Como desamassar jaqueta de couro?

Em Moda masculina por André M. Coelho

Eu sempre quis comprar uma jaqueta de couro, mas ainda estou tentando encontrar o modelo certo. Enquanto muitos que olham todo aquele olhar estressado e angustiado à medida que o couro envelhece, prefiro roupas nítidas e personalizadas, o que me fez pensar em como você deve manter sua jaqueta sem amassados.

Felizmente, o processo de remover amassados de uma jaqueta de couro não é tão difícil quanto parece. Aqui estão algumas estratégias diferentes que você pode adotar, dependendo da gravidade dos amassados da sua jaqueta:

Desamassar jaqueta de couro no vapor do seu banho

Acelere o banheiro ligando o chuveiro e deixe o casaco ficar por cerca de 15 minutos. O vapor tornará o couro mais flexível, o que lhe dará a oportunidade de puxar os vincos esfregando-os até ficarem menos visíveis. Para garantir a segurança, eu também usaria condicionador de couro em sua jaqueta assim que todos os amassados aparecerem, porque muito parecido com a nossa pele, uma vez que sua jaqueta está sem vapor, ela secará um pouco.

Leia também

Como desamassar o couro com ferro de passar?

Defina o ferro para aquecer, coloque uma fronha grande de algodão ou linho sobre o amassado e pressione-a suavemente por alguns segundos. Você também pode usar papel ofício marrom como proteção para a jaqueta. Faça isso por pequenos períodos, e vá verificando o resultado, com cuidado para não estragar sua peça de couro.

Desamassar jaqueta de couro

Cuide de sua jaqueta de couro tirando os amassados dela. (Foto: YouTube)

Use livros pesados sobre a jaqueta

Se você comprou a jaqueta dos seus sonhos e ela acabou enrugada entre a loja e o armário, coloque a jaqueta em uma superfície plana e empilhe livros pesados ​​durante a noite (ou realmente, por quanto tempo for necessário para suavizar as linhas finas). Outros pesos podem ser colocados sobre os livros, ajudando mais no processo.

Use álcool na jaqueta de couro

Se sua jaqueta é feita de couro acabado, você pode usar álcool para suavizar os vincos. O couro acabado tem uma textura mais rígida porque foi finalizado com um revestimento protetor. Se você arranhar levemente sua jaqueta em um local discreto e a mesma cor do ambiente, a jaqueta será feita de couro acabado. Se for couro inacabado, sua melhor aposta é o truque do chuveiro.

É melhor testar o álcool em sua jaqueta antes de usá-lo: escolha um local discreto e esfregue um pouco usando um pano branco e sem fiapos. Se o seu couro não ficar descolorido e nenhuma cor esfregar no seu tecido, você estará pronto. Esfregue os amassador e reformule o couro o máximo que puder antes de aplicar e aplique uma camada fina usando seu pano sem fiapos.

Sua jaqueta deve estar úmida, mas não encharcada. Puxe o couro amassado da mesma forma que você faria com a massa, colocando tensão no vinco até que desapareça. Quando a jaqueta estiver do seu agrado, absorva o excesso de álcool e deixe secar completamente.

Como o álcool também limpa o couro, limpe a jaqueta inteira depois de tirar os vincos. Assim como quando lavamos a louça, a última coisa que você quer ver quando a jaqueta seca é manchas.

Por fim, convém restaurar a umidade do couro usando seu condicionador de couro favorito. Aplique uma camada leve com um pano sem fiapos e massageie-o no couro usando um movimento circular. Quando sua jaqueta estiver impecável, deixe descansar durante a noite.

Como vocês cuidam de suas jaquetas de couro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário