Informações sobre implantes dentários

Em Estética por André M. Coelho

Os implantes dentários modernos e próteses dentárias existem a aproximadamente 25 anos, e são o meio mais eficaz e seguro de solucionar a perda dos dentes e os problemas que essa perda acarreta: problemas estéticos, problemas de mastigação e problemas maxilares. O processo de implante dentário é dividido em duas etapas. A primeira é a implantação de raízes artificiais que serão a base de sustentação da prótese. Essas raízes são como parafusos feitos de titânio e que se são implantadas na gengiva. É um processo cirúrgico simples, indolor e rápido. A segunda etapa é a conexão da prótese dentária, os dentes artificiais, de um ou mais dentes. Cada prótese será idêntica ao dente perdido, recuperando a estética e as funções físicas. Os dentes podem ser de prata, paládium, titânio ou ouro, e são recobertos por resina acrílica ou porcelana (cerâmica). Mas a segunda etapa não é imediatamente após a primeira.

Leia também

É necessário de 3 a 6 meses de cicatrização do implante, pois ele necessita se integrar ao osso, para somente depois ser acoplado o dente definitivo que será sustentado permanentemente. Enquanto acontece a cizatrização o paciente usa uma prótese provisória, fixa ou removível.

Implante dentário

Implante e prótese dentária


Para que se inicie o processo do implante é necessário planejamento entre o paciente e o médico. É necessário medir o volume ósseo do maxilar, pois quanto maior for o volume de ossos, melhor o implante, pois a raíz artificial integrada ao osso será uma melhor sustentação para o novo dente. Caso o paciente tenha uma quantidade insuficiente de volume ósseo no maxilar deverão ser feito enxertos e outros procedimentos para deixar a gengiva em condições favoráveis para o implante. Caso o paciente tenha hábitos de higiene duvidosos, e estiver presente casos de cárie, canais, placa bacteriana, estes problemas deverão ser resolvidos antes do implante dentário.

Existem no Brasil quase 40 tipos de implantes diferentes a depender das condições físicas e financeiras dos pacientes. Mas de um modo geral, os implantes funcionam de acordo com a forma descrita.

Preço: Para cada dente implantado de modo completo (raízes de titânio, conectores e dente de porcelana) o valor não sai por menos de R$2.500,00.

As próteses definitivas são muito duráveis, mas podem ser trocadas no intervalo de alguns anos. Você deverá frequentar o dentista especialista em implantes com uma certa periodicidade, e nos check-ups ele dirá sobre o melhor a ser feito. Anualmente é recomendável o desparafusamento e o polimento dos dentes.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

2 comentários para: “Informações sobre implantes dentários”

  • Marcelo

    Gostaria muito de por implante dentário, perdie praticamente todos os dentes parte do cima.fica muito caro? Obrigado desde já aguardo resposta.

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Marcelo, o valor varia de região para região, mas lembre-se que é um resultado definitivo.

      Responder

Deixe um comentário