Traje a rigor masculino – O que usar?

Em Moda masculina por André M. Coelho

É uma grande confusão os nomes dos tipos de vestes para homens e mulheres no Brasil! Assim como trajes sociais e de gala, o traje a rigor entra lá fora na mesma definição, o “Formal Wear”. Isso acaba gerando muita confusão e boa parte dos homens não entendem muito bem quais roupas são permitidas ou não com um tipo ou outro de código de vestes. Porém, tais diferenças sutis no Brasil são aquelas que vão diferenciar um homem elegante daquele que estará passando vergonha durante o evento para o qual foi convidado.

Trajes sociais tem cortes mais retos para os blazers e permitem o uso de uma gravata normal. Já trajes a rigor demanda o uso de um colete com cortes mais “agudos” e a gravata borboleta.

Leia também

A principal diferença entre um traje de gala e o traje a rigor está na formalidade. Ambos podem ser considerados trajes de gala. Porém, no caso da gala, é melhor aceito o “White Tie”, ou seja, um colete com caudas e mais curto na parte da frente e a gravata borboleta branca. É o grau máximo de formalidade, mas que se mistura “bem” com o “Black Tie”.

Chegamos então ao Black Tie ou traje a rigor. Sua utilização é demandada em eventos mais importantes, tais como noites de gala, festas privadas e formais, eventos muito formais, entregas de prêmios (como o Oscar) e por aí vai.

Traje a rigor

Tenha certeza de que no Black Tie, quando mais básica for seu smoking, mais correto ele estará. (Foto: http://modaparahomens.com.br)

Apenas e somente o uso de smoking é permitido com o Black Tie. A calça deve ser obrigatoriamente preta, acetinada dos lados (em geral) e paletó de lapela acetinado, com uma camisa branca com ou sem pregas na frente. É necessária a utilização de uma faixa por cima da cintura, o cummerbund. Esta faixa pode ser de cetim e obrigatoriamente tem pregas em camadas.

O sapato deve ser preto com meias brancas ou escuras. O solado deve ser obrigatoriamente de madeira e a estrutura do sapato mais sólida do que flexível.

Smokings tradicionais para trajes a rigor tem 1 botão e gola de bico, mais pontuda. Já o moderno tem 3 botões e tem gola social. A escolha aqui vai por gosto pessoal.

Já na escolha do tipo de tecido, eventos da alta sociedade demandam a lã fria. Já festas e formaturas de 15 anos ou outros tipos de eventos podem ser ideais os tecidos sintéticos.

Cuidado para não ir formal até demais, uma vez que aí você já estará usando o White Tie.

Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre este tipo de traje masculino. Quaisquer perguntas, não deixem de perguntar nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário