Camisa e roupas com proteção solar! Funcionam?

Em Moda masculina por André M. Coelho

Com o Rio de Janeiro tendo temperaturas beirando os 50 graus, quanto mais proteção você tiver contra o sol, melhor. Mas será que só o protetor solar e um chapéu para se proteger dos raios são suficientes?

Uma nova categoria de produtos já estão disponíveis que incluem roupas, maquiagem e shampoo – todos promissores para oferecer proteção extra contra o sol. Há até mesmo biquínis e sungas com protetor solar! Por definição, a maior parte do corpo está descoberto no uso de biquínis e sungas, então a lógica do de proteção solar nestes itens é um pouco irracional.

Leia também

Enquanto o xampu não protege o couro cabeludo em tudo e os biquínis e sungas não são tão eficientes, a boa notícia é que roupas quimicamente tratadas para proteger uma pessoa do sol funcionam. A verdade é que quase nenhum de nós realmente aplica a quantidade certa de protetor solar. Roupas de proteção contra o sol garantem a obtenção de uma proteção adequada.

Por exemplo, uma camisa pólo avaliados FPS 50 e um capuz infantil com FPS 20 em um laboratório certificado analisou que as vestes trabalharam como anunciadas. No entanto, a roupa perde alguma eficácia depois de três ou quatro lavagens, o que faz especialistas acreditarem que é improvável que dure mais de uma temporada. Um ou dois anos seria um padrão muito bom para a longevidade de um tecido. A proteção não dura para sempre, e você não quer levar as roupas do verão passado para todas as temporadas e assumir que você está protegido.

FPS nas roupas

A pergunta que você deve fazer sobre roupas com proteção solar é: vale a pena pagar a mais por estas peças de vestuário que durarão só uma temporada? (Foto: sunaware.org)

O sabão em pó para roupas que adiciona filtro solar químico para as roupas normais também provou ser eficaz, apesar de ainda não ser popular no Brasil. Usando o exemplo de uma camisa branca sem tratamento: ela oferece apenas proteção FPS 8, uma queimadura esperando para acontecer. Mas, quando tratada com um detergente, que inclui um aditivo de proteção solar, o FPS aumenta para 15.

Uma alternativa mais barata para tudo isso permanece utilizar roupas mais escuras em conjunto ao protetor solar para desviar os raios UV. Se alguém realmente quer usar jeans na praia, eles oferecem a melhor proteção solar, mas obviamente, vai ficar um pouquinho quente.

Se não, há sempre o biquíni ou a sunga tratada com proteção solar, que passaram nos testes com um FPS de 50. Mas, é claro, você vai precisar de uma enorme quantidade de protetor solar para o resto de você.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário