Botox para homens? Fica bom ou fica estranho?

Em Estética por André M. Coelho

Você olha no espelho hoje em dia e acha que você está começando a parecer um pouco mais enrugado todos os dias? Bem, sorte para você, você não tem mais para aceitar as rugas, graças ao Botox.

Botox (nome comercial da Toxina Botulínica Tipo A, fabricada e comercializada pela Allergan Inc.), fornece uma maneira rápida e relativamente indolor para eliminar temporariamente rugas da testa, linhas de expressão e pés de galinha.

Um homem pode andar tranquilo para fora do escritório do seu médico depois de receber injeções de Botox, praticamente livre de todas as grandes marcas ou protuberâncias grotescas que podem exigir algum tipo de narrativa criativa para explicar. Dentro de alguns dias, todas as rugas desaparecem.

Leia também

Como o Botox funciona?

A ciência por trás Botox é realmente muito simples. Botulismo, uma forma rara de intoxicação alimentar, ocorre quando alguém ingere algo que contém uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A toxina botulínica A, o ingrediente ativo no Botox, é uma das neurotoxinas produzidas pelo Clostridium botulinum. As toxinas botulínicas, de A a F, juntam-se a terminações nervosas no músculo e a acetilcolina, o neurotransmissor responsável por desencadear contrações musculares, não pode ser liberado.

Com efeito, as toxinas botulínicas bloqueiam os impulsos que normalmente fazem seus músculos se contrair. Assim, uma vez injetadas num músculo facial específico, o Botox, que contém quantidades muito pequenas de proteína botulínica purificada, paralisa o músculo e evita as atividades que produzem rugas nessa área.

Uma magia com tempo limitado

Quando injetada por via intramuscular na face, Botox faz temporariamente as rugas desaparecem, liberando a tensão excedente nos músculos circundantes. Por conta da toxina imobilizar as tensões subjacentes que contribuem para as rugas profundas, as rugas quase desaparecem dentro de 24-72 horas, ficando completamente suaves e lisas após uma semana, aproximadamente.

Botox só funciona nos músculos dinâmicos, onde o movimento repetitivo de expressão facial produz os vincos. Os resultados de redução de rugas podem durar até quatro meses, mas o tratamento deve ser repetido para manter o efeito.

Problemas com Botox

Cuidado porque os excessos com o Botox podem te deixar com um visual extremamente plástico e nem um pouco natural. (Foto: www.beverlyhillsplasticsurgerygroup.com)

A estética do Botox

Você já deve ter visto fotos de pessoas que exageraram um pouco no Botox. Fica um visual artificial, ruim. Então Botox pode ficar bom sim, mas vai depender de algumas decisões que você tomar antes de aplicar o Botox.

Escolha um médico que lida com os músculos que rodeiam a expressão facial como um dermatologista, cirurgião maxilo-facial ou cirurgião plástico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico que tipo de treinamento que ele (ou ela) tem, se tem referências, quantas vezes ele usou Botox e sobre como podem os pacientes. Preferencialmente, use dois médicos em conjunto, para um limitar os exageros do outro.

Alguns homens, ficam mais bonitos com rugas. Imagine só homens como George Clooney ou Sean Connery usando Botox. Fica difícil de imaginar, não é? Por isso, a estética do Botox também tem uma boa dose de bom senso e conhecimentos básicos de beleza, proporção e nada de exageros.

As vantagens dos tratamentos de Botox são numerosas. É um dos tratamentos de rugas mais facilmente administrados e altamente eficaz de profundidade, e por causa da eficácia e acessibilidade moderada, o Botox é cada vez mais popular.

O lado escuro do Botox

No entanto, a longo prazo, pode haver um lado escuro para a toxina. Os efeitos na saúde a longo prazo de repetidas injeções de Botox ainda são desconhecidos. Por exemplo, não se sabe se os músculos faciais subjacentes poderiam atrofiar, ou se você pode se tornar resistente à toxina botulínica e tornar os tratamentos inúteis. Além disso, a maioria dos pacientes que iniciam o tratamento, voltam para injeções repetidas, criando um hábito caro no longo prazo.

Considerações finais sobre o Botox

Se você acha que as rugas em seu rosto são mais um aborrecimento do que um distintivo de honra do tempo, não há razão para considerar os benefícios potenciais de Botox. Antes de ser injetado, é melhor determinar se você ama suas linhas de expressão ou as enxerga como defeitos horríveis. O Botox vai ajudar a melhorar a situação, com um preço que pode e vai ser bem caro para seu bolso.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário