O que passar na tatuagem para cicatrizar?

Em Pele por André M. Coelho

Finalmente, aquele design que você tinha na sua cabeça há meses tornou-se uma realidade e sua pele está com uma nova tatuagem. Mas o que vem depois? Como você cuida disso e garante que a tatuagem se cura bem e acaba ficando exatamente como você sonhou? Aqui está tudo o que você precisa saber para a cicatrização perfeita da tatuagem.

Siga o conselho do seu tatuador

O conselho de pós-tratamento variará de estúdio para estúdio e, às vezes, mesmo os artistas do mesmo estúdio terão idéias diferentes sobre o que é mais eficiente na cura. Ouça as instruções que seu artista lhe dá, e a maioria terá um folheto com os conselhos impressos para você seguir.

Leia também

Tome cuidado com a tatuagem com uma lavagem suave

A maioria dos conselhos irá dizer-lhe para deixar a cobertura na tatuagem durante as primeiras 2 a 5 horas. Após esse prazo, você deve removê-la cuidadosamente e lavar suavemente a tatuagem com água morna e sabão líquido suave para impedir qualquer infecção.

O que passar na tatuagem para cicatrizar?

Em seguida, você deve aplicar uma camada fina de um creme hidratante sem perfume, e seu artista de tatuagem irá dizer o que eles recomendam. Você pode então cobrir com filme plástico, ou deixá-lo aberto ao ar, dependendo do conselho de seus artistas. Geralmente os estúdios irão recomendá-lo para repetir o processo de limpeza 3 a 5 vezes por dia. Isso ajuda na cicatrização pois limpa a pele morta e ajuda a estimular o processo de cicatrização.

Cuidados com a tatuagem

Bons cuidados da tatuagem vão garantir os melhores resultados e aparência final para sua arte na pele. (Foto: Pinterest)

Mantenha a tatuagem limpa e seca

Mantenha a tatuagem limpa e seca, e evite deixá-la na água por pelo menos um mês. Isso significa que chuveiros são seus amigos, mas as banheiras e piscinas não. Se a sua roupa é susceptível de esfregar sobre a tatuagem, mantenha ela coberta com gaze ou plástico filme e esparadrapo.

Evite a luz solar direta sobre a tatuagem

Evite expor a tatuagem sob a luz solar direta a menos que seja necessário. As tatuagens curadas, especialmente as coloridas, podem desaparecer no sol, então quando estiver completamente curada, certifique-se de que está coberta por um filtro solar de alta qualidade, se você estiver pegando alguns raios de sol.

Seja paciente com o tempo de cura da tatuagem

Os tempos de cura dependem de quão bem você cura e do tamanho da tatuagem. Isso pode variar em qualquer lugar em torno de uma semana para projetos de linhas simples e pequenas, até vários meses para projetos complexos e maiores. Continue acompanhando suas instruções de pós-tratamento durante o tempo que o artista lhe disse, e certifique-se de que a tatuagem seja mantida bem hidratada e limpa por alguns meses depois, evitando produtos abrasivos para a pele.

Não coce a tatuagem

À medida que a tatuagem cura, pode criar casca ou descamar ligeiramente. Evite coçar, pois isso pode remover a tinta nessa área e levar a quebras ou desaparecendo completo da tatuagem. Se ela coçar, de um “tapinha” ligeiramente sobre a tatuagem. Isso só deve durar as primeiras semanas ou mais. Se ela permanecer coçando ou está vermelha em torno do desenho,continua sangrando por um dia ou mais depois de ter feito isso, ou está continuamente quente ao toque, volte para o seu artista ou procure um conselho médico. As tatuagens infectadas são muito raras, mas podem acontecer, e sempre vale a pena verificar se você está preocupado com isso.

Volte para o estúdio de tatuagem para retoques, se necessário

Se você perder tinta, seu estúdio deve retocar de graça pois tatuagens e serviços ruins levam a uma má reputação, por isso é de seu interesse garantir que você esteja feliz com o produto final. Após cerca de 6 semanas, volte se precisar de retoques em qualquer área da tatuagem.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário