O que você ganha dormindo melhor?

Em Saúde por André M. Coelho

Todos nós amamos dormir, especialmente após um dia de trabalho árduo. Uma boa noite de sono é superada por poucas coisas no mundo. Ignorado durante muito tempo por médicos e cercado por mitos, começamos hoje a entender um pouco mais da importância do sono para a saúde e bem estar. Na verdade, quando as pessoas dormem menos de 6/7 horas por noite, correm um sério risco de desenvolverem mais doenças.

Ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais são mais comuns durante as primeiras horas da manhã. Este fato pode ser explicado pela forma como o sono interage com os vasos sanguíneos. A falta de sono tem sido associada com a piora da pressão arterial e do colesterol, ambos fatores de risco para doenças cardíacas e derrames. Seu coração vai ser saudável se você dormir entre 7 e 9 horas de sono por noite.

Leia também

Pesquisas também mostraram que pessoas que trabalham no turno da noite têm um risco maior de câncer de mama e de cólon. Os investigadores acreditam que esta ligação é causada por diferentes níveis de melatonina em pessoas que estão expostas à luz durante a noite. A exposição à luz reduz o nível de melatonina, associado à proteção contra o câncer ao suprimir o crescimento de tumores. Certifique-se sempre de que o seu quarto é escuro o suficiente para ajudar o seu corpo a produzir a melatonina que necessita.

Uma noite de sono bem dormido

Uma boa noite de sono faz toda a diferença entre um dia produtivo e um dia de mau humor e completamente improdutivo. Se você está sempre com sono, é hora de rever sua hora de dormir para saber o que está acontecendo. (Foto: chesiel.com)

Quando seu corpo está privado de sono, ele entra em um estado de estresse. Funções do corpo são colocadas em estado de alerta, o que provoca um aumento da pressão arterial e uma produção de hormônios do estresse. Os hormônios do estresse também, infelizmente, tornam mais difícil o sono. Aprender técnicas de relaxamento para combater os efeitos do estresse são diferenciais nesse momento. Existem também técnicas de redução de estresse para o sono que podem ajudar. Nada como consultar um médico para saber como fugir deste problema.

O aumento nos hormônios do estresse  também aumenta o nível de inflamação em seu corpo, criando mais risco para problemas cardíacos relacionados com essa condição, bem como câncer e diabetes. E se você quer manter sua jovem beleza, pesquisa mostraram que as inflamação estão associadas como uma das causas da deterioração do corpo com a idade.

Um sono de boa noite faz você se sentir energizado e alerta no dia seguinte. Estar envolvido e ativo, não só te faz sentir-se muito bem, como também aumenta suas chances de dormir mais uma noite boa. Quando você acorda sentindo-se revigorado, use essa motivação para sair à luz do dia, fazer mais atividades, e se conecte com o mundo. Você vai dormir melhor na noite seguinte e aumentar o seu nível de energia diária.

Os pesquisadores não entendem completamente por que dormimos e sonhamos, mas um processo chamado consolidação da memória ocorre durante o sono. Enquanto seu corpo está descansando, seu cérebro está ocupado a processar o seu dia, fazendo conexões entre os eventos, estímulos sensoriais, sentimentos e memórias. Seus sonhos e sono profundo são momentos importantes para o seu cérebro fazer memórias e links. Dormir com mais qualidade vai ajudar você a lembrar e processar melhor as coisas.

Foi também descoberto que pessoas que dormem menos de sete horas por noite são mais propensas a ter excesso de peso ou obesidade. Pensa-se que a falta de sono impacta o equilíbrio das hormonais no corpo, afetando o apetite. Os hormônios grelina e leptina, importantes para a regulação do apetite, foram descobertos como deficientes após problemas com o sono. Então, se você está interessado em controlar ou perder peso, não se esqueça de buscar uma boa noite de sono.

Práticas saudáveis para dormir melhor

Praticantes de Yoga, devido aos constantes exercícios de meditação e respiração, relatam ter uma qualidade de sono muito melhor após as sessões de exercícios. (Foto: raisin-toast.com)

Cochilos durante o dia não são só uma alternativa eficaz e refrescante à cafeína, mas também, podem proteger sua saúde e torná-lo mais produtivo. Um estudo com 24.000 adultos gregos mostrou que as pessoas que cochilaram várias vezes por semana tiveram um risco menor de morrer de doença cardíaca. Pessoas que cochilam no trabalho têm níveis muito mais baixos de estresse. Cochilar também melhora a memória, a função cognitiva e o humor.

Muitos produtos químicos do seu corpo impactam diretamente no sono, incluindo a serotonina. As pessoas com uma deficiência de serotonina são mais propensas a sofrer de depressão. Você pode ajudar a prevenir a depressão com boas noites de sono.

Para concluir, pense no sono como um tempo para o seu corpo reparar danos causados pelo estresse, raios ultravioleta e outras exposições nocivas. Suas células produzem mais proteína enquanto você está dormindo, formando os blocos de construção para as células, permitindo-lhes reparar os danos. Além disso, é o momento que seu corpo está estabilizando a química dele para no dia seguinte estar funcionando perfeitamente. Portanto cuide bem do seu sono antes que você pife e tenha de gastar fortunas com sua recuperação.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário