Cabelos oleosos – Tratamento caseiro
O cabelo oleoso é geralmente o resultado de um couro cabeludo oleoso. O próprio cabelo não produz óleo, mas as glândulas sebáceas na parte inferior de cada eixo do cabelo produzem um óleo chamado sebo. Pessoas com o maior número de fios de cabelo em suas cabeças, geralmente loiros e aqueles com cabelo muito fino, tem o maior número de glândulas produtoras de óleo e são mais propensos a com o cabelo oleoso. Este problema pode ser remediado geralmente naturalmente.
Deixe os cabelos ondulados
Cabelos lisos acumulam e mostram óleo mais facilmente do que o cabelo encaracolado. Em alguns casos, simplesmente enrolar o cabelo pode evitar a acumulação excessiva de óleo por fazer o óleo se espalhar mais dificilmente pelos cabelos. É uma opção de tratamento caseiro para cabelos oleosos deixar os cabelos encaracolados.
Leia também
Limite a frequência de escovar e pentear os cabelos
Escovar ou pentear o cabelo espalha o óleo do couro cabeludo sobre seus fios de cabelo. Escove ou penteie o seu cabelo a menor quantidade de vezes possível. Quando o fizer, escove levemente e evite tocar seu couro cabeludo com o pente ou escova. Para cabelos oleosos, escove menos os cabelos.
Reduza o tempo dos produtos nos cabelos
Condicionar adiciona óleo nos cabelos e, por isso, é melhor evitar. Outros produtos de estilização deixam os cabelos oleosos, tais como spray de cabelo, gel e mousse. Evite-os para conseguir tratar efetivamente os cabelos oleosos.
Use um adstringente para o couro cabeludo oleoso
Um adstringente aplicado diretamente ao couro cabeludo após a lavagem pode diminuir significativamente a oleosidade que se espalha sobre o cabelo. Para uma escolha natural, aplique hamamélis em seu couro cabeludo para reduzir a oleosidade.
Receitas de lavagens naturais para o cabelo oleoso
Certas lavagens naturais ajudam a resolver o cabelo oleoso quando usadas após a lavagem normal. São misturas caseiras para cabelos oleosos ácidas e que ajudam a quebrar a gordura presente nos fios.
- Mistura de vinagre para cabelos oleosos
Misture 1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 litro de água. Use nos cabelos, massageando por alguns minutos e deixando nos fios por cinco minutos. Lave em água morna, em seguida. Repita duas ou três vezes por semana, dependendo do nível de oleosidade dos seus cabelos.
- Suco de Limão para cabelos oleosos
O limão é ótimo para diferentes tipos de problemas no couro cabeludo e cabelo, incluindo cabelos oleosos. Limão contém muitas vitaminas e minerais essenciais que promovem o cabelo saudável. A propriedade ácida do limão ajuda a equilibrar o nível de secreção de óleo do couro cabeludo e controla o pH. Misture o suco de dois limões em dois copos de água destilada. Você também pode adicionar três colheres de chá de mel (opcional). Aplique esta mistura em seu couro cabeludo e cabelos, massageando-o por alguns minutos. Deixe em cinco minutos, e em seguida, lave com água morna. Repita três vezes por semana para melhores resultados.
- Chá Preto para cabelos oleosos
O chá preto tem um adstringente conhecido como ácido tânico que ajuda a evitar o acúmulo de excesso de óleo no couro cabeludo, apertando os poros. Adicione 1-2 colheres de sopa de folhas de chá preto a um copo de água e ferva por 10 minutos. Tire as folhas de chá e deixe a solução resfriar até à temperatura ambiente. Despeje esta mistura morna em seu couro cabeludo e cabelo. Deixe por cinco minutos, lave com água morna e, em seguida, lave o cabelo com um xampu suave. Repita duas ou três vezes por semana para se livrar dos cabelos oleosos.
- Aloe Vera para cabelos oleosos
As vitaminas, minerais e enzimas presentes no aloe vera são muito úteis para se livrar de cabelos oleosos. Aloe vera ajuda a desintoxicar o couro cabeludo de impurezas e controlar a secreção de óleo. Ao mesmo tempo, o aloe vera nutre as raízes dos seus cabelos. Além disso, a natureza gentil e suave do aloe vera vai manter o cabelo saudável por mais tempo. Misture uma colher de chá de gel de aloe vera e uma colher de sopa de suco de limão em um copo de qualquer shampoo suave. Lave o cabelo e permita que o shampoo permaneça por alguns minutos antes de enxaguar. Use isso como um shampoo caseiro sempre que você lavar seus cabelos para controlar a oleosidade. Você pode armazenar este shampoo caseiro por até uma semana na geladeira.
Oleosidade nos cabelos e estresse
Existem hormônios que regulam a produção de sebo. Quando você está sob estresse e tensão, alguns destes hormônios ficam desregulados, o que pode levar a um aumento na produção de óleo. Gerenciar o estresse é uma forma natural de tratar os cabelos oleosos, reduzindo a produção de óleo pelo seu corpo. Tente exercícios, meditação, técnicas de respiração profunda, acupuntura, massagem, ioga ou outras atividades que ajudam a aliviar o estresse.
Evite umidade e calor
O calor e a umidade aceleram a produção de óleo. Por isso, evite essas condições tanto quanto possível. Por exemplo, você pode evitar se exercitar ao ar livre em clima quente e úmido.
Você tem mais dicas de tratamentos caseiros para os cabelos oleosos? O que você sugere para este tratamento? Compartilhe nos comentários suas sugestões!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Receitas caseiras de hidratação para cabelos secos
Usar condicionador todo dia? Qual a forma certa de usar?
Como fazer o cabelo crescer liso! Masculino!
10 opções de penteados para cabelos longos masculinos
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.