Qual melhor protetor solar masculino?
Tenho certeza de que há alguns de vocês que pensam em comprar uma loção protetor solar apenas quando planejam suas férias. Não se sinta mal com isso, eu era assim até poucos anos atrás, quando comecei a pesquisar o efeito devastador que a exposição ao sol a longo prazo pode ter em sua pele. No texto a seguir, vamos discutir alguns desses efeitos, falar mais sobre por que você deve usar protetor solar e sugerir alguns dos melhores filtros solares para homens atualmente disponíveis no mercado.
Por que você deve usar um protetor solar?
Acredite ou não, alguns pesquisadores sugerem que até 90% dos danos causados à pele podem ser atribuídos a danos causados pelo sol. Não só isso, estima-se que o câncer de pele é o tipo mais comum de câncer em homens com mais de 50 anos de idade. É também o tipo mais comum de câncer no Brasil. Eu não pretendo assustá-lo, mas me sinto obrigado a apontar alguns desses fatos preocupantes para que você deva levar este assunto a sério.
Leia também
Como funciona o protetor solar?
Protetor solar é comprovado para diminuir o risco de câncer de pele, protegendo a pele da radiação UVA e UVB. Mas o que é a radiação UV (ultra-violeta)? Bem, é uma parte do espectro de luz que viaja do Sol para nós, mas não é visível a olho nu. Ao penetrar nas células da pele, pode danificar o DNA celular. Essas alterações levam a mutações celulares e, eventualmente, ao câncer de pele. A melhor maneira de se proteger desses raios é evitar a exposição direta à luz do sol, usar roupas adequadas e, é claro, aplicar protetor solar apropriado.
O protetor solar vai proteger sua pele criando uma camada que reflete ou difunde esses tipos de radiação. Para entender como isso funciona, é bem simples.
Você só enxerga as cores porque elas refletem os feixes de ondas na frequência em que as cores estão. Por exemplo, você enxerga a cor rosa porque o material rosa está refletindo as ondas de luz da cor rosa, enquanto absorve os outros raios de luz. No caso da radiação UV, que é invisível ao olho humano, o protetor solar simplesmente cria uma camada com um material que reflete esse tamanho de onda, protegendo sua pele.
Danos causados pelo sol à sua pele
Protetor solar ajudará a proteger sua pele contra descoloração e manchas escuras / marrons. Ele também irá ajudá-lo a obter um tom uniforme e evitar queimaduras solares. Você pode pensar que a queimadura solar não é tão importante, mas se você desenvolver queimaduras mais graves (quando aparecer bolhas na pele), estará aumentando o risco de desenvolver melanoma.
Pode parecer estranho que o protetor solar possa prevenir o envelhecimento prematuro da pele, mas existem dados científicos reais para respaldar essas alegações. Há alguns anos, um grupo de pesquisadores se propôs a determinar se o uso regular de filtro solar é benéfico na prevenção do envelhecimento da pele, comparado ao placebo (o placebo é um tratamento medicamente ineficiente destinado a enganar o paciente). Após 4,5 anos, o grupo de filtro solar não apresentou aumento detectável no envelhecimento da pele. A conclusão é que o creme protetor solar regular retarda o envelhecimento da pele em homens e mulheres saudáveis de meia-idade.
Qual melhor protetor solar masculino?
Há mais do que apenas pegar um filtro solar com o maior FPS (fator de proteção solar), porque o alto FPS só irá protegê-lo dos raios UVB. Você precisa de um creme que irá protegê-lo dos raios UVA e UVB. Então, como você escolhe o melhor filtro solar para os homens?
Escolha um creme com FPS de 15 e superior
Muitas pessoas estão enganadas sobre o valor do FPS e não sabem exatamente o que isso significa. O que ele faz é indicar a quantidade de tempo que você atrasará a queimadura solar. Por exemplo, se você normalmente queima em 10 minutos, um creme de FPS 15 atrasará a queimadura de sol por 10 min X 15 = 150 min, então você estará protegido por 150 minutos. Estes cremes e loções são geralmente suficientes para indivíduos saudáveis sem problemas de pele.
Procure por ingredientes que irão protegê-lo dos raios UVA
Não existe uma maneira específica de determinar quão bem um creme irá protegê-lo dos raios UVA, mas você deve escolher um que contenha pelo menos um dos seguintes ingredientes:
Ecamsule
Avobenzona
Oxibenzona
Dióxido de titânio
Sulisobenzona
Óxido de zinco
Escolha um creme que seja resistente à água
Se você planeja nadar, você deve definitivamente comprar um creme que é resistente à água. Tenha em mente que eles não são à prova d’água, o que significa que você terá que reaplicá-los depois que estiver fora d’água
Sensibilidade da pele
Se você tem pele problemática, sensível ou já danificada, deve comprar creme para crianças, pois não contém produtos químicos que normalmente irritam a pele.
Gel ou creme
Um protetor solar de gel é melhor para quem tem pele oleosa, enquanto um protetor solar em creme é melhor para quem tem pele seca. Procure conversar com um dermatologista se você tem problemas de pele sensível e aplique o protetor solar em uma pequena camada da pele antes de usar para testar se ele causa alguma reação alérgica.
Análises
Pesquise por análises e testes realizados por instituições de saúde para os melhores protetores solares. Essa pesquisa vai te ajudar bastante na hora de escolher um produto de real qualidade, e não um que engana com números e outras coisas mais.
Como vocês escolhem um protetor solar masculino? Quais critérios utilizam?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como prevenir o envelhecimento precoce?
10 erros na hidratação da pele!
Como fazer para a pele parar de descascar?
Protetor solar, shampoo e hidratante para deixar a careca brilhante!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.