Pasta de dente na espinha funciona? Mito ou verdade?
Pasta de dentes cura espinhas? Bom, se a pergunta fosse um pouco diferente, talvez algo mais como “pasta de dentes deixam espinhas com bom hálito?”, talvez a resposta fosse positiva.
Passar pasta de dente na espinha funciona?
A pasta de dentes é muitas vezes visto como um tratamento barato para manchas e espinhas, mas este é um remédio caseiro que você não quer tentar. Algumas pessoas juram que a pasta de dente seca suas espinhas rapidamente, mas o fato é que a maioria das pessoas vai, na verdade, é irritar mais ainda sua pele e deixá-la vermelha, podendo piorar uma espinha e deixar cicatrizes no rosto de longo prazo.
Leia também
Definitivamente, não é algo que você vai querer para seu rosto, não é?
Pasta de dente melhora espinha: de onde surgiu essa ideia?
A ideia de usar creme dental como um tratamento para espinhar provavelmente surgiu devido ao fato de que muitos tipos de pasta de dentes contêm triclosan, um ingrediente antibacteriano que é adicionado a muitos dos nossos itens de higiene pessoal, como sabonete, desodorante e outros produtos para lavagem corporal.
O triclosan mata eficazmente as bactérias. Na verdade, é uma adição comum para produtos de tratamento de acne, embora, como um conservante e não um ingrediente ativo.
Alguns estudos descobriram que o triclosan pode matar a bactéria que causa a acne. Mas, tem que ser formulado de um modo específico para fazer isso. Não adianta colocar qualquer produto aleatório contendo triclosan, como a pasta de dentes, por exemplo, pois isto não vai adiantar.
Passar pasta de dente na espinha faz mal!
Aqui está a maior razão para renunciar o truque do creme dental: além de ser improvável que realmente funcione, a pasta de dentes provavelmente vai irritar a sua pele. Afinal, é um produto para ser aplicado nos seus dentes. Cabe lembrar que seus dentes são a parte mais dura de seu corpo, mais até que seus ossos. Já sua pele, principalmente a do rosto, é muito mais delicada, mesmo para quem tem uma barba cerrada. Em uma comparação “tosca”, é como se você tivesse tentando tratar uma ferida aberta jogando ácido e sal nela. Com um toque especial de vinagre, no final.
Mas o que fazer então para secar a espinha?
Se você está procurando uma maneira de fazer um espinha se curar rapidamente, o primeiro passo é ir ao dermatologista. “Mas só pra uma espinha?”. Sim, só para uma espinha. Mas vamos explicar.
Muita gente começa a tratar as espinhas com cremes e produtos sem antes consultar um dermatologista e entender o que pode estar acontecendo com sua pele. Pode ser sua dieta, pode ser um outro problema de saúde, pode ser até medicamentos que estão causando um aumento na oleosidade da pele, e causando as espinhas. O dermatologista, a partir daí, irá proceder para recomendar cremes e tratamentos para prevenir e remediar suas espinhas, geralmente com produtos que contém peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou enxofre, todos os quais podem ajudar a reduzir a vermelhidão e acelerar a cura. Tratamentos caseiros sem antes consultar seu médico podem até piorar sua situação.
Para agilizar ainda mais a cura, recomendamos também o uso do gel de aloe vera (da planta babosa). Mas teste o gel em uma parte de seu corpo antes, com uma pequena dose, para garantir que você não tem qualquer tipo de alergia.
Como você faz o tratamento de espinhas e acne? Já se consultou com um dermatologista?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Clareamento de pele
Solução para manchas escuras na pele!
Como descolorir os pelos do corpo?
Escovas de cabelo para homens: conheça e escolha!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.