Pulseiras para homem: dicas para combinar com suas roupas

Em Roupas e acessórios por André M. Coelho

Pulseiras e braceletes são um exagero para homens? Você ainda pode usar uma e se sentir masculino? Quando o mercado de braceletes femininos supera o dos homens, é fácil entender que as pulseiras são muito mais do que uma coisa feminina e deixar por aí mesmo. Mas, como qualquer acessório, as pulseiras podem ser parte do guarda-roupa de um homem elegante. Elas são um destaque e uma opção, não uma necessidade. E podem combinar com qualquer estilo e moda que você escolher. Mas como fazer essa combinação?

Pulseiras para homem: o básico da combinação com suas roupas

Uma vez que começamos com a premissa básica de que sim, os homens podem usar pulseiras se quiserem, a questão se torna “por que eles querem?”

Leia também

O papel de uma pulseira bem escolhida não é diferente do papel de qualquer outra peça de joia, como um colar ou um anel. Está lá para ser um destaque notado e não a peça central de sua roupa, mas definitivamente uma parte distinta da aparência.

Qual forma a pulseira vai depender das roupas que você gosta de usar. Se você está de terno e gravata, algo metálico e sofisticado é um ajuste natural. Se o seu guarda-roupa for mais voltado para as calças sociais e as camisas tropicais, você provavelmente vai se sair melhor em pulseiras de couro, cordas e cordões com uma aparência natural.

Em ambos os casos, no entanto, observe que o papel da pulseira é o mesmo: ela enfatiza sua aparência geral. Como um monte de bons destaques, funciona como uma espécie de “prova” social que você quer ver do jeito que você faz. Você não é apenas um cara que colocou um terno porque teve que fazer isso – você é um cara que tem tempo de fazer um terno parecer bom, e o bracelete ajuda a deixar isso claro.

Tal como acontece com os colares, é bom que a pulseira pareça um pouco desgastada e quebrada. Um metal muito brilhante parece chamativo. Você quer que as pessoas pensem que você é dono do bracelete há anos e que esteve em aventuras estranhas e exóticas com ele.

Uma última nota que vai ser verdade para qualquer pulseira aqui: escolha o tamanho certo. Uma grande e desajeitada pulseira de metal deslizando para trás e para a frente fica velha rapidamente. Qualquer coisa com peso significativo deve estar bem perto; coisas mais leves, como peças de corda e cordão, podem ter um pouco mais de folga, se você quiser.

Pulseiras masculinas

Escolha pulseiras que combinem com seu estilo e personalidade para não criar um estilo ruim. (Foto: FashionBeans)

Como usar e exibir pulseiras masculinas?

Parte do problema com pulseiras masculinas é que a maioria dos artigos masculinos clássicos não deixa espaço para isso. A menos que você tenha em mente as suas mangas feitas com pulseiras, os punhos de camisa e terno estarão competindo pelo mesmo espaço que as pulseiras (e também os relógios, se você usá-los).

Isso faz das pulseiras um fenômeno de verão, quando as mangas curtas deixam muito espaço para mostrá-las. Mas você também pode usá-las em roupas de manga comprida, e basta usar um pouco de bom senso. As diretrizes básicas sobre como usar uma pulseira sem parecer estranho são bem simples de seguir.

Trate pulseiras como relógios de pulso: elas ficam contra a pele, sob quaisquer mangas compridas o suficiente para cobri-las.

Empilhe tantas pulseiras de cordão fino no mesmo pulso que desejar, mas não use várias pulseiras grossas de metal.

Da mesma forma, um relógio de pulso parece bem com pulseiras de cordão fino, mas não com um de metal grosso. Não misture mais de uma grande banda de metal no mesmo pulso.

Um pulso nu sempre parece melhor do que os dois pulsos ocupados. Combinar pulseiras em cada pulso é definitivamente ruim.

Como qualquer conjunto de “regras” na moda, há exceções aqui, e haverá caras que fazem a exceção ocasional parecer ótima. Mas, na maioria das vezes, atenha-se às diretrizes, especialmente quando você está apenas começando.

É fácil parecer estranho se você tiver um bracelete mal colocado ou incompatível como se estivesse tentando acentuar com estilo, mas ainda não está muito claro. Mantenha simples e discreto até pegar o jeito das pulseiras.

Tipos de pulseiras para homens e as roupas que combinam com elas

Provavelmente você pode identificar uma pulseira que definitivamente não é para homens sem nenhuma educação: as escassas bandas de metal cravejadas de pedras preciosas são basicamente jóias femininas.

Mas isso deixa um campo de opções surpreendentemente variado, e nem todas são coisas com as quais o homem que antes era um bracelete necessariamente pensaria. Aqui estão alguns dos principais estilos que ainda estão em uso hoje:

Pulseira de metal masculina

Este é provavelmente o estilo mais sofisticado de pulseira para homens, e é o tipo que você provavelmente verá emparelhados com ternos e gravatas.

A variedade de tuois disponíveis aqui é bastante ilimitada, mas o efeito geral é o mesmo: uma única declaração sólida, ousada, no seu pulso. É organizado, masculino e um pouquinho destacado.

Uma única pulseira de metal é boa quando você quer algo com um pouco de destaque e arrogância. Combine com roupas simples, mas elegantes (e vistosas) e deixe falar por si mesmo toda vez que ela brilhar por baixo de suas mangas.

Talvez você precise manter as mangas da camisa um pouco mais curtas do que a maioria dos homens, dependendo da espessura da pulseira e de onde você a posiciona no pulso. Não use-a em cima de uma camisa, no entanto, você vai ter uma pequena franja aparecendo para além da pulseira.

Evite qualquer coisa muito chamativa. Uma ou duas cores de metal são muitas, e você definitivamente não precisa de pedras preciosas também. A maioria dessas pulseiras é muito grossa para combinar com um relógio de pulso e é uma escolha de um ou outro.

Pulseira de cordas masculina

Vá para o extremo oposto da escala de bandas de metal e você tem pulseiras de cordas em várias espessuras.

Algumas delas são decoradas e outras não. Pulseiras de cânhamo com contas tecidas são adornos clássicos de surfistas, enquanto celebridades já foram vistas com cordas e contas de Kaballah.

Estes tipos de pulseiras tem a vantagem de serem muito fáceis de personalizar e se você levar uma ou duas horas para praticar, você pode fazer a sua própria sem muito esforço. Elas são relaxadas e ligeiramente contraculturais de uma forma bem moderna.

Você provavelmente não pode usar uma pulseira de corda em uma reunião do conselho em um negócio conservador a menos que você já tenha uma reputação muito bem sucedida, caso em que você pode forçar os limites um pouco, mas na maioria das outras configurações é apenas um peculiar toque pessoal. Você as verá em todo o lugar em uma empresa que deseja cultivar um ambiente mais criativo, como estúdios de design gráfico ou empresas de software.

Pulseiras de borracha para homens

Pulseiras de borracha estão geralmente associadas a uma causa.

No que diz respeito ao estilo, elas tendem a ser de cores vivas e um pouco baratos, o que significa que você deve usá-las mais por diversão do que por valor artístico. Use-as quando quiser um pouco de cor e quando estiver indo para um evento social descontraído em que elas possam puxar boas conversas.

Vestindo a mesma pulseira todos os dias, não importa qual seja a sua roupa, não é recomendado. Alguns caras vão fazer isso, mas tente encontrar uma maneira melhor de apoiar sua causa de escolha. As pulseiras realmente não fazem muito em termos de suporte prático, e usá-las dia após dia pode parecer um pouco incômodo e/ou obcecado para pessoas que não investem em sua causa.

É a escolha de cada cara, e você deve fazer o que acha que é certo mas, pelo menos, coloque algum pensamento em outras formas de ativismo, se há algo que você realmente se importa e dar ao seu estilo uma chance de variar um pouco enquanto você trabalha nisso.

Pulseiras de rock

Esta é uma categoria ampla, mas pense em correntes de crânios de prata com olhos vermelhos de strass, um escorpião enrolado em outro e outro simbolismo “durão”: isso é uma jóia de rock & roll em poucas palavras.

Como um estilo amplo, entra e sai de moda o tempo todo. Ignore a tendência do momento e use-a se você gostar dela, pois ela estará de volta “em breve” e a maioria das pessoas não se importará com esse tipo de coisa.

Você provavelmente não quer usar o material mais grosso com ternos e gravatas, mas além disso, é bastante flexível. Alguns caras podem até mesmo puxar algo como uma corrente de crânios cromados usados ​​com um terno, desde que tenham a gola aberta e o penteado tenha alguma atitude.

Pulseiras de couro masculinas

Sólido ou trançado, o punho de couro preto é um estilo punk clássico. Vai muito bem com vários looks e alguns acessórios, ou com jeans pretos e uma camiseta preta com um logo da banda, e parece meio estranho com qualquer outra coisa.

Couro colorido é uma criatura ligeiramente diferente, e pode ser usado por caras que querem a largura de uma grande banda de metal sem o destaque e o peso. Os punhos trançados em couro marrom são um clássico no estilo e tem um pouco de destaque entre os adeptos de visuais esporte fino.

Pulseiras com tags

Estas foram emitidas para soldados na Segunda Guerra Mundial e se tornaram um estilo civil na década de 1950. Por causa da herança clássica, eles ocasionalmente reaparecem, ainda no mesmo estilo básico: uma fina corrente de metal com uma placa retangular centralizada na parte superior do pulso, como o mostrador de um relógio.

A única razão real para usá-las é se você quiser um look retro. Acontece que os caras realmente querem isso, e regularmente. Tenha um ao redor se você gosta do estilo, e combine com uma calça jeans justa e uma camiseta branca para o visual americano pós-guerra.

Se foi bom o suficiente para James Dean, é bom o suficiente para você de vez em quando. Não faça muito disso um hábito.

No final do dia, uma boa pulseira faz o que qualquer outro bom acessório faz: complementa a roupa que você usa.

Como suas roupas mudam de um dia para o outro, você quer comprar pulseiras que funcionem com seu estilo pessoal preferido. O que quer que você use na maior parte do tempo, procure pulseiras que pareçam complementos naturais.

Isso pode significar grandes braceletes ousados ​​de metal sólido para um cara e tranças de couro colorido para outro cara ou um homem pode querer tanto um quanto o outro em sua coleção, para usar em diferentes cenários.

Comece com algumas peças simples que combinam com suas roupas favoritas e veja se você gosta de ser um cara que usa pulseiras de tempos em tempos. Se você fizer isso, você sempre pode expandir a coleção ainda mais.

Quais combinações vocês usam para pulseiras? Quais modelos vocês mais gostam?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário