Como encontrar companhia para fazer exercícios físicos?

Em Exercícios físicos por André M. Coelho

Fazer exercícios sozinho pode ser muito desmotivante. Um amigo de de academia ou caminhada pode ser a maior diferença na hora de completar aquela sessão nova de exercícios que você quis tentar no novo dia ou depois daquela semana pesada onde todos os ossos de seu corpo doem.

Mas ser um companheiro de exercícios é uma via de dois lados e que precisa de esforço mútuo para que dê certo.

Muitos começam chamando namoradas ou amigos próximos para malhar. Para que isso dê certo, ambos tem de compartilhar gostos parecidos, rotinas parecidas e uma motivação básica inicial. Ao estabelecer os objetivos individuais e conjuntos, vocês conseguirão compartilhar muito mais do que apenas uma sessão de exercícios. Mas não se esqueça de não fazer destes seu assunto principal de conversa em todas as oportunidades.

Leia também

Na própria academia, nos horários em que você normalmente frequenta, haverão pessoas com as quais você pode puxar papo e combinar de fazer algumas atividades juntos. É uma das formas de fazer um amigo de exercícios.

Companhia para fazer exercícios

Namorados, casados, saindo juntos. A companhia para a prática de esportes e exercícios nestas situações pode ser o começo de uma ligação muito mais forte e duradoura. (Foto: hercampus.com)

Agora, conseguir tal companhia é até fácil. Mas como manter essa amizade?

Seja disciplinado

Quando a pessoa souber o quão pontual você é e saber que você estará esperando, essa será a motivação dela para aparecer e sair da cama mais cedo. É uma questão de confiança e fidelidade. Quanto mais frequente e pontual você for, maiores as chances de que a pessoa recompense seus esforços. Mensagens e ligações ocasionais, além do compartilhamento de vídeos e novos exercícios podem também ajudar a criar uma relação excitante com a prática do esporte ou exercício da preferência de vocês.

Comunicação

Sentar e discutir objetivos pode ser muito prático para que vocês entendam como ajudar um ao outro melhor e até adaptar sua rotina de exercícios para um melhor aproveitamento. Vocês não precisam ter os mesmos objetivos para que a relação funcione, mas vocês precisam ter uma ideia de como ajudar melhor um ao outro. As vezes isso acontece mais naturalmente. Na maior parte dos casos, a melhor coisa a se fazer é sentar e organizar a rotina de exercícios juntos.

Esforço

Você não precisa de um corpo perfeito para ser um bom parceiro nos exercícios. Você tem é que tentar o melhor de você todas as vezes. Motive um ao outro a sempre se superar, não a ficar um tempinho a mais na sauna.  A distração enquanto vocês fazem um exercício pode ajudar a esquecer da dificuldade daquela tarefa. Mas também pode ser o fator que dificulta o término de suas sessões. Portanto, foco e disciplina nestes momentos.

Prática de exercícios entre amigos

Se sua rotina não te permite encontrar os amigos sempre, quem sabe a prática de exercícios não pode ser uma boa desculpa para que você se encontrem e coloquem as conversas em dia? (Foto: fitnessbootcamp.sg)

Não faça julgamentos

Preste atenção no que seu parceiro está fazendo. Motive a pessoa e faça com que ela ultrapasse limites. Não é tarefa sua controlar as sessões de trinamento. Assim como qualquer relação adulta, você deve oferecer o encorajamento incondicional, a aceitação, o suporte e, muitas vezes, o feedback sincero, no sentido de mostrar o que a pessoa ainda pode alcançar se buscar mais.

 Como convencer alguém a ser sua companhia?

Se você tem alguma companhia em mente mas não tem a mínima ideia de como convencer essa pessoa a perder peso, alguns passos além dos já citados podem muito te ajudar.

Uma boa reclamada sobre seu peso perto de seu potencial companheiro(a)-alvo pode ser um começo muito bom. Diga o quanto está insatisfeito com sua forma física e da sua pouca motivação para se exercitar. Quem sabe a pessoa não se convence a te motivar um pouquinho ao te fazer companhia?

Também de nada adianta reclamar se você quer fazer escalada e o máximo que sua companhia gosta é uma bicicleta. Tente ceder e começar por atividades que seu companheiro-alvo mais gosta. Depois, vocês expandem a prática para outros esportes.

Encoraje a pessoa a acreditar que o que vocês estão fazendo juntos tem um significado para além do exercício. Se for sua namorada, comente como ela parece melhor nos vestidos antigos. Elogie a nova barriguinha conquistado. Aos amigos, elogie as roupas e o charme adquirido com a nova postura saudável.

Saia para compras mais saudáveis e aprimore seus gostos alimentares. Tal aprimoramento muito ajudará na conquista dos hábitos alimentares mais saudáveis para a perda de peso.

Ao final de todo esse esforço, premie sua companhia. Façam uma viagem juntos, estabeleçam objetivos conjuntos. Marquem de ir para a praia ou a um resort, mostrando o novo corpo.

Se você estiver  em companhia de sua namorada, nunca deixa-a pensar que perder peso é um ultimato. Alimentar o ego é bom e todo mundo gosta. A companhia certa para os exercícios físicos nunca vai existir se você não se esforça para conquistá-la, seja ela um amigo ou sua namorada. Portanto, muito carinho nessa hora e boa prática para vocês!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário