Como lidar com a solidão?

Em Comportamento por André M. Coelho

Para algumas pessoas, estar sozinho pode realmente ser muito difícil. Algumas sentem que precisam estar com outras pessoas. Mas e nos momentos inevitáveis de solidão? Como lidar? Não há nada de errado em ter alguns momentos em que você se sinta sozinho. Mas para nem deixar que a solidão cause uma tristeza, aprenda como conviver melhor com esse sentimento.

Como lidar com a solidão e gostar dela?

Aprenda a amar a si mesmo. Sim, isto pode ser muito difícil para algumas pessoas. Nem sempre é fácil aceitar e amar a nós mesmos, mas quando você está sozinho, é melhor gostar da sua própria companhia. Acho que a razão pela qual muitas pessoas não querem ficar sozinhas é porque eles não gostam de si mesmos, eles não encontram alegria em investir tempo dentro de sua própria mente. Se você quer estar bem em ficar sozinho, você tem que estar bem com você mesmo. Faça o que você pode fazer para chegar a um lugar onde você ama quem você é, e então você terá um grande momento quando você estiver saindo apenas com você mesmo.

Leia também

Lide com a solidão aproveitando mais seus momentos com pessoas queridas

Quando você tem uma chance de passar tempo com os outros, aproveite ao máximo. Se você apreciar o tempo que você está gastando com outras pessoas, você será capaz de ser mais aberto à ideia de passar o tempo sozinho porque você vai saber que você não desperdiçou o tempo que você tinha com os outros. Muitas vezes é fácil ficar distraído e não se envolver plenamente em interações sociais, mas aproveitando bem as interações, você possibilita uma solidão muito menos triste. .

Como lidar com a solidão

A solidão não precisa ser algo ruim. Mude a forma como você lida com a solidão para fazer dela uma oportunidade de passar um tempo com você mesmo. (Foto: The Mala Noche)

O sentimento de solidão pode ser bom para algumas atividades

A maioria das pessoas não gosta de estar sozinha porque eles não têm ideia do que fazer com eles mesmos quando estão sozinhos. Porém, há várias atividades nas quais você pode envolver e que farão seu tempo sozinho valer a pena. Não se limite. Você pode, por exemplo, pensar que você não é um bom escritor ou artista, mas quando foi a última vez que você realmente tentou fazer essas coisas? Ou que tal ir para uma caminhada ou uma corrida? Você pode não pensar que é um bom atleta, mas isso só está em sua mente. Tente ser aberto a novas ideias e, se você realmente não consegue pensar em nada que você poderia fazer, pergunte às outras pessoas o que eles fazem quando se encontram sozinhos.

Abrace seus pensamentos de solidão

Uma das coisas mais intimidadoras sobre o tempo sozinho é que você está sozinho com seus pensamentos. Fazer coisas e se manter ocupado o tempo todo é uma ótima maneira de evitar pensar sobre algo que possa estar incomodando você ou seus pensamentos de solidão. Mas é realmente uma ótima sensação quando você pausa e ouve seus pensamentos sem distrações. Quando você abraça o que você está pensando e sentindo, você pode trabalhar para aceitar e lidar com ele. Embora isso possa não parecer a coisa mais divertida do mundo a ser feita, é realmente importante levar algum tempo para si mesmo para pensar sobre o que está acontecendo em sua vida e como isso está afetando você.

Não julgue sua solidão

Muitas vezes, quando estamos sozinhos, pensamos nisso como algo ruim. Sentimo-nos solitários ou deixados de lado. Mas, lembre-se, ninguém está julgando sua solidão além de você. Se você pensar nisso, você vai perceber que você tem o poder de colocar o rótulo que quiser em seu tempo sozinho. Quer que a solidão seja uma experiência triste e negativa? Será. Quer que seja uma experiência útil e positiva? Será. O que você quiser que seja, será. A escolha é sua para fazer do seu tempo sozinho algo que faz você feliz, mais produtivo e mais completo como pessoa.

Estar sozinho, especialmente em determinados momentos ou em determinadas situações, pode ser difícil. Mas você sempre pode trabalhar sua mente e comportamento para lidar melhor com esses momentos de solidão e transformá-los em momentos únicos de aprendizado e convívio consigo mesmo.

Você gosta de estar sozinho ou prefere estar com os outros? Como você você lida com o seu tempo sozinho?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário