Como tirar a oleosidade do rosto?

Em Estética por André M. Coelho

A pele oleosa pode ser um desafio. Ela geralmente em rostos de pele mais grossa e com mais poros. Certas coisas que você pode fazer em casa podem diminuir a oleosidade, refinar os poros e te dar uma aparência mais saudável.

Não utilize esfoliantes faciais na pele oleosa. Eles estimulam a produção de mais óleo. Em vez disso, utilize produtos que contenham ácidos hidroxi-alfa/hidroxi-beta, enzimas de abacaxi ou similares que ajudarão a remover o grude de sua pele.

Leia também

Limpe a pele de manhã e de noite com uma espuma de limpeza de pH suave. Sua pele tem um ‘manto’ de ácido protetor que queremos para manter as bactérias longe, já que elas não se multiplicam em ambientes ácidos. A maioria dos sabonetes são altamente alcalinos e tiram o manto ácido natural da pele, deixando-o vulnerável a bactérias.

Use um creme hidratante que seja leve e livre de óleo. Óleo e umidade são duas coisas diferentes e pele oleosa também precisa de umidade. Certifique-se de beber muita água também, mantendo a boa saúde de suas células. Uma máscara de argila uma vez por semana ajuda a fechar os poros. Mantenha a pele limpa, sem excesso de tratamento, que isso certamente ajudará no processo de refinamento, mantendo os poros limpos de células mortas, maquiagem velha, sujeira etc.

Soluções para equilibrar sua pele

O excesso de produtos químicos pode alterar a química de sua pele de tal forma que pode piorar seu problema ao invés de solucionar. (Foto: skincarebeautyzone.com)

Seja muito consistente com o seu regime de cuidados da pele e nunca vá dormir sem passar pela rotina de limpeza. A pele é muito ativa durante o sono fazendo o trabalho de reparação e de produzir novas células em uma taxa mais rápida do que quando estamos acordados. Ajude-a a fazer isso tendo uma pele limpa e que seja capaz de respirar à noite.

Use produtos naturais pois perfumes artificiais, corantes, produtos químicos sintéticos e óleo mineral devem ser evitados a todo custo se você quer obter o controle da pele oleosa.

Mude sua toalha de rosto todos os dias. Mantenha suas mãos afastadas de seu rosto e limpe seus telefones com álcool diariamente.

Visite um confiável e experiente esteticista clínico para um tratamento dermoabrasivo uma vez por mês, afim de renovar as células de seu rosto e ajudar a evitar o óleo excessivo.

Doenças relacionadas à oleosidade da pele

Existem algumas doenças que estão diretamente relacionadas à oleosidade da pele. Uma dela é a acromegalia, também conhecida por gigantismo. Ela causa um excesso de hormônios de crescimento no corpo, o que resulta além da oleosidade, problemas como órgãos grandes demais, ossos deformados e outras desordens secundárias. Já a síndrome de Forbes-Albright é uma rara condição onde hormônios causa alguns problemas, incluindo a oleosidade da pele.

Basicamente, toda doença que está relacionada a hormônios, principalmente o do crescimento, pode causa a oleosidade na pele. O uso de alguns medicamentos também pode atrapalhar o equilíbrio de sua pele. Para saber o que pode estar causando seus problemas, você precisa se consultar com um dermatologista que será capaz de te orientar par ao melhor tratamento e assim, solucionar seus problemas de pele de uma vez por todas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

11 comentários para: “Como tirar a oleosidade do rosto?”

  • Charles Augusto de Souza

    Tenho oleosidade na testa e mais ainda no nariz. Descobri sem querer, comecei a usar talco. Você passa no rosto e tira o excesso com as mãos e toalha. Absorve toda a oleosidade e não aparece. Além do talco ser a base de todas as maquiagens, tendo a vantagem de ser pó, mais eficiente. Em lugares fechados duras muitas horas, em dias mais quentes é só retocar. Além de ser barato foi minha salvação. Eu ficava contrariado com isso e agora estou sossegado!

    Responder
    • Markley

      Qual pó você utiliza para esse procedimento? A oleosidade me irrita tbm, todos os dias é um sofrimento com a oleosidade

      Responder
      • Equipe Beleza Masculina

        Markley, ideal é conversar com seu dermatologista para encontrar o produto mais apropriado ao seu tipo de pele.

  • Samuel dos Santos

    Tenho a pele muito oleosa, e com isso o aparecimento de cravo e espinhas, já usei varios produto mas sem nenhum resultado eficaz

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Samuel, entre em contato com um médico dermatologista. Ele vai te ajudar no diagnóstico e tratamento apropriados para seu caso.

      Responder
  • Adriano.

    Tenho oleosidade em excesso no rosto
    Principalmente em torno do nariz, quando acordo de manha meu rosto quaãe escorre olho se eu passe a unha em volta do nariz o olho escorre pelas unhas. Não sei o que fazer

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Adriano, já tentou conversar com um dermatologista? Talvez ele te ajude com os produtos certos para tratar seu excesso de oleosidade.

      Responder
  • Markley

    Boa tarde. Eu não costumo fazer a limpeza todos os dias. Gostaria de saber qual creme ou protetor poderia usar para melhor hidratação da pele?
    Uso esfoliante uma vez por semana é o suficiente? Suo muito e acho que isso pode agravar a oleosidade da minha pele, isso é verdade ou é mito?
    Obrigado

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Depende sempre do seu tipo de pele, Markley. Um dermatologista vai te ajudar a identificar seu tipo de pele, bem como o produto apropriado. Dependendo do nível de oleosidade, pode ser necessário mais de uma esfoliação por semana.

      Responder
  • Rodrigo

    Preciso saber quais produtos posso utilizar, já uso alguns?
    Protetor solar larroche e gel de limpeza
    Mas preciso diminuir mais porque ainda deixa meu rosto brilhante… Muita espinha e cravos, quero diminuir, alguma dica?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Rodrigo, talvez conversando com um dermatologista ele consiga oferecer mais soluções e possíveis produtos para reduzir sua oleosidade do rosto.

      Responder

Deixe um comentário