para atingir o barbear ideal é um pincel de barbear. Um pincel de barbear faz muitas coisas. Primeiro, ele ajuda a elevar o cabelo para que um corte mais perto seja possível. Em segundo lugar, ajuda a criar uma espuma rica e cremosa com o creme de barbear que fica perto da pele. E, finalmente, ele ajuda a remover as células mortas da pele (esfoliação), que reduz a chance de manchas, bolhas e também ajuda a pele a sentir suave e saudável. Procure sempre um pincel de barba com cerdas que têm o equilíbrio certo entre a suavidade (para criar uma rica espuma cremosa que fica perto da pele) e resistência para levantar a barba (fazendo um corte mais rente à pele mais fácil). Aplique o creme de barbear com a escova em um movimento circular que termina em um curso ascendente para ajudar a levantar a barba para cima e longe do rosto.

Use uma lâmina de qualidade e troque as lâminas com periodicidade

Utilize sempre uma lâmina afiada de boa qualidade. Certifique-se a lâmina é afiada. Você não está apenas cortando os cabelos, você também está raspando até duas camadas de pele superfície quando você faz a barba. Uma lâmina cega é mais traumática para a pele, deixando o seu rosto com a sensação de arranhado olhar manchado. Uma navalha cega é um dos fatores que contribuem para queimaduras de navalha e erupções cutâneas provocadas pelo barbear. Estas erupções, por sua vez, provocam a barba irritada quando cresce. Dependendo da dureza de sua barba, mude a lâmina com uma frequência entre três a dez vezes de barbear, se você raspar todos os dias. Duas semanas é muito tempo para ficar sem trocar as lâminas. Independentemente do número de raspadas da barba, se a lâmina torna-se cega, abandone-a. Quanto à marca da lâmina, não economize demais, pois lâminas muito baratas são ruins e duram pouco tempo. Enxague a lâmina em água quente antes de começar a fazer a barba e depois de alguns cortes. Isso remove o creme de barbear acumulado, pelos, e pele. O uso de água quente aqui é para ajudar a lubrificar, não tem nada a ver com “matar bactérias.”

Use a lâmina corretamente

Idealmente, barbeie-se na direção do crescimento da barba. Comece com os lados e, em seguida, a área de bigode e do queixo. Os pelos do queixo são os mais difíceis, e esse tempo permite-lhes mais tempo para amaciar sob o creme de barbear.

Barbear contra a direção do crescimento do cabelo dá um barbear mais rente, mas tem duas desvantagens: mais fácil cortar a pele e, você corre um alto risco de cortar um cabelo abaixo do nível da pele, causando um pelo encravado, quando o pelo cresce para o tecido circundante em vez de sair do poro, resultando em inflamação e possível infecção. É a maior causa de barba irritada no pescoço.

Para evitar esses problemas de barbear, mais uma vez, faça a barba na direção em que seus pelos crescem. Pelos faciais de cada pessoa tem seu próprio padrão de crescimento. Se você não tiver certeza da direção de sua barba, deixe crescer por um dia ou dois e você vai ver. Você também precisa deixar a navalha fazer o trabalho, não pressionando muito, ou ela vai causar borbulhas e espinhas (pelos encravados) e queimaduras de navalha. 90% dos problemas de barba irritada tem solução apenas por usar a lâmina corretamente.

Lave a lâmina cuidadosamente antes de guardar. A temperatura da água não vai ter qualquer impacto sobre as bactérias, você está enxaguando a lâmina para se livrar de pelos, creme de barbear, óleos e peles, e não matando as bactérias Você precisa ferver a navalha para isso ou lavar em álcool, o que não é necessário. Após a lavagem, agite a navalha, mas não limpe a lâmina com uma toalha ou tecido, pois isso só ajuda a acabar com a lâmina da navalha.

Se você quiser um barbear ainda mais rente

Se você deseja alcançar um barbear ainda mais rente (como muitos barbeiros fazem), aplique um pouco de mais espuma do seu pincel (adicione mais creme se necessário) para as áreas onde você deseja fazer a barba novamente. Mantenha tudo úmido. Esta é uma das vantagens adicionais da utilização de uma escova de barbear. Para a maioria dos homens, re-barbear certas áreas Seguindo o sentido dos pelos faz o trabalho todo. Barbeiros profissionais, por sinal, geralmente primeiro fazem a barba no sentido dos pelos, e, em seguida, raspam novamente para os lados mas eles são profissionais treinados. Porém, cuidado com o barbear excessivo, que vai causar irritação e queimaduras na pele.

Limpe e acalme a pele após o barbear

Depois de barbear, quando a pele é mais vulnerável, lave o rosto com água morna. Junto com a água morna, esteja sua barba normal ou uma barba irritada, o remédio ideal é usar uma alta concentração de óleo de árvore do chá, que é um anti-séptico natural é ideal, para ajudar a limpar e proteger contra manchas e erupções de barbear e o extrato de hamamélis, para ajudar a “fechar” a pele, além de ter propriedade adstringentes, calmantes e de cura. Enxague com água fria para fechar os poros e seque com uma toalha limpa apenas batendo com ela no rosto, sem esfregar.

Termine com uma loção pós barba

Barba irritada, como evitar? Loção pós barba é a resposta mais simples e fácil. Raspar pode remover até duas camadas de pele. Não há nenhuma outra atividade regular que faz isso, e é por isso que é tão importante usar um hidratante de boa qualidade após o barbear. Uma loção pós barba para seu tipo de pele é a forma ideal para substituir a umidade perdida e suavizar a pele. Converse com um dermatologista para encontrar o melhor tipo de composição para sua pele, obtendo os melhores resultados possíveis.

Você agora já sabe que com barba irritada, o que fazer dependerá apenas de cuidados básicos com a pele. Mas se você tiver dúvidas e ainda continuar com a barba irritada, deixe suas perguntas nos comentários e ajudaremos no que for possível!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

2 comentários para: “8 dicas para fazer a barba sem irritar a pele do pescoço!”

  • Valter

    Tenho irritação na barba.Quando a barba fica meio crescida vai surgindo algumas bolinhas em forma de espinhas, mais não é espinha, e quando faço a barba fica bastante irritado, e tbm tenho a pele muito oleosa.

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Valter, pode ser foliculite. Nosso artigo pode te ajudar ao barbearhttps://www.belezamasculina.com.br/fazer-barba/

      Responder

Deixe um comentário