Como pintar o cabelo em casa?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Tingir o cabelo em casa é um processo um pouco mais complicado do que você imagina. Quando bem feito, pode parecer incrível, mas também pode dar muito, muito errado. Existem muitos motivos para pintar seu cabelo: você tem mais alguns fios de cabelos brancos do que gostaria, seu cabelo está sem brilho, você quer se rebelar contra o homem, você está simplesmente entediado, a lista continua. Mas se você vai resolver o problema com suas próprias mãos e fazê-lo em casa, você precisa saber no que está se metendo. É possível fazer uma ótima tintura no conforto do seu banheiro. Aqui está tudo o que vocês homens precisam saber sobre tingir os próprios cabelos em casa, direto da boca dos profissionais.

Leia também

Como se pinta o cabelo em casa: comece com uma boa tinta!

Vamos começar aqui: não é estranho para os caras pintar o cabelo. Na verdade, muitos mais caras tingem o cabelo do que você provavelmente pensaria. Se você deseja pintar o cabelo, nós o apoiamos totalmente. O primeiro passo para qualquer trabalho de tintura bem-sucedido é entender de que cor você deseja pintar o cabelo. Se você está indo para um trabalho de descolorido platinado ou um tom de néon colorido doce, esse é um processo totalmente diferente (mais sobre isso mais tarde). A maioria dos homens que tingem o cabelo, no entanto, deseja uma aparência mais natural – seja para deixar o cabelo mais brilhante ou para camuflar os cabelos grisalhos.

É quase como tentar acertar um alvo com um dardo. Se você for muito claro, isso vai fazer com que pareça laranja, mas se você ficar muito escuro, vai ficar muito escuro e áspero. Geralmente é recomendado não ir mais do que dois tons mais escuros do que sua cor natural ou um tom mais claro. Tornar o cabelo mais claro requer mais “levantamento”, um termo da indústria para remover a cor natural do cabelo. Como a cor do cabelo em casa não é personalizável, cores mais claras conterão mais ingredientes, como peróxido de hidrogênio, que pode deixar seu cabelo com tons laranja ou acobreados.

A outra coisa a considerar com antecedência é quanto tempo você deseja que dure. Você pode presumir que todas as tintas de cabelo são permanentes, mas na verdade existem níveis diferentes. A cor permanente desbota, mas nunca desbota. É melhor para uma mudança completa ou para cobrir completamente todos os fios de cabelo grisalhos de sua cabeça. Os corantes semipermanentes e semipermanentes acabarão sendo eliminados. A cor do cabelo demi-permanente dura cerca de seis a oito semanas e desaparece gradualmente com cada shampoo. A cor semipermanente só pode depositar cor (o que significa que você só pode escurecer) e se esvai mais rapidamente do que a semipermanente. As tinturas semipermanentes são ideais para camuflar, mas não cobrir completamente, os cabelos grisalhos e são ótimas para iniciantes que estão morrendo em casa porque acabam desaparecendo.

Qual o jeito certo de pintar o cabelo como um profissional?

Agora que você escolheu sua cor, não importa qual seja, tingir seu cabelo sozinho geralmente segue as mesmas etapas. A cor da caixa, como o tipo que você vê na drogaria, foi projetada para ser “tamanho único”. Você pega o revelador, pega a cor, mistura, aplica, pronto. Existem inúmeras variedades por aí, então, antes de começar, sempre leia as instruções (recomendamos lê-las duas vezes para ter certeza de que você realmente entendeu tudo). Em seguida, siga as dicas abaixo para minimizar o erro. E se você ainda estiver perdido, considere reservar uma consulta virtual com um colorista que pode responder às suas perguntas e orientá-lo durante o processo.

Pintando o cabelo em casa

Se vai pintar o cabelo em casa, é bom planejar e fazer do jeito certo para não danificar os fios. (Imagem: YouTube)

Passo a passo para pintar o cabelo

Agora, vamos então ao passo a passo para pintar os cabelos:

Passo 1: prepare-se para o sucesso preparando seu espaço para colorir o cabelo

A armadilha número um durante a aplicação não está sendo preparada. Certifique-se de ter tudo o que você precisa à sua frente, como um cronômetro e luvas, e que você tenha um bom espaço para trabalhar. Pinte os cabelos sem camisa, para que você não manche suas roupas, ou pelo menos vestindo uma velha camisa de botão que você não precisa levantar pela cabeça. Acima de tudo, certifique-se de ter bastante tempo para trabalhar. Apressar o processo não vai fazer com que pareça melhor.

Passo 2: seu cabelo deve estar limpo antes de você tingi-lo, mas não muito limpo

Certifique-se de que seu cabelo esteja completamente seco, mas não use shampoo no dia em que for pintá-lo. Lave um dia antes e não aplique nenhum produto para modelar. Você quer o óleo natural no couro cabeludo. Os óleos naturais atuam como uma barreira protetora, não só para proteger o couro cabeludo de irritações, mas também para evitar que a cor penetre demais. É aconselhável até mesmo lavar três dias antes, se puder e se estiver especialmente preocupado com o acúmulo do produto, use um enxágue clareador.

Passo 3: aplique uma barreira contra manchas antes de tingir o cabelo em casa

Uma das maiores diferenças entre a tintura de cabelo doméstica e a tintura de cabelo profissional é que a que você usa em casa geralmente é menos viscosa, o que torna mais fácil espalhar com as mãos, mas também pode pingar na pele com mais facilidade. Antes de começar, aplique vaselina ou material semelhante ao redor do couro cabeludo para agir como uma barreira contra qualquer gota de tinta. Não se esqueça do topo das orelhas, ao longo dos anos e da nuca.

Passo 4: agora você está pronto para aplicar a tintura de cabelo

Só abra a tintura depois que essas primeiras etapas forem concluídas e você estará totalmente relaxado. Leia as instruções mais uma vez. Alguns kits de tintura de cabelo exigem mistura e outros não. Coloque as luvas e comece a misturar, se é isso que o seu exige. Em seguida, comece a aplicá-lo no cabelo em seções. Normalmente, você deve começar na frente e trabalhar seu caminho de volta se estiver fazendo cobertura total e de trás para a frente se estiver fazendo uma situação de camuflagem cinza. Se o seu kit de tintura de cabelo vier com uma escova, você pode usá-la ou usar as mãos. Não tenha medo de usar muito produto para realmente analisá-lo, porque isso vai minimizar a chance de você perder um ponto. É bom também fazer o uso de um espelho duplo para se certificar de que cobre completamente a parte de trás do sua cabeça. Algumas marcas de embalagens caseiras são projetadas para pessoas com cabelos longos, portanto, se você tiver cabelos mais curtos, pode não precisar usar o frasco inteiro, mas sempre certifique-se de obter uma boa saturação antes de parar.

Passo 5: deixe sua tintura de cabelo descansar pelo período de tempo recomendado

Cores diferentes requerem que a tinta permaneça em seu cabelo por diferentes períodos de tempo e, a menos que você seja um colorista treinado, você precisa seguir as instruções. Se disser para deixá-lo por 25 a 30 minutos, faça isso. Limpe a cor de uma pequena seção de cabelo assim que o tempo acabar. Se você gosta da cor do cabelo, pode parar. Se quiser mais saturado, espere o resto do tempo. Se você tem cabelos grisalhos, que não aceitam tintura com tanta facilidade, deixe para o lado mais comprido do que dizem as instruções.

A textura do cabelo também pode influenciar o tempo que você deixa o produto assentar. Cabelo fino ganha cor mais rápido. Por outro lado, cabelos grossos ou densos podem demorar mais para a tinta penetrar. Para saber quanto tempo a tinta pode durar, experimente uma pequena área de teste, como na nuca, para ver como fica. A maioria das tinturas de cabelo caseiras atualmente funcionam em uma variedade de texturas de cabelo, mas existem tinturas especiais para certos tipos de cabelo. Os negros podem querer produtos feitos sob medida para seus cabelos, por exemplo, para evitar possíveis erros.

Passo 6: ensaboe, enxágue, repita (talvez)

Assim que o cronômetro desligar, entre no chuveiro para enxaguar a tinta do cabelo. As instruções irão aconselhá-lo se deve usar shampoo ou não, mas uma boa regra é esta. Se você usou tinta permanente, lave o cabelo com xampu depois de enxá-lo bem. Isso ajudará a remover o excesso de tinta, que pode continuar funcionando e deixar manchas ou manchas (se você estiver descolorindo o cabelo, use shampoo, caso contrário, continuará descolorindo). Se você usou cor de cabelo semipermanente ou semipermanente, não use shampoo, pois essa cor desbota a cada lavagem subsequente. Depois que seu cabelo estiver seco, se ficar um pouco mais escuro do que você esperava, você pode voltar para um shampoo para desbotá-lo um pouco. Esteja você lavando ou não com shampoo, siga o enxágue com um condicionador para fechar a cutícula do cabelo e ajudar a controlar o ressecamento e o frizz que às vezes podem vir da tintura.

A maioria dos cabelos tingidos em casa segue essas etapas gerais. Mas, dependendo do que você está tentando realizar, pode ser necessário ajustar um pouco a forma como você o usa.

Como misturar cinza em casa?

Nós entendemos – nem todo mundo está pronto para abraçar o visual da raposa prateada. A camuflagem de cinzas é uma das razões mais populares pelas quais os homens querem pintar o cabelo. Claro, você pode cobri-los completamente com uma tinta permanente em toda a sua cabeça, mas se você não quiser se livrar de todos eles completamente, sua melhor aposta é uma técnica chamada mistura cinza. Envolve a cor do cabelo semipermanente ou semipermanente que apenas se deposita e não levanta, então provavelmente ficará o mais próximo da sua cor natural. Você deve usar essa cor para “tratar” áreas como as têmporas, onde grupos de cabelos grisalhos aparecem mais rapidamente e deixar o topo sozinho.

Procure uma tinta que seja específica para cabelos grisalhos e semipermanente, mas também um pouco mais forte, já que os cabelos grisalhos podem ser resistentes à tintura. Em vez de começar na frente da cabeça, é recomendável começar na parte de trás. Isso vai criar uma aparência mais natural. Deixe por cinco minutos e limpe um pedacinho para ver como fica, porque quanto mais tempo a tinta ficar em seu cabelo, mais escuro ficará.

Como clarear o cabelo em casa?

Tornar-se loiro descolorido platinado é uma grande tendência agora e é um primeiro passo obrigatório para obter qualquer matiz brilhante e colorido, mas é totalmente diferente de tingir o cabelo. Isso porque tem muito a ver com o comprimento do seu cabelo, sincronizando-o perfeitamente, e pode danificar seu cabelo rapidamente se não for feito corretamente. A boa notícia para os rapazes é que quanto mais curto for o cabelo, como se você tivesse zumbido, mais fácil será descolorir. O calor do couro cabeludo processa o descolorante mais rápido, o que significa que se o seu cabelo tem mais de meia polegada, você tem que começar pelas pontas e entrar, o que é complicado.

Se você tem cabelo escuro ou mais comprido, pode levar várias aplicações de clareador para obter a aparência desejada (o cabelo escuro torna-se laranja antes de parecer descolorido) e você não pode fazê-los de costas um para o outro porque o clareador é altamente prejudicial. Se você tem cabelo curto e deseja descolorá-lo, use um kit de descoloração projetado especificamente para uso doméstico. Se você tem cabelo escuro ou comprido, é certo esperar até poder ver um profissional ou, pelo menos, marcar uma consulta virtual para que um profissional possa orientar você durante o processo.

Como tingir o cabelo de um tom claro?

Para pintar o cabelo com uma cor super brilhante da moda, como rosa ou azul, primeiro você tem que descolorir. Descolorir o cabelo remove o pigmento natural para que sua nova cor de doce fique o mais brilhante possível. Em segundo lugar, você precisa esperar algumas semanas. Cabelo descolorido está muito danificado, então virar ao redor e adicionar mais tinta é uma receita para o desastre. Em vez disso, passe algumas semanas concentrado em condicionamento profundo e reparo (role para baixo para ver as dicas) antes de voltar com a tinta. Assim que seu cabelo estiver pronto, você seguirá os mesmos passos acima, apenas com uma tinta colorida.

Como fazer luzes em casa?

Os homens podem fazer luzes no cabelo em casa, mas como o clareamento, é muito complicado. É uma aposta e nós não recomendaríamos. Se você estiver se sentindo aventureiro, escolha um corante que seja um tom mais claro do que sua cor natural e use uma ferramenta como um pequeno pincel para pintar suavemente a tinta onde você gosta. Não use um daqueles bonés onde você puxa o cabelo ou tente fazer algo chique, como usar papel alumínio do jeito que você vê em um salão de beleza. Pinte mechas incrivelmente finas no cabelo para que pareça mais natural. Em seguida, deixe a tinta repousar sobre os fios por um período de tempo adequado e enxágue como de costume.

Como fazer para pintar sua barba em casa?

Se você está especialmente preocupado com a cobertura cinza, pode estar se perguntando sobre sua barba. Alguns caras veem mais cinza em suas barbas do que em suas cabeças e é tentador levar a tinta até os bigodes enquanto você faz isso. Uma palavra de cautela: não faça isso. A menos que seja especificamente projetado para uso em pelos faciais. Isso ocorre porque a tintura de cabelo geralmente não é testada em pelos faciais; pode ser potencialmente irritante para a pele e não funcionar tão bem em pelos faciais ásperos. Também está escorrendo, e você não quer correr o risco de pingar como em sua boca. Para tingir sua barba, use uma tinta de barba específica, e tenha em mente que você precisará retocá-la com mais frequência, como a cada 10 ou 12 dias, porque sua barba cresce muito rápido.

Como manter sua rotina de pintura de cabelos?

A etapa final de cada trabalho de tintura é mantê-lo fresco. Quero dizer, você acabou de colocar todo esse trabalho, você quer que literalmente vá pelo ralo? Não pensei assim. As primeiras coisas primeiro, ajuste sua programação de shampoo. Não use shampoo todos os dias. Até a cor permanente desbota com cada shampoo. Ela recomenda tentar ir pelo menos a cada dois dias, mais se puder, e usar apenas condicionador nos dias em que não estiver usando shampoo.

Mudar de shampoo e condicionador também é uma obrigação. Os shampoos tradicionais contêm ingredientes de limpeza agressivos chamados sulfatos, que podem descolorir o cabelo rapidamente. Em vez disso, use shampoos e condicionadores sem sulfato. Na dúvida, procure produtos formulados especificamente para cabelos coloridos. Dependendo da cor que você pintou em seu cabelo, você também pode usar um shampoo que seja projetado especificamente para essa cor. Os shampoos louros têm tonalidade roxa para compensar os tons de laranja e os shampoos marrons têm matizes verdes que neutralizam a vermelhidão. Isso ajudará a manter a aparência da cor fresca e também evitará o desbotamento.

Já que tingir, seu cabelo pode ressecá-lo e causar danos, não importa o tipo de cabelo que você tenha. Se você tem cabelos cacheados ou texturizados, pode mudar para um condicionador de limpeza em vez de um xampu, que manterá o cabelo ainda mais hidratado enquanto você o limpa. Nathan recomenda também fazer máscaras de condicionamento profundo regulares para ajudar a repor os óleos naturais que mantêm o cabelo saudável. Ela também recomenda um tratamento pré-shampoo de construção de vínculo para ajudar a reparar qualquer dano ao seu cabelo.

Por último, mas não menos importante, esteja preparado para uma manutenção regular. Os caras têm que se comprometer com uma programação mensal de manutenção especialmente se você estiver usando tinta semipermanente para misturar tons de cinza ou se tiver cabelo mais curto, que cresce mais rápido do que cabelos longos. Só não pinte o cabelo com mais frequência do que isso; Cabelo frito não é uma boa aparência.

O que acham de pintar os cabelos? Já fazem isso em casa? Como?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário