O que é e como tratar foliculite?

Em Comportamento por André M. Coelho

Muitos homens sofrem muito com a foliculite na pele do rosto, principalmente. E é muito importante cuidar desse problema, porque ele pode se agravar e deixar cicatrizes na sua pele. Por isso, é muito importante entender este problema e suas possíveis soluções.

Vamos então conhecer mais sobre a foliculite e seus problemas?

O que é foliculite?

Foliculite é uma inflamação comum dos folículos pilosos. Os folículos são as aberturas na pele onde o cabelo cresce. A erupção aparece como pequenos colisões vermelhos ou colisões de pus que podem coçar ou ser levemente dolorosos.

Leia também

A foliculite é comum nas nádegas, braços e pernas – especialmente as coxas. A maioria melhor melhora em 7 a 10 dias. Às vezes, depois que a erupção se foi, as marcas escuras podem ser deixadas para trás. Estas não são cicatrizes, e as marcas escuras vão embora com o tempo.

O que causa foliculite?

Existem várias razões pelas quais os folículos pilosos podem ficar inflamados (vermelhos ou irritados):

Infecções bacterianas. Uma infecção por bactérias comuns ou normais na superfície da pele é a causa mais comum de foliculite. Também pode vir de bactérias que crescem em banheiras de hidromassagem.

Pelos encravados. Isso pode ocorrer depois de barbear o cabelo em qualquer lugar do corpo. Como o cabelo se arrepende, pode se enrolar na pele, causando irritação.

Fricção (esfregando) de roupas apertadas ou equipamentos esportivos.

Folículos bloqueados. Hidratantes espessos, medicamentos, bandagens apertadas, equipamentos esportivos, elenco ou chaves podem conectar os folículos pilosos.

Suor excessivo.

Cuidados com a pele masculina

Caso tenha foliculite, tratamentos da pele podem ajudar a reduzir a inflamação e os problemas. (Imagem: Australian Health Clinic)

Como identificar e tratar a foliculite?

Um médico pode diagnosticar a foliculite por exame físico. Se houver preocupação de que possa ser causada por bactérias, o médico pode pegar uma amostra de pus para ser testada pelo laboratório.

Para foliculite causada por uma infecção bacteriana, o médico pode sugerir ou prescrever:

Antibióticos tópicos. Este é um creme ou pomada que é colocado na pele.

Banho com cloro. Adicione ¼ xícara de alvejante a ½ de banheira de água morna. Mergulhe em um banho desses duas vezes por semana durante 10 a 15 minutos. Isso pode ajudar a manter a foliculite bacteriana de voltar.

O que fazer em casa para cuidar da foliculite?

A foliculite pode ser evitada seguindo essas estratégias:

Barbear: barbear com cuidado. Use uma navalha elétrica ou uma nova lâmina toda vez que você se barbeia. Mantenha a área raspada limpa e tente evitar cortes e beliscões. Aplique uma loção hidratante depois que você se barbeia. Se tiver problemas com lâminas, use um barbeador elétrico.

Vestuário: Evite roupas constritas. Roupas apertadas, especialmente jeans e roupa atlética, podem causar atrito e irritação do folículo piloso.
Banheiras de hidromassagem: Evite banheiras de hidromassagem que não são bem mantidas. Se você possui uma banheira de hidromassagem, mantenha os níveis de cloro e o pH conforme recomendado.

Sabão antibacteriano: Use sabões de barra antibacterianos. Use lavagens de pele que contenham peróxido de benzoíla.

Quando chamar o médico para a foliculite?

Se as protuberâncias da pele ficarem muito incômodas ou dolorosas.

Se elas não estão melhorando ou continuarem a aparecer.

Se houver uma grande área vermelha, dolorosa de pele que se sente forte ou tem muita drenagem de pus.

A foliculite tem cura, e geralmente demanda apenas cuidados caseiros. Mas se ela insistir, faça um tratamento com um médico para resolver seu problema.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário