Você sabe escolher relógios?
No Beleza Masculina, você aprendeu um pouco mais sobre escolher relógios e como presentá-los. O que mais então seria necessário saber sobre relógios que nós ainda não falamos? Será que você está realmente convencido que precisa de um deles ou ainda não tem muita certeza? Vamos ajudar a esclarecer as suas dúvidas.
Relógios não servem só para dizer o tempo. Hoje em dia são muitos os modelos que te falam a data, fusos horários, lembram você de compromissos, funcionam como despertador e, modelos mais modernos, possuem até leitores de batimento cardíaco. Além disso, eles estão na moda e são acessórios importantes para um estilo ultra-fino.
Leia também
Seu prestígio é inigualável e algumas marcas de relógio carregam consigo séculos de tradição e status, além da beleza agregada na arte manual de um relógio bem feito. Quando é feito um investimento em um relógio, você tem uma relíquia em potencial, que pode ter até ter seu valor aumentado perante colecionadores ou quando possuir metais e pedras preciosas em sua construção.
Mesmo que você não queira investir muito em um relógio, existe um modelo para você em algum lugar, com a mesma qualidade de modelos mais caros. A variedade de construções é grande e as possibilidades de compra também o são.
Uma informação que poucos possuem é que relógios de quartzo são geralmente mais precisos do que relógios mecânicos, por duas razões. Primeiramente, relógios mecânicos têm muitas partes móveis. Isso significa mais atrito e menos precisão com a interação das partes. Relógios digitais não têm partes móveis, mas dependem da vida útil da bateria. Dois, o cristal de quartzo tem constantes vibrações e é surpreendentemente freqüente, permitindo relógios para medir o segundo com uma precisão sem precedentes. Um relógio de quartzo deve funcionar corretamente por anos, com sua bateria durando até 5 anos.
Os relógios mais caros são aqueles feitos com metais preciosos, como o ouro ou platina e decorados com pedras preciosas. Eles também exigem o trabalho de artesãos qualificados. Alguns dos melhores relógios são feitos à mão por mestres relojoeiros que passaram uma vida a desenvolver seu ofício. A seleção de um relógio, como a seleção de qualquer peça de jóia, deve ser baseada em gosto pessoal acima de qualquer coisa. Relógios de hoje não são apenas cronometristas, mas são considerados acessórios de moda importantes. Muitos, inclusive, compram mais de um modelo para ter disponível diferentes combinações no guarda-roupa.
Mas não importa o estilo de relógio que você escolher, existem algumas orientações a seguir. Compre um relógio de marcas de renome ou um cujo desempenho tem uma boa reputação. Para evitar ser roubado, sempre compre de um joalheiro respeitável que você conhece e confia e que seja recomendado por outros. Ele tem de ser uma pessoa cessível e que estará sempre disposta a dar conselhos de venda e compra de relógios. Uma vez que é difícil, senão impossível, para as pessoas não treinadas para detectar uma falsificação, evite promoções muito chamativas, principalmente na internet e a compra de amigos ou leigos na rua ou outras lojas não especializadas. Leia a garantia e certifique-se de que o fabricante está por trás dela, fazendo uma ligação para o representante da marca e comunicando o número serial ou de registro do seu relógio.
No pós venda, não se esqueça nunca: confie seu relógio apenas a um representante oficial da marca ou a um joalheiro de renome. Tenha o telefone e contato dele em mãos para possíveis reparos após quedas, batidas muito fortes ou mesmo uma manutenção periódica após você verificar problemas na marcação de horas ou outros similares. Quanto melhor você cuidar do seu relógio, mais valor você estará agregando a ele e mais tempo você terá este estiloso companheiro em seu guarda-roupas.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Roupas na moda para o homem idoso! Presente para seu pai!
6 dicas para descobrir seu estilo pessoal
Moda masculina anos 80, conheça!
Em qual braço usa relógio? Faz diferença?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.