Lavar o cabelo todo dia faz mal?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Um dia de cabelo limpo parece incrível, sem dúvida alguma. À medida que apreciamos nosso cabelo macio e imperdível com um cheiro para encantar qualquer pessoa, ficamos viciados em sua frescura. Mas se você gosta de ter esse cabelo lindo, sedoso e cheiroso, é bom não forçar muito a barra, orque se você fizer isso e começar a usar xampus com muita frequência, você criará o efeito oposto: cabelos piores. Quer saber a melhor abordagem? Vamos explorar com que frequência você deve realmente lavar o cabelo.

Quantas vezes devo lavar meu cabelo?

Não existe uma regra de tamanho único para a frequência de lavagem. Mas, em média, um homem deve lavar o cabelo de duas a três vezes por semana.

Leia também

Esta rotina é padrão para manter o cabelo limpo com um equilíbrio de umidade saudável. Como a missão do shampoo é voltada para a remoção completa de sujeira, ele pode sobrecarregar seu poder e esgotar os óleos naturais do seu cabelo, ao mesmo tempo em que elimina a sujeira e outras coisas indesejadas. Tudo isso desinfetante deixa o cabelo mais seco e mais quebradiço.

Você recuperará a umidade ao longo do dia, pois o couro cabeludo produz óleo, mas sem intervalos suficientes entre as lavagens, a textura do seu cabelo fica seca e frágil.

Lavar cabelo todo dia faz mal?

A única vez que você deve lavar o cabelo com mais freqüência, digamos quatro vezes por semana, é se você exercitar ou suar frequentemente. Supondo que seu cabelo fica realmente oleoso, você pode adicionar outro dia de lavagem de cabelo à semana.

Lavagem de cabelos

Saiba a frequência para lavar os cabelos masculinos e manter uma aparência digna e impactante. (Foto: Garrison’s Barbershop)

Efeitos do cabelo excessivamente seco

Se você ainda quer insistir nas lavagens diárias dos cabelos, temos algumas más notícias. O cabelo excessivamente seco pode trazer sérios problemas para a saúde dos seus fios.

Má qualidade dos cabelos

O cabelo seco é criptonita para o seu visual. Depois de semanas de lavagem excessiva, seu cabelo começa a sofrer (e te odeia) à medida que fica mais flácido e sem vida, morrendo um pouco por dentro de cada dia, literal e figurativamente. Você vai precisar de um tratamento pesado para recuperar seus cabelos depois disso, sem contar que será um tratamento caro.

Quebradiços

Sem umidade, os fios de cabelo são mais frágeis. Com um cabelo seco, os fios ficam irregulares, o que pode aumentar o frizz, o volume e piorar sua aparência. Fica difícil manter os cabelos em bom estado quando eles estão quebradiços.

Embotamento

Depois, há a questão do brilho do cabelo perdido. Muito shampoo suga todos os óleos brilhantes, levando a um cabelo cada vez mais sem brilho, sem destaque, e muito frizz que prejudica sua aparência.

Caspa

Finalmente, você pode ficar preso com a secura do couro cabeludo. Antes que você perceba, você está coçando a cabeça, causando uma chuva repentina de respingos da pele mortos, sua marca pessoal de grosseria, também conhecida como caspa. Isso também pode acontecer no outro extremo, com cabelos oleosos, mas nenhum extremo é bom para seu couro cabeludo.

Como você vê, não há uma solução única para a frequência com que você deve lavar o cabelo. Para criar a rotina ideal, você deve atender às necessidades individuais e aos níveis de oleosidade do seu cabelo.

Mantenha-se preparado e sempre com os cabelos bonitos. E claro, compartilhe conosco suas dicas para cuidados com os cabelos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário