O Super Bowl é o jogo do campeonato anual da National Football League (NFL), o mais alto nível do futebol americano profissional dos Estados Unidos, culminando uma temporada que começa no final do verão do ano anterior. O Super Bowl usa algarismos romanos para identificar cada jogo, e não o ano em que é realizado. Por exemplo, o primeiro Super Bowl foi disputado em 15 de janeiro de 1967, após a temporada de 1966 regular, enquanto o Super Bowl XLVII foi jogado em 3 de fevereiro de 2013, após a temporada de 2012.

O jogo foi criado como parte de um acordo de fusão entre a NFL e sua liga então rival, a American Football League (AFL). Foi acordado que as equipes das duas ligas campeãs iriam jogar em um jogo até a fusão começar oficialmente em 1970. Após a fusão, cada liga foi redesignada como uma “conferência”, e, em seguida, o jogo foi disputado entre os campeões de cada conferência. Atualmente, a National Football Conference (NFC) lidera a série com 25 vitórias para 22 vitórias contra a American Football Conference (AFC).

O dia em que o Super Bowl é jogado, é considerado por alguns um feriado norte-americano nacional, chamado de “Super Bowl Sunday” (Domingo do Super Bowl, em tradução livre). É o segundo dia de maior consumo de alimentos nos EUA, após o Dia de Ação de Graças. Além disso, o Super Bowl tem sido frequentemente o programa de televisão mais visto no ano. O Super Bowl XLV, jogado em 2011, se tornou o mais assistido programa de televisão norte-americana na história, com uma audiência média de 111 milhões de espectadores e assumindo o vazio deixado pelo Super Bowl do ano anterior. O Super Bowl também está entre os eventos esportivos mais assistidos do mundo, quase todas as audiências sendo norte-americana, e é a segundo lugar apenas para a final da UEFA Champions League como o mais assistido evento anual esportivo mundial.

Definindo o Super Bowl

Além de ser um evento esportivo, o Super Bowl é também um evento dedicado ao consumismo e, em geral, ao entretenimento. (Foto: sports-glutton.com)

Por causa de sua alta audiência, o tempo de publicidade durante a transmissão do Super Bowl é o mais caro do ano. Devido ao alto custo de se investir em publicidade no Super Bowl, as empresas desenvolvem regularmente suas propagandas mais caras para esta transmissão. Como resultado, observar e discutir os comerciais da transmissão tornou-se um aspecto importante do evento. Além disso, muitos cantores populares e músicos realizam shows memoráveis durante cerimônias do evento pré-jogo e o intervalo por causa da exposição. É uma ótima oportunidade para ver trailers de lançamentos de filmes e produtos pela primeira vez, além de todo o aspecto de entretenimento durante o jogo.

No Brasil, muitos Sports Bar com estilo norte americano adotam a transmissão do Super Bowl como um de seus principais eventos. Estes estabelecimentos tem vivenciado um crescimento considerável de público para tais transmissões nos últimos anos. Com esse ganho de popularidade, pode ser que no próximo ano, você esteja acompanhando o Super Bowl com seus amigos no bar mais próximo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)