Depilação masculina
Antigamente era comum que homem deveria ser peludo. Se não tivesse naturalmente pelos pelo corpo não era nenhum problema, mas depilar era algo inimaginável no universo masculino. Ainda há hoje em dia quem pense assim mas felizmente a maior parte da sociedade já percebeu que a depilação é parte dos cuidados com a beleza e aparência, especialmente para pessoas que fazer da beleza o seu ganha pão.
Para o mercado feminino já existiam centenas de produtos para depilação e agora tais produtos estão sendo especializados para homens, que tem exigências diferentes para o resultado da depilação. Em geral os produtos usados são os mesmos, mas existem também produtos que são específicos para depilação masculina ou feminina.
Leia também
Tipos de depilação masculina
Creme depilatório para homens
É um tipo de creme que ao ser aplicado sobre a região a ser depilada facilita a retirada dos pelos com uma espátula ou mesmo um algodão. Os pelos ficam macios e saem facilmente. Deve se aplicar o produto e deixar agir por 5 a 10 minutos, não mais que isto. Leia o rótulo e modo de usar para não correr riscos. Os pelos voltam em pouco tempo depois da depilação com estes cremes, mas é um processo rápido de ser feito e que não agride muito a pele, além de não doer.
Cera fria
Depilar ou não depilar? E a dor? Bem, a depilação com cera é em geral dolorosa. Há mulheres que juram não sentir nada e dizem até que já se acostumaram com a dor. Prefiro acreditar que mulheres são mesmo mais resistentes a dor e por isso não se importam tanto. A depilação com cera tem a vantagem de tirar o pelo pela raiz, o que faz com que demore mais para voltar a crescer e além disso uma caixa com 6 pares da folha de cera custa menos de 20 reais. É um método barato e que com certa prática pode ser feito rapidamente. Leia com muito atenção as recomendações de utilização antes de começar e se estiver inseguro peça ajuda alguma mulher que já tenha utilizado.
Depiladores elétricos
Homens gostam muito de aparelhos eletrônicos e um depilador elétrico de 100 reais pode ser um investimento e tanto para o homem que quer se depilar. É prático e rápido mas provoca tanta dor quanto a cera pois ele não corta o pelo como um barbeador, mas puxa o mesmo para que saia com a raiz. A vantagem é que agride menos a pele do que a cera e o resultado dura praticamente o mesmo tempo, em torno de duas semanas. Outra vantagem em relação à cera é o fato que faz menos sujeira, mas como o depilar é pequeno o tempo para se depilar pode ser um pouco maior.
Depilação com cera quente
Este é o método mais utilizado quando a depilação é feita no salão, mas já é necessária alguma prática para não provocar mais dor que o normal e obter um resultado de qualidade. Se quiser fazer a depilação com cera quente em casa é bom você já ter visto o procedimento antes para não errar. A cera quente também retira os pelos pela raiz e quase toda parte do corpo pode ser depilada como costas, peito, pernas, virilha e mesmo o rosto. A vantagem da cera quente é que ela permite uma dilatação dos poros antes de retirar o pelo.
Depilação à laser
É uma técnica ainda recente e promove uma depilação definitiva. Precisa ser aplicada por um profissional capacitado e com equipamentos de qualidade para não provocar queimaduras na pele. Tem sido muito utilizada para eliminar de vez a barba ou o pelo das costas e do pescoço. Não confunda com fotodepilação: esta não é permanente, diferentemente da depilação a laser.
Qual o melhor tipo de depilação masculina?
Espero que com este resumo você tenha entendido um pouco mais sobre as principais técnicas de depilação masculina. Caso você fique constrangido de ir a um salão se depilar, saiba que já existem vários salões especializados em depilação masculina e neste caso não há com que se preocupar. O melhor tipo de depilação é aquele que vai atender às suas necessidades, mas recomendamos a depilação a laser masculina para quem tem problemas sérios de excesso de pelos ou pelos encravados.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Depilar ou não depilar? Uma questão masculina!
Depilação à laser faz mal? Riscos que ninguém lhe conta!
Como tirar pelos do rosto?
Como descolorir os pelos do corpo?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.