Saia masculina, onde comprar? Como usar?
A ascensão da moda sem gênero é algo que vem crescendo ultimamente. Desde quando começou, surgiram roupas tradicionalmente femininas, incluindo bolsas e botas de salto alto, como peças de destaque em algumas das coleções mais comentadas sobre os homens. Agora, existem as saias masculinas que estão fazendo a cabeça e estilo de muitos homens por aí.
Saia para homem: origem da tendência
Se você não percebeu essa tendência nos últimos desfiles, pelo menos já viu alguns dos looks mais atraentes entre os famosos. Mas a tendência não é tão nova assim, e embora possamos ir de volta às origens dos kilts escoceses, designers famosos já se interessavam por esse visual há quase uma década. Os famosos estão apenas adotando essas ideias e começam a tornar mais popular e mais aceitável a ideia de usar saias.
Leia também
A moda da saia masculina: tendência atual
Hoje, a saia está sendo integrada às coleções dos designers, com muito menos exuberância e com uma adoção sendo melhor aceita. Agora, mais do que nunca, juntamente com bolsas masculinas, homens com disposições de estilo particularmente inovadoras estão adotando a tendência fora da passarela com a intenção de elevar esteticamente um ajuste, e não para que as pessoas comecem a questionar as escolhas de roupas dos homens.
E, se você gosta do que vê, muitos designers recentemente trouxeram suas ofertas para as fachadas de lojas online de varejistas, apresentadas não em uma seção totalmente nova de “saias masculinas”, mas lado a lado com cortes de calças mais comuns.
Como usar saia masculina?
Se você tem dúvidas de qual modelo de saia usar, é sem bom começar com um kilt escocês. É um modelo simples, fácil de combinar com várias peças, e o mais tradicional para usar.
Saindo do mais tradicional, outra boa opção é combinar uma calça com uma saia. A calça não pode ser muito larga, e modelos skinny podem ser bem vindos. Calças rasgadas ou em cores mais claras/escuras que as saias podem ainda dar um visual bem grunge ao estilo.
Saias que tem camadas são muito bem vindas também. Elas adicionam mais interesse ao visual, sem deixar a saia exageradamente volumosa.
Na parte superior do corpo, evite camisas ou camisetas muito largas. E definitivamente, não tente usar as saias em um ambiente formal, salvo se você estiver indo para um evento tradicional escocês.
O que fazer e o que evitar em saias masculinas?
Escolha saias masculinas de diferentes tecidos. Couro, flanela e algodão são sempre boas opções. Tente fugir de tecidos muito pesados ou fluidos, com o a seda. Estes tecidos são muito femininos e não combinam com os homens.
Evite saias masculinas que tenham um tamanho menor do que seus joelhos. Homens combinam com saias mais longas, mesmo quando usando as saias em camadas com uma calça por baixo.
Cores sólidas, tradicionais, como preto, cinza, e tons mais escuros são bem vindos. Cores extravagantes podem ser interessantes se você for para uma praia ou uma festa, mas evite em visuais mais casuais.
Saias com padrões, apenas se forem listras ou xadrez. Estampas não são bem vindas na moda das saias masculinas.
Esperamos ter te ajudado a começar no uso das saias masculinas. Se você tem alguma sugestão de look ou dúvida, deixe nos comentários!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
10 dicas de moda para homens gordinhos
Moda masculina verão 2013 – Principais tendências
Roupas na moda para o homem idoso! Presente para seu pai!
Moda masculina anos 80, conheça!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.