Cabelo azul masculino: como fazer e combinar com seu estilo?

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Parece que os homens de hoje geralmente tingem o cabelo por três motivos. Muitos querem esconder as mechas de cabelos grisalhos que rastejam em seus penteados. Outros querem mudar sua aparência e adicionar um pouco de emoção ao seu estilo, ou fazer uma declaração de algum tipo. Os adolescentes querem se destacar no meio da multidão. Parece que entre todas as cores, o azul vem ganhando muita popularidade. Mas se você quer pintar seu cabelo de azul, é bom conhecer um pouco mais sobre a tintura para não acabar estragando seus cabelos.

Cabelo azul masculino e o nível da tintura

Primeiro de tudo, existem três níveis principais de produtos que você pode usar para colorir seu cabelo:

Leia também

Um produto de nível 1 é chamado de cor semi-permanente. Isso irá adicionar cor ao seu cabelo sem alterar drasticamente sua cor natural (daí o nome). Os produtos de nível 1 são geralmente usados ​​por homens com 50% de cabelos grisalhos, ou aqueles que querem aumentar ligeiramente sua cor natural. Os produtos de nível 1 geralmente duram de 6 a 12 lavagens e não pintarão seu cabelo permanentemente, pois não contêm amônia ou peróxido. Mechas azuis geralmente se encaixam nesse nível.

Um produto de nível 2 é chamado de cor demi-permanente. Os produtos de nível 2 tem um fator de melhoria de cor, que é um pouco mais visível do que o dos produtos de primeiro nível. A cor deve durar em torno de 24 a 26 lavagens, dependendo da sua força. Os produtos de nível 2 são geralmente usados ​​para misturar e cobrir cabelos grisalhos. Aqui se encaixam os cabelos azuis de temporada, para quem quer manter os cabelos nessa cor por um certo período.

Finalmente, um produto de nível 3 é conhecido como cor permanente. As cores permanentes são, como você deve ter adivinhado, permanentes. Homens que procuram uma mudança significativa na cor do cabelo devem usá-las. Nesse nível, seria prudente consultar um colorista profissional, pois o processo geralmente envolve mais de um passo. Seu cabelo pode precisar de branqueamento ou um processo de coloração dupla mais complicado, por exemplo. Porque a cor é permanente, você também será obrigado a retocar suas raízes a cada 4 a 6 semanas, enquanto seu cabelo cresce. Não recomendamos esse tipo de pintura para seus cabelos no tom azul, pois vai ficar muito mais tempo que deveria. A não ser que você queira cultivar um cabelo bicolor enquanto as raízes crescem, mas lembre-se que esse estilo é bem difícil de manter.

Cabelo azul claro

O cabelo azul masculino em um tom mais claro pode não ser pra todo mundo, mas adiciona uma boa dose de personalidade ao seu visual. (Foto: SloDive)

Como pintar o cabelo de azul masculino: profissional vs caseiro

Agora, antes de selecionar sua cor de cabelo, vamos ver os prós e contras de fazer o trabalho profissionalmente versus fazer você mesmo com um kit caseiro.

É sempre recomendável consultar um colorista profissional antes de tentar pintar o cabelo sozinho, especialmente se a mudança de cor exigir técnicas de processo duplo, branqueamento ou tonificação. Um colorista tem todas as ferramentas e conhecimentos para fazer o trabalho certo da primeira vez. Para encontrar um colorista qualificado, peça a amigos ou conhecidos por referências.

Por outro lado, para aqueles que procuram camuflar alguns cabelos grisalhos ou adicionar alguns destaques para uma mudança refrescante, e kits de coloração podem ser exatamente o que você precisa. Eles são fáceis de usar e definitivamente mais baratos do que fazer o trabalho profissionalmente. Há um monte de cores de cabelo “efeito especial” e outros kits de venda livre disponíveis para adicionar destaques naturais ao seu cabelo.

Qualquer que seja o produto escolhido, certifique-se de ler e seguir às instruções na caixa com cuidado extra. Eu não posso enfatizar isso o suficiente, pois muitos caras cometem erros permanentes e arruínam seus cabelos. Além disso, fuja das fórmulas caseiras de cores, pois elas tem grandes chances de acabarem com seus fios de cabelos.

Homens com cabelo azul e a escolha do tom

Agora, sem passar por cima de todas as “leis” das cores, aqui estão alguns pontos que certamente irão ajudá-lo a selecionar o tom de azul perfeito. Primeiro de tudo, a cor do cabelo é atribuída um número de nível de 1 a 10, 10 sendo o mais leve e 1 sendo mais escuro. Cores mais claras, como azul claro, refletem a maior quantidade de luz, enquanto as cores mais próximas do preto refletem o mínimo.

Em um nível muito simplificado, a coloração do cabelo é toda sobre encontrar a quantidade certa de cor para adicionar ou subtrair do seu tom de cabelo atual. Soa bem simples? Bem, não é. Há um amplo espectro de cores para escolher e alcançar a cor perfeita pode ser muito complicado. Sua escolha de tom de azul também deve ser baseada na análise de seu tom de pele.

Não há regra geral na determinação da cor de azul que melhor se adequará ao seu tom de pele. No entanto, os homens com pele mais escura ficam melhores com “tons mais frios”. Por outro lado, caras com pele pálida devem optar por cores mais quentes.

Mechas azuis nos cabelos

As mechas azuis no cabelo masculino são mais discretas e pode adicionar mais interesse aos seus cabelos. (Foto: Mens Haircuts)

Erros com a pintura do cabelo azul

O erro mais comum ocorre quando os homens tentam corrigir seus próprios erros de coloração. Se a cor que você comprou não aparecer como você pretendia, é imperativo que você consulte um colorista experiente para retocá-la. Usar um tom escuro sobre cabelos escuros pode deixar os cabelos em uma situação complicada.

Dicas de manutenção para os cabelos azuis

Finalmente, uma vez que você tenha colorido seu cabelo ao seu gosto, certifique-se de cuidar dele com estas dicas essenciais de manutenção:

Use um xampu e condicionador especificamente projetado para cabelos tratados com cor.

Para evitar que a cor do seu cabelo se desvaneça ao sol, certifique-se de usar um chapéu ou protetor solar apropriado (por exemplo, produtos para cabelo que contenham proteção UV) quando exposto.

Seu cabelo deve ser umedecido com água de nascente antes de entrar em cloro pois isso ajudará a diluir o cloro, que normalmente danifica a cor do cabelo.

Use um pente de dentes largos e enxugue o cabelo com uma toalha, em vez de secá-lo com uma toalha.

As cores brilhantes são melhores para os cabelos pré-clareados, por isso, ir ousado é outro trabalho que deve ser deixado para os profissionais se você não estiver interessado em uma combinação ruim. A forma mais simples e eficaz de conseguir isso é usar uma cor à base de água que não tem quaisquer substâncias químicas nocivas e não irá prejudicar o estado do seu cabelo.”

Fazendo as cores durarem

Enquanto homens com cabelos mais curtos que ainda estão crescendo não precisarão se preocupar muito com a retenção de cor, aqueles com cabelos mais longos, bem como nadadores regulares, podem tomar medidas para retardar o enfraquecimento.

Use um condicionador de preservação de cor após cada lavagem. Se você notar algum amarelecimento, retire um pouco do toner anti-amarelo, como um shampoo especial e continue a lavar com para retocar os tons.

Use uma máscara de tratamento de condicionamento profundo uma vez por semana para reabastecer a umidade do seu cabelo. A coloração é um processo químico, então você precisa manter o cabelo nas melhores condições possíveis para mantê-lo fresco.

https://youtu.be/Uo9uC7jgvtk

Dicas para tingimento de azul feito em casa

Sempre aplique a cor do cabelo durante o dia. Cor artificial não aparece bem sob luz artificial.

Certifique-se de seguir as diretrizes do fabricante e testar o corante escolhido em uma área escondida (por exemplo, atrás da orelha ou no pulso) 48 horas antes da aplicação, para garantir que você não seja alérgico a ela.

Mantenha uma toalha velha (de preferência preta) à mão. Não importa o quão bem você enxaguar seu cabelo, suas madeixas ainda podem reter um pouco do corante, então é sugerido usar uma toalha velha para secar o cabelo depois de enxaguar.

Você pinta seu cabelo? Você é um cara pra fazer por conta própria ou pintar o cabelo como uma tarefa que você confia apenas aos especialistas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário