Comprar tênis nos EUA compensa? Veja sobre preço e qualidade!

Em Roupas e acessórios por André M. Coelho

Quando você vai em uma loja de calçados, bate sempre um pequeno desespero do impacto que o seu novo tênis vai ter no seu bolso. Mesmo quando você escolhe por marcas mais baratas, você vai gastar um bom dinheiro. E sabe que estas marcas mais baratas vão desgastar mais rápido e o tênis vai acabar custando muito mais no longo prazo, por conta da quantidade de vezes que vai trocar seus pares gastos.

Mas em uma economia global, você não precisa pensar apenas em reais. Que tal pensar em dólares e cogitar comprar tênis importados? Será que vale a pena?

Leia também

Tênis no Brasil

Pagamos altos impostos, produtos importados são muito caros e nossa vida tem um alto custo por aqui, seja pelos impostos, custo Brasil e até o lucro Brasil. Não fosse apenas isso, os tênis que vem para as lojas brasileiras, mesmo os modelos importados, são aqueles que já saíram de linha lá fora e tem tecnologia ultrapassada. Além deles custarem mais do que o dobro do que os modelos mais novos lá fora, estes modelos ultrapassados não tem a mesma qualidade, principalmente aqueles fabricados em território brasileiro.

Há no Brasil uma cultura ao status: pagamos muito por pouco porque gastar te dá status e renome. Você pode não gostar das grandes marcas, mas sente-se atraído e associa os altos preços à qualidade do tênis, o que nem sempre é verdade. Apesar do material bom ser realmente mais caro na fabricação de um tênis, aqui no Brasil pagamos caro apenas por pagar caro.

E aí entra a opção de comprar no exterior.

Comprar tênis nos EUA: melhor preço e qualidade

Nos EUA, são comuns as lojas de fábrica, onde tênis são vendidos com descontos absurdos. Pesquise e você vai encontrar modelos topo de linha por menos de US$100. Agora, pegue o nome do mesmo modelo lá e pesquise aqui no Brasil: o preço vai ser pelo menos o DOBRO do que é lá. E provavelmente, é um modelo mais antigo.

Além disso, se o tênis vem da mesma origem, a qualidade será até igual. Porém, há uma tendência a enviar produtos de menor qualidade para os mercados menos exigentes, como é o caso do Brasil. Nos EUA, o público consumidor é extremamente exigente e por isso, os produtos tem que atender à padrões mínimos de qualidade.

A verdade é que mesmo você importando um par de tênis por sua própria conta por sites como Ebay ou Amazon, ele vai sair mais barato do que se você comprar em uma loja do Brasil. Além disso, você terá MUITO mais opções de modelos, cores e formatos, já que no Brasil parece até que padronizaram os modelos e cores que você pode escolher.

Cuidados com tabelas comparativas

Você vai encontrar muitas destas tabelas comparativas na rede. Não confie nelas. Confie apenas no teste que você fizer na loja com modelos iguais ou pelo menos da mesma marca que você quer compar. (Foto: www.dicasdaflorida.com.br)

Como comprar um tênis nos EUA?

O caminho mais simples é viajar até lá e comprar lá mesmo, voltando com ele na bagagem e sem pagar impostos por isso. Você pode pedir para um amigo trazer também, mas precisará saber com exatidão seu número para o modelo de tênis que precisa.

Para isso, basta ir até uma loja que tenha o mesmo modelo ou marca de tênis e verificar a medida do modelo na numeração norte americana, que fica na “língua” do tênis. Há alguns sites na rede que comparam o tamanho para o tamanho do seu pé, em centímetros. Porém, nada como o teste do modelo na própria loja. Afinal, você não irá pagar nada por isso. Valem sempre as dicas de compras de calçados: teste um tênis no final do dia, teste um modelo com numeração superior e outro com numeração inferior, ande, salte, pule e corra com o tênis para ver o conforto do mesmo.

Com este mesmo teste da numeração do modelo, você também poderá comprar seu tênis online. Só lembrar que aqui você irá pagar aproximadamente 78% de impostos sobre o valor original do tênis (60% de impostos de importação e 18% aproximado de ICMS). Simples assim.

Vale a pena comprar tênis nos EUA?

Se mesmo assim você ainda está em dúvidas, faça a comparação que já falamos acima. Se os preços não te convencerem, compare a qualidade. Se mesmo a qualidade não te convencer, lembre-se que a garantia de tais produtos também funciona muito bem internacionalmente. Você não tem nada a perder ao comprar nos EUA seu tênis. Já comprar no Brasil, você sairá muito no prejuízo.

Não contribua para um país com mais impostos e tênis que custam quase o preço de um computador. Faça um consumo inteligente e garanta o melhor pelo menor preço.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário