Pelos pubianos e a adolescência! Casos engraçados!

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Os pelos pubianos. Um símbolo de masculinidade. Em alguns casos, também motivos de brincadeiras e gozações por parte dos amigos. Seja pelo excesso ou pela falta deles, sempre haverá um engraçadinho para zoar alguém sobre o assunto. Mas o quão normal são os pelos pubianos? Qual a idade certa para eles aparecerem? Eles surgem em grandes ou pequenas quantidades? Todos meus amigos tem pelos pubianos já, e eu não tenho. Será que tenho algum problema?

O crescimento dos pelos pubianos está associado a uma série de mudanças corporais nos homens. Elas envolvem o engrossamento da voz, o crescimento de pelos no corpo, desenvolvimento muscular, o crescimento e uma série de outros fatores biológicos. É o menino se transformando no homem. Para alguns, o processo começa bem cedo, a partir já dos 12/13 anos. Para outros, pode começar a partir dos 15/16 anos. O início desse processo é influenciado por muitos fatores, desde biológicos, como hormônios e a genética, até ambientais, como alimentação e a prática de exercícios físicos e esportes.

Leia também

Se amigos de sua idade já são estão em uma fase mais avançada da puberdade, não se preocupe porque você também chegará lá. E o aparecimento de pelos pubianos gera mais problemas do que soluções. Sim, porque se você for um rapaz higiênico, irá aparar pelo menos mensalmente tais pelos para que não fiquem grandes demais e prejudiquem sua vida sexual. Inclusive, a grande quantidade de pelos pode até ajudar na proliferação de fungos e bactérias que causam uma coceira muito desconfortável na região pubiana, principalmente quando o indivíduo tem muita sudorese ou pratica esportes constantemente.

Quando eles surgem, na verdade, eles aparecem como pequenos pelinhos e vão gradualmente se tornando mais espessos e escuros. O mesmo vale para todos os pelos de seu corpo. É assim também que surge o “bigode de trocador”. Dependendo muito de sua genética, os pelos podem surgem em grandes quantidades, em pequenas, mais esparsos ou mais densos.

Pelos pubianos

Saiba que independente da quantidade de pelos pubianos que você tiver, em algum momento será necessário que você os apare. Uma coisa que pode não ser muito agradável para todos. (Foto: voices.yahoo.com)

Dificilmente o não aparecimento de pelos estará associado a algum tipo de doença. Se os pelos não aparecem, mas sua voz está mudando, você já ejacula normalmente e tem pelos crescendo em outras partes do corpo, saiba que seu desenvolvimento está caminhando normalmente. Se você percebe que nada disso está acontecendo enquanto tem 14, 15 anos, é hora de visitar um endocrinologista para saber de seus níveis hormonais, pois um desenvolvimento tardio pode afetar sua saúde.

No mais, sempre converse com seu médico sobre suas dúvidas. É comum que adolescentes tenham vergonha de fazer esse tipo de perguntas, principalmente quando ela podem virar motivo para brincadeiras entre os amigos. Saiba que seu motivo nunca irá fazer brincadeiras de mau gosto com você e estará sempre disposto a esclarecer todas as suas dúvidas, te deixando mais seguro e tranquilo nessa fase tão delicada da vida de um homem.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário