Terno e roupas para noivos
Quando o assunto é festa de casamento, seja você noivo, padrinho ou convidado, não adianta se esquivar e fingir que é uma festa como outra qualquer, que não exige atenção e tempo para se vestir. Lembre-se que casamento é uma festa formal, mesmo quando feita no campo ou numa capela alternativa, exigindo roupas adequadas à ocasião. Se você é o noivo, certamente escolheu um tipo de festa condizente com seu estilo, com sua crença pessoal e personalidade. Na hora de se vestir é a mesma coisa, a vestimenta deve coincidir com o tipo de festa previamente escolhida por você e pela futura esposa.
Leia também
Não adianta negar que na hora no casamento a atenção fica quase toda voltada para a noiva e seu vestido, o noivo é um coadjuvante na estréia da atriz principal. O que não quer dizer que não seja uma das datas mais importantes na sua vida, e que você não precise dar atenção à sua aparência.
A seguir damos algumas dicas sobre a roupa do noivo, principalmente sobre o tipo de paletó a ser usado e as combinações que devem ser usadas com ele. Estamos partindo da premissa que a festa é tradicional, realizada na igreja, por exemplo.
TERNO:
- O padrão do terno deve ser único. Ou seja, calça, blazer e colete devem ser da mesma cor, marinho, preto ou cinza grafite. O blazer que condiz com a ocasião é o de três botões. A camisa é a mais básica, deve ser branca, de botões. A gravata não deve ser chamativa, escura ou prata. As meias devem ser pretas e o sapato também. É elegante e charmoso ter um cravo branco na lapela do blazer.
FRAQUE:
- É o modelo usado pelo Pinguim, personagem do Batmam. Lembram-se? Aquele que tem uma aba longa atrás. É um traje formal e pode ser usado em ocasiões tradicionais. A cor tradicional é o cinza-chumbo, usado com camisa branca de colarinho normal ou alto e as pontas viradas. O colete usado por baixo deve ser cinza tem um tom mais claro que o blazer. Calça de riscas brancas ou cinzas, gravata normal em seda cinza, meias pretas de seda ou de algodão. O sapato deve ser preto, de couro ou pelica (couro mais fino).
MEIO-FRAQUE:
- É a versão mais leve do fraque tradicional pois não tem aquela aba traseira, tem dois ou três botões e a cor é sempre cinza-chumbo. O colete é da mesma cor e as calças são listradas de cinza ou branco. A camisa é branca, a gravata é cinza e o sapato é preto e liso.
CASACA:
- É o traje mais formal dentre os citados, só é usado à noite e em ocasiões de gala. Ele vem cortado na cintura, ao contrário do fraque, e tem uma cauda longa e partida atrás, igual ao fraque. Este blazer geralmente é preto com as lapelas de seda e tem três botões de cada lado. O colete é branco em formato de V com três botões. A camisa é branca com a gola alta e as pontas viradas. A calça deve ser da cor do paletó e a gravata utilizada é a borboleta branca! As meias devem ser pretas de seda e o sapato preto de couro.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como combinar terno e calça jeans?
Ternos estilosos, como escolher?
Terno cinza grafite, aprenda como usar!
O melhor tipo de terno para cada tipo de corpo
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.