Beleza Masculina

Não há nada demais em ser vaidoso

Academia: Musculação X Aeróbicos! Para que serve cada exercício?

São vários os exercícios físicos que contribuem para a saúde e para o bem-estar. Grande parte deles é possível de fazer nas academias, que crescem a cada dia e tornem-se cada vez mais amplas com piscinas, grande quantidade de esteiras e até espaços para artes marciais, por exemplo. Além disso, nas próprias academias é comum encontrar espaços para prática de step, ginástica localizada, natação, jump e, até mesmo, aulas específicas para o abdômen.

Alguns dos principais exercícios procurados em academias são:

  • Musculação: exercícios baseados no levantamento de pesos. Mas não é tão simples assim, postura, amplitude e tempos são fatores que o praticante deve estar atento sempre para boa prática. A prática ajuda emagrecer, melhora a postura e gera ganho de massa magra.
  • Body pump: realizado com barras e anilhas, é uma aula de movimentos sincronizados orientados por um professor. A queima de calorias é o principal atrativo do esporte. Prepare-se para sair suado.
  • Jump: aula realizada em um mini trampolim onde os praticantes pulam em movimentos orientados por um professor. Geralmente realizado ao som de música animada, o esporte é ideal para quem quer enrijecer as pernas e tonificar o bumbum, além de queimar muitas calorias.
  • Ginástica localizada: série de exercícios com alto número de repetições que têm como objetivo moldar os músculos. Geralmente praticada por grupos de mulheres adultas, esse exercício trabalha a flexibilidade e o condicionamento físico.

Com tantas oportunidades, pode ficar difícil saber quais são os exercícios mais adequados para você. Uma premissa a ser considerada é seu objetivo, assim o profissional poderá analisar e orientá-lo com relação aos exercícios são mais adequados: aeróbicos ou anaeróbicos.

Casal correndo

A corrida é um tipo de exercício aeróbico

Mas  afinal, qual a diferença entre o exercício anaeróbico e o aeróbico? Bem, é fácil de entender. Ambos fazem referência ao caminho da energia no momento em que você pratica algum exercício físico. O exercício anaeróbico é aquele em que não há participação de oxigênio no processo de obtenção de energia, ou seja, acontece “sem ar” nos músculos. Já os exercícios aeróbicos são aqueles em que há presença de oxigênio no caminho do surgimento de energia.

É fácil identificar qual é o tipo exercício você está fazendo. Os exercícios anaeróbicos são caracterizados por serem atividades breves e de alta intensidade. Musculação, saltos, e quaisquer outros exercícios cujos os movimentos sejam rápidos são anaeróbicos. Por outro lado, os exercícios aeróbicos são aqueles que são realizados por mais tempo, de forma contínua, e de menor intensidade, como corrida, natação e caminhadas.

Os dois tipos de exercício contribuem positivamente para à saúde, porém em intensidades diferentes. Enquanto o exercício anaeróbico vai ajudar na melhoria da postura e no ganho e definição de massa muscular, o exercícios aeróbicos fortalecem os músculos que trabalham na respiração, melhoram a circulação sanguínea e elevação do número de células vermelhas no sangue.

Ponto em comum

Ginástica localizada na academia

Grupo prática ginástica localizada na academia

Os dois tipos de exercícios vão contribuir para a perda de gordura corporal, ou seja, são ideais para quem quer emagrecer, pois eles vão fazer com que seu metabolismo acelere. Mesmo assim, um misto de exercícios físicos com dieta alimentar balanceada é o recomendado. Assim eles vão trabalhar juntos: os exercícios acelerando o metabolismo e a alimentação balanceada faz com que o organismo utilize da gordura como fonte de energia.

Outro fator que deve ser citado é o “after burning”, que é a queima de gordura no período pós-treino. Especialistas afirmam que a maior queima de gordura acontece nesse período, principalmente, depois da prática de exercícios anaeróbicos. Agora que você já sabe mais sobre os tipos de exercícios, esqueça a preguiça em casa e procure um profissional da sua academia para fazer um treino adequado para você. Bom treino!

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1 pessoa comentou!

debora santos

outubro 7th, 2013 às 16:48

vou comecar a fazer academia hoje quero emagrecer e perder barriga oque e bom?

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