Tatuagem de concha: significados e modelos!
Quer tatuar uma concha no seu corpo? Antes de fazer isso, é interessante conhecer o significado dessa tatuagem. Afinal, como uma tatuagem é praticamente permanente (a não ser que você faça uma remoção a laser), não vai querer acabar com uma tatuagem que tenha um significado que não combina com você.
Significado tradicional de tatuagens de concha
Como as conchas servem como cobertura protetora para criaturas marinhas humanas, a tatuagem de conchas passou a significar a qualidade de proteção do amor. Conchas também podem servir como um símbolo para a proteção da vida. A mitologia romana sugere outro significado para a tatuagem de conchas. Acreditava-se que a deusa do amor, Vênus, tivesse sido criada a partir da espuma do mar que foi trazida para a praia em cima de uma concha de vieira. Dizem que Lakshmi, a deusa hindu, foi formada a partir das pérolas e grãos dentro de uma concha. Alguns indivíduos também obtêm tatuagens de conchas para mostrar sua afinidade com o mar ou para lembrá-los de um tempo agradável passado pelo mar.
Leia também
Significado de tatuagem de concha tribal
Em desenhos de tatuagem polinésia ou tribal, as conchas são muito comuns em muitos projetos; Símbolos de conchas geralmente têm muitas variações e estilizações. Conchas são uma das principais fontes de obras de arte. Conchas do mar muitas vezes simbolizam escudo, proteção e intimidade. Conchas bivalves simbolizam casais e casamento. Em comparação com outros símbolos polinésios, as conchas do mar não são comumente vistas em muitos desenhos de tatuagem.
Tatuagem de concha no budismo
A concha sagrada – símbolo da proclamação destemida dos ensinamentos do Buda – é também um símbolo do chamado para despertar os outros.
Um dos Oito Símbolos Auspiciosos usado no ritual e cerimônia budista, a concha também pode ser vista como representando o dharma de Buda irradiando a partir de um chifre em todas as direções. Representa o “discurso correto” e às vezes é inscrito ou esculpido na garganta das estátuas de Buda, representando sua voz ressonante e o som sagrado do OM. A concha também aparece nas solas dos pés da estátua, nas palmas das mãos, na testa e no peito.
A concha é um molusco marinho tropical comestível (gênero Stromus) com uma concha espiralada de cores vivas com um grande lábio externo. Uma tatuagem de concha serviria bem uma pessoa que pretende defender uma declaração destemida de “verdade”.
Nas imagens budistas, a concha é geralmente representada em uma posição vertical. A concha que espirala para a direita é rara e, portanto, é favorecida como um artefato sagrado no ritual e na cerimônia. Uma fita de seda é muitas vezes enfiada no ponto inferior e é segurada na mão esquerda, a mão da “sabedoria”. A direção do ar no sentido horário saindo da concha representa a “mão direita” ou “verdadeira declaração” do Dharma. Na arte que representa Buda, a espiral de cabelos no topo da cabeça gira para a direita.
Antes da era budista no Tibete, a religião indígena era uma forma de xamanismo na qual a concha era usada para invocar espíritos de proteção para vigiar o gado e as colheitas. Hoje, é usado nos mosteiros budistas tibetanos para reunir as assembleias religiosas. Nas cerimônias budistas é usado para levar água benta e, quando colocado na posição horizontal, também é usado para perfume e óleos sagrados. No Tibete, a concha é usada até como instrumento musical. Um bocal era formado por serrar a ponta da concha, e diz-se que o toque da concha, junto com o prato e o tambor, faz os fantasmas entrarem em pânico e o Buda feliz.
Na Índia, a concha branca representa as divindades, a realeza e a casta brâmane, enquanto as conchas vermelhas, amarelas e cinzentas simbolizam as outras três castas. Os textos sagrados contam que Vishnu entregou sua concha branca a Buda em reconhecimento à soberania da nova lei – o Dharma do Buda. Buda foi acreditado por ter sido um dos avatares do deus Vishnu.
O trompete de batalha de concha é um sobrevivente do antigo chifre de batalha, emblemático de poder, autoridade e soberania. Sua explosão baniu qualquer espírito maligno, espantou criaturas venenosas e acreditava-se que tinha o poder de evitar desastres naturais. No mito hindu, sua poderosa explosão foi pensada para aterrorizar o inimigo. É referido como a “poderosa concha branca”, carregada por heróis em batalha, seu nome inscrito nela.
Mais universalmente, a concha, com sua forma espiralada, simboliza o movimento celestial do sol, da lua, das estrelas e dos planetas através dos céus. Os chineses vêem isso como um símbolo de boa sorte nas viagens, além de implicar uma fama que, como a explosão de uma concha gigante, se espalha por toda parte.
Diferentes espécies de conchas são encontradas em águas indianas, do Pacífico e do Caribe, e muitas vezes desempenham um papel importante se a cultura local, não sendo a menor delas como fonte de alimento. Em algumas partes da Polinésia, a concha foi usada como trompete para soar um alarme, uma chamada às armas ou como um instrumento musical.
Qual o significado da tatuagem de concha para você? O que te faz querer tatuar uma concha?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Tatuagens para fazer no pulso
Tatuagem de lua, qual o significado?
Dicas de tatuagens para panturrilha!
Tatuagem de tubarão: significado e modelos!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.