Como praticar surfe e quais os benefícios para sua saúde?

Em Exercícios físicos por André M. Coelho

Enquanto uma vida inteira pode ser dedicada até se dominar a onda perfeita, é perfeitamente possível aprender os básicos de surfar. Ao escolher o equipamento adequado, e passar muito tempo na água, você pode descobrir rapidamente por que tantas pessoas se tornam obcecadas com o surf.

Selecione o equipamento certo quando você tenta se ensinar a surfar. Isso significa selecionar uma prancha que é certa para o seu nível de habilidade e tamanho do corpo. Além disso, você terá de comprar uma corda para prender na prancha, para que você não a perca na água e um pouco de parafina, para que seus pés não escorreguem. Você também precisa de uma roupa de mergulho, para não sentir muito frio à espera da onda perfeita.

Leia também

Escolha um local onde as ondas quebram perto da costa, e que a água não é muito profunda. Você também pode querer escolher um dia em que as ondas não são muito grandes, e que a água não está muito agitada. Escolha uma área que não está lotada com outros surfistas.

Empurre a sua prancha na água até que esteja na sua cintura, apenas além de onde as ondas estão quebrando na costa. Sente-se em sua prancha e pratique ir com as ondas na praia sem se levantar. Faça isso até que você se sinta confortável com a forma como lida com a prancha e como seu corpo afeta seu movimento.

Benefícios do surfe

Quem é praticante de surfe tenha certeza que quanto à saúde, uma das maiores e únicas preocupações vai ser apenas se está usando ou não filtro solar. (Foto: theamazingeguide.wordpress.com)

Pratique como manobrar sua prancha em torno das ondas enquanto você ensina a si mesmo a surfar. Isso significa saber coisas como duckdive, que é baixar a frente de sua pracha, juntamente com a sua cabeça, para ir debaixo de uma onda que passa. Além disso, você precisará praticar a girar a prancha para encarar as ondas.

Levante-se. Isso pode parecer simples, mas na verdade é a parte mais difícil de aprender a surfar. O truque é ficar de pé e colocar ambos os pés sobre a placa, ao mesmo tempo, na posição certa, de modo que você não vai perder o equilíbrio e cair na água.

Repita o procedimento de pé mais e mais até que você possa fazê-lo sem cair. Depois de ter dominado o seu equilíbrio, você pode começar a montar as ondas e aprender a dirigir a prancha, deslocando o equilíbrio.

Muitos treinadores te colocam em terra firme primeiro, antes de ir para água. É também um treinamento válido para os movimentos.

O surfe ajuda muito para que você trabalhe vários grupos musculares, além do equilíbrio. É necessário uma boa capacidade respiratória também, uma vez que o esporte pede muito de seus praticantes. comece devagar e vá aprendendo o surfe com muita calma. Você só pegará ondas perfeitas depois de um bom tempo de prática.

Só não esqueça da sua proteção contra os raios solares.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário