Como escolher um terno para comprar ?

Em Moda masculina por André M. Coelho

A escolha de um terno pode ser algo intimidante e muito dispendioso. Mas você não precisa gastar mais de R$1.000,00 em um terno para ter um bom visual. Marcas baratas estão seguindo as tendência de marcas famosas e fazendo ternos mais acessíveis ao homem comum. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher o terno certo ao seu estilo, já que você realmente não tem que gastar muito dinheiro para se parecer com um milionário ou o James Bond.
Já que não estamos falando apenas de ternos caros mas também de ternos baratos, vamos oferecer algumas dicas que você pode levar para qualquer compra e escolha.

Leia também

Certifique-se que se encaixa corretamente nos ombros quando você experimentá-lo. Se isso não acontecer, o terno nunca vai se encaixar bem, não adianta o que o vendedor disser. Ajustes são feitos nas mangas, pernas da calça, cintura e na parte traseira do blazer. Qualquer outro ajuste que seja necessário torna o terno inviável para seu uso.

No caso de alguns ajustes necessários, vale a pena ter o seu terno alterado por um bom alfaiate. Afinal, você não é um manequim de montagem e seu traje precisa ser adaptado ao seu corpo para um melhor caimento e para causar uma melhor impressão.

Tome cuidado com o comprimento das mangas. Muitos optam por ter mangas mais longas e que acabam dando uma impressão de desleixe por parte de quem usa o terno. Converse com seu alfaiate e busque o melhor caimento possível para que não fiquem nem muito longas e nem muito curtas. O mesmo cuidado deve ser dado às calças, para não tê-las muito largas nem muito compridas.

A escolha do terno

O mercado tem opções de ternos para todos os gostos e bolsos. É só saber como escolher o modelo certo para você. (Foto: josbank.com)

Se você é um cara mais magro, tire um pouco dos lados do casaco para que o terno contorne melhor o seu torso e não dê a impressão de ser largo demais para seu corpo, o que te daria um visual um tanto desajeitado.

Saiba muito bem o que usar com o seu terno. A menos que você seja um cara elegante confiante, mantenha o terno simples: camisa de cores leves e gravata escura. Não tente ser criativo demais. Use um relógio discreto como complemento e pronto, seu visual estará tinindo. Camisas brancas são sempre a melhor pedida, pois combinam com praticamente qualquer visual.

No verão e em lugares mais quentes, opte por ternos de tecidos mais leves, como o algodão ou você vai arcar com graves consequências de uma escolha mal feita. Lembre-se que algumas situações demandam ternos com cortes diferentes, como casamentos e formaturas.

Como você cuida de seu terno? Seque e limpe-o tão raramente quanto possível, a fim de preservar a integridade do tecido. Se necessário, leve-o a um profissional para cuidar de rugas ou outros problemas do terno, como pequenas manchas. Preserve-o com o maior cuidado e garanta sua elegância para muitas e muitas festas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário