Como lidar melhor com a sogra e o sogro?

Em Comportamento por André M. Coelho

A maioria das pessoas tem problemas com sogros e sogras, em algum nível. Você pode sentir que seus sogros não te aceitam muito bem, ou são excessivamente críticos sobre você e sua parceira. Ou eles têm uma opinião sobre tudo, desde onde você vive a como você age com seus filhos.

Ter dificuldades com seus sogros não significa que você está em uma relação problemática. É como um conflito normal do dia a dia, que não atrapalha, necessariamente, o relacionamento. O que vai importar não é o conflito em si, mas como você lida com ele no dia a dia, e faz um relacionamento melhor com seus sogros.

Leia também

Como lidar com sogros controladores? Respeito ás diferenças

Casais saudáveis ​​lidam com seus sogros reconhecendo que eles são pessoas diferentes, com modos, costumes, e rotinas diferentes. Cada família tem a sua própria cultura, e casais saudáveis ​​lembram-se sempre que esta cultura não é ruim ou errada, mas simplesmente diferente. Isso é também uma questão importante de respeito às diferenças, e aprender a lidar melhor com elas.

Aprenda a conviver melhor com seus sogros

Um casal inteligente e saudável entende a importância que seus sogros desempenham na vida de seus parceiros. Os casais inteligentes tratam os sogros com respeito, participam de eventos familiares, permitem aos sogros o acesso á família. Em outras palavras, eles fazem um esforço, mesmo que eles nem sempre concordem ou compreendam o seu relacionamento, e mesmo que você não entenda os rituais e valores da família dos sogros.

Como lidar melhor com os sogros

Lidar com sogros é um desafio constante. Mas ao aprender a lidar melhor com eles, você vai trazer muito mais saúde para sua família. (Foto: www.telegraph.co.uk)

Estabelecendo limites com os sogros

Um bom casal, em uma relação saudável, são capazes de ter conversas abertas com seu cônjuge sobre as suas necessidades e criar um plano que ambos concordam para os limites aos sogros. Por exemplo, se um dos parceiros do casal não tem problemas com os sogros visitando uma vez por semana ou por mês sem avisar e o outro parceiro não gosta muito disso, então vocês devem decidir que os sogros precisam ligar antes de fazer visitas.

Separe seu relacionamento do seu relacionamento com os sogros

Não importa o quão complicado um sogro ou uma sogra é, você deve sempre lembrar que seu relacionamento não é com eles. Casais inteligentes sabem bem disso, e estabelecem um relacionamento duradouro com seus parceiros a partir dessa compreensão.

E separa sua parceira de seus sogros também

As críticas que você recebe de um sogro ou sobra devem ser muito bem separadas de seu relacionamento com sua parceira. É muito comum as críticas e conflitos que você tem com o sofro ou sofra acabarem chegando na sua opinião e relação com o outro. Não deixe essas opiniões e críticas te confundirem, e estragarem o sentimento que você tem pela sua parceira.

Comunicação: a chave para o sucesso em qualquer relação

Traduzir as dificuldades em palavras é uma das ferramentas mais importantes que um casal tem para lidar com sogros. Sempre fale sobre sobre suas próprias posições e opiniões, dando espaço para o outro falar e você ouvir também. Através dessa comunicação, desenvolve-se a empatia, e ambos no casal conseguem se tornar cada vez mais próximos.

Não leve o que seus sogros falam para um lado pessoal

Sogros são seres humanos, com sentimentos humanos normais e difíceis. Você e sua parceira devem tentar entender o que eles falam e por que eles falam aquilo, para não acabar magoado ou brigando com seus sogros.

Dicas essenciais para lidar com seus sogros

Baseado nas regras acima, temos 5 sugestões que vão ter um impacto imediato no seu convívio com eles, e claro, na saúde da sua relação com sua parceira.

Estabeleça limites – Conversando com sua parceira, defina quais são os limites que você quer impor aos seus sogros. Por exemplo, se você não gosta que seu sogro assuma a cozinha da sua casa quando eles vem visitar, negocie o assunto com sua parceira. Mas saiba ceder um pouco também. Usando o mesmo exemplo, você pode negociar fazer o prato principal e o sogro ficar com a sobremesa.

Lembre-se que a opinião de seus sogros não é necessariamente uma verdade – O que seus sogros falarem sobre você ou com você não é necessariamente uma verdade. Se sua sogra falar que você tem de alimentar seu filho do jeito X, ou que você tem que seguir carreira Y para ter sucesso na vida, lembre-se que você é o mestre do seu próprio destino. Opiniões são isso: apenas opiniões, não fatos.

Sogros também são seres humanos – Apesar dos sogros parecerem bruxos em alguns momentos, por incrível que pareça, eles são seres humanos. Eles tem preocupações, necessidades, sentimentos, dúvidas. Acima de tudo, eles querem o melhor para a filha deles. Trate-os como seres humanos, compreendendo bem esse lado.

Respeite os laços familiares da sua parceira – Isso vai ajudar muito, porque envolve um grau enorme de respeito. Assim como deve ser importante para você conversar com sua família, lembre-se que do lado da sua parceira é a mesma coisa.

Respire fundo, e tenha muita paciência com seus sogros

Quando você está prestes a chegar ao ponto de explodir, faça uma pausa para respirar. Encontre um local tranquilo, ou saia para uma caminhada. Ao respirar, concentre-se nos aspectos positivos de seus sogros, tais como eles realmente amam os netos, e lembre-se que você não pode controlar ou querer mudá-los.

Seus sogros são importantes para o seu cônjuge, e eles são parte de sua vida. Se você quer um relacionamento duradouro, é melhor aprender a lidar com eles o quanto antes.

Como você lida com seus sogros? Já teve problemas com eles? Como resolveu esses problemas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário