Você lava suas roupas? Veja como tirar manchas, chiclete e ferrugem!

Em Moda masculina por André M. Coelho

Lavar suas roupas é um martírio do qual não dá pra fugir. Muitas vezes, só jogar as roupas em uma máquina de lavar de nada adiantará para remover as manchas mais persistentes. Por isso, é preciso estar sempre precavido e ter as técnicas corretas para tirar as machas.

Se a mancha é recente, nada como água com gás para remover as manchas imediatamente. Você pode também usar um removedor de manchas, se estiver em casa.

Para os praticantes de esporte, a pior coisa que tem são manchas de grama nas camisas. Não entre em pânico! Pegue uma escova de dentes velha e creme dental branco liso, passando e esfregando a escova sobre amancha. Lave em água limpa e repita o processo, se necessário, colocando as roupas para lavar logo em seguida.

Leia também

Agora, suponhamos que você tenha se machucado nesse jogo e ainda tenham algumas manchas de sangue na roupa. Use água oxigenada 3% para tirar o sangue. Quanto mais rápido você fizer isso, mais facilmente a mancha irá sair do tecido.

Sabe aquelas manchas de colarinho horríveis? Nada como um bom e velho xampu para tirá-las. Só esfregar um pouquinho e depois lavar normalmente. Nada como acabar com aquele marrom nojento, não é?

Nós amamos quando nossas namoradas se arruma todas para nós, não é? Incluindo a parte da maquiagem e o lindo batom. Batom que muitas vezes, mancha nossas camisas e blusas com muita facilidade. Para remover batom de tecidos escuros, pegue um pedaço de pão branco e remova a crosta. Use o centro macio e esfregue-a suavemente sobre a mancha até que ele pegue todo o batom. Estranho, mas funciona.

Guia prático para lavar roupas

Tirar manchas é fácil. Mas meu amigo, você vai precisar de braço para conseguir tirar algumas delas! (Foto: diylife.com)

E qual homem não gosta de um bom bacon? Quando comemos, nem nos importamos com a gordura, que cai nos lugares mais inoportunos. Use amido de milho (maizena) para absorver a gordura e depois tire com um pano seco. A mancha vai sair com facilidade e deixar sua roupa novinha em folha. Na próxima vez, não esqueça de usar um guardanapo para comer.

Se você já foi ingênuo o suficiente para ficar uma caneta esferográfica no bolso, você provavelmente aprendeu que não há nada de legal sobre a tinta explodindo todo suas roupas. Se você entornar tinta em uma peça de roupa, tente embeber a marca de tinta com álcool e tirá-la com um pano branco e limpo. Outro remédio antigo para remover marcas de tinta de roupas e outros tecidos é molhar uma esponja com leite e esfregar a mancha de tinta até desaparecer.

Já o vinho tinto…ah, o romântico vinho! Entornado em suas roupas, melhor ainda. Se a mancha vermelha é fresca, absorva o derramamento de imediato polvilhando-a com bicarbonato de sódio. Em seguida, logo que possível, estique o tecido manchado sobre uma grande bacia ou chaleira, protegerndo o tecido e derramando água a fervendo através da mancha.

Roupas que tem enfeites de metal ou ficam perto de metais podem facilmente ficarem manchadas por ferrugem. Removedores comerciais de ferrugem podem ser usados para retirar a mancha. Mas use com muita moderação para não estragar o tecido de suas roupas. Suco de limão com polvilho também pode funcionar. Só não use cloro ou seque sua roupa em máquina de secar, ou você estará selando o destino da mancha permanente.

Para remover chicletes, existem muitos métodos diferentes. Um deles, você pode usar gasolina para descolar o chiclete de suas roupas. Um dos mais populares é o método de congelamento: coloque a parte da roupa com o chiclete em um saco plástico com água, certificando-se que o chiclete não encoste no saco. Depois, coloque a roupa no freezer por várias horas. Retire do freezer e descasque a goma o mais rápido possível com a ponta de uma faca ou faca de manteiga. Congelar o chiclete com um cubo de gelo também funciona.

Tem mais manchas que vocês gostariam de saber como remover? Deixe suas sugestões nos comentários e compartilhe suas experiências de lavanderia!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário