Cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas! Como cuidar

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

A maioria dos homens com cabelos médios ou longos estão bastante familiarizados com os problemas de condições couro cabeludo oleoso e cabelos secos nas pontas. O couro cabeludo precisa de lavagem freqüente enquanto o cabelo fica mais frágil e seco com cada lavagem. Cuidados mais específicos para o cabelo oleoso nas raízes e seco nas pontas devem ser tomados para evitar que essa situação piore e deixe seus cabelos com uma aparência ruim.

O que causa cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas?

Raízes oleosas e pontas secas podem ser causadas pela poluição, estresse, fadiga, uma dieta pobre, uso de produtos inadequados para os cabelos entre muitas outras causas. Este desequilíbrio entre suas raízes e suas extremidades podem ser devidos a uma variedade de fatores, e é resultado de hiper-seborreia nas raízes. Isto é, quando o sebo não está distribuído uniformemente em todo o comprimento e nas pontas.

Leia também

Como tratar cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas?

A solução aqui é reequilibrar sua raiz e as pontas do cabelo através do pH. Vamos apresentar algumas estratégias que você pode usar para conseguir tratar seus cabelos oleosos na raiz e seco nas pontas.

Você pode usar um xampu que alivia a condição do couro cabeludo oleoso ao entregar cuidado extra para as extremidades do cabelo seco. Shampoos especiais limpam o couro cabeludo oleoso enquanto, ao mesmo tempo, fornecem cuidados intensivos para a extensão dos fios de cabelo. Os xampus para cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas são aqueles para cabelos mistos ou que tem a especificação “couro cabeludo oleoso” ou “cabelos secos e frágeis nas pontas” nos rótulos. É recomendado que você busque com seu cabeleireiro uma indicação de marca de xampu boa para cabelos.

Cuidados com cabelos ruins

O cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas vai dar um volume desagradável e quebradiço aos seus cabelos. Por isso, o tratamento ideal deve atacar o problema em duas frentes: contra a oleosidade e a secura, em alternância. (Foto: www.wisegeek.com)

O condicionador certo para seu tipo de cabelo elimina o excesso de óleo (sebo, gordura) do couro cabeludo e hidratam os fios dos cabelos. Seu couro cabeludo é refrescado e limpo, enquanto o cabelo fica suave e macio. O cuidado é que se você não usar o condicionador correto, pode acabar hidratando toda a extensão dos cabelos até as raízes, o que pode piorar seu problema de oleosidade. Busque tipos de condicionadores como descritos acima, tomando o cuidado especial de não massagear muito agressivamente o couro cabeludo, estimulando as glândulas a produzirem mais óleo.

Para conseguir equilibrar as pontas secas com as raízes oleosas, você vai ter que combinar tratamentos. Isso significa que você poderá ter que usar um tratamento para cabelos secos em um dia e para cabelos oleosos em outros. Por exemplo, em um dia que seu cabelo for mais agredido (chuva, calor, poluição, exercícios intensos etc), você pode usar shampoos e condicionadores para cabelos oleosos. Estes vão remover a oleosidade dos seus cabelos, ao mesmo tempo que manterão a hidratação pela extensão dos fios. Só que na hora de cuidar da parte seca do cabelo, cuidado.

Ao usar produtos para cabelos secos, principalmente os condicionadores, você não deve massagear o couro cabeludo. Você pode fazer máscaras caseiras com óleos, usar cremes de hidratação e muitas outras opções. O único cuidado é que você tem que deixar uma distância de 1 a 2 polegadas do couro cabeludo, de forma evitar estimular as glândulas sebáceas.

Faça uma agenda de tratamento dos cabelos

A melhor forma de manter esse problema sob controle é fazendo uma agenda de tratamento dos cabelos. Isso significa alternar entre dias de tratamento para cabelos secos e dias de tratamento para cabelos oleosos. Nos dias que você usar tratamentos e produtos para cabelos secos, deixe uma distância de uma a duas polegadas da raiz para não estimular ainda mais a oleosidade. Nos dias que você usar produtos para cabelos oleosos, tente concentrar a maior parte do produto no couro cabeludo, tomando o cuidado de não massagear as raízes com muita intensidade. Essa alternância vai ajudar a equilibrar o pH dos cabelos desde a raiz e até as pontas.

Um exemplo de agenda de tratamento:

Segundas, quartas e sextas – misturar iogurte natural, mel e aloe vera em um pote. Aplicar na extensão dos cabelos a partir de uma polegada da raiz. Deixar agir por cinco a dez minutos e lavar com água morna depois. Lavar os cabelos com shampoo para cabelos secos e condicionador para cabelos secos.

Terças, quintas e domingos – misturar uma colher de vinagre de maçã com uma xícara de água em temperatura ambiente e aplicar no couro cabeludo. Deixar agir por cinco a dez minutos, lavando com água morna logo depois. No banho, usar shampoo e condicionador para cabelos oleosos, com o cuidado de concentrar a maior parte do condicionador nas raízes.

As dicas do vídeo abaixo são voltadas para mulheres, mas funcionam muito bem para homens com cabelos médios ou longos.

Considerações Finais

Procure um dermatologista se você achar que o problema está atrapalhando sua vida pessoal e sua auto estima. Muitos casos de raízes oleosas estão associados a distúrbios de saúde, e podem piorar se não tratados, causando caspa, seborreia e até outros problemas mais graves.

Outro cuidado a tomar é não esfregar com muita força as raízes para lavagem. É uma tentação que todos passam, achando que a agressividade removerá o excesso de óleo. Fazer isso só vai piorar o problema. Seja delicado, evite estimular o couro cabeludo e deixe os produtos do tratamento, natural ou não, fazerem efeito.

Você tem problema com raízes oleosas e pontas secas? Como você trata esse problema? Quais são as dicas que você pode compartilhar com outros que vivem a mesma situação?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário